Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Gilda Suely-
dc.date.accessioned2024-12-16T20:19:40Z-
dc.date.available2024-12-16T20:19:40Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilda Suely. Educação na agroindústria - uma análise sobre o impacto do curso técnico em açúcar e álcool (EaD): Estudo de Caso do Campus Rio Verde do IF Goiano. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica–RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19554-
dc.description.abstractEsta pesquisa refere-se àárea de “Educação na Agroindústria” do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ em parceria com o IF Goiano. Nosso propósito foi compreender a importância do curso Técnico em Açúcar e Álcool, ofertado pelo Instituto Federal Goiano no Campus Rio Verde, em relação ao desenvolvimento dos (as) egressos (as) quanto sua atuação neste setor produtivo. A oferta do curso, na modalidadeEaD, nos levou a refletir sobre a responsabilidade social da instituição com a comunidade e os arranjos produtivos do seu território quanto à exigência de qualificação profissional. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética da UNIG (parecer n.º 5.733.646) e do IF Goiano (parecer n.º 5.885.757), sendo exploratória com abordagem quali-quantitativa, realizada como um estudo de caso. Neste sentido, os egressos (as) foram contatados por correio eletrônico e convidados a contribuírem com a pesquisa, sendo orientados de que a sua participação seria por meio de formulário eletrônico (Google forms), assim, após expressarem seu interesse em participar através do termo de consentimento livre esclarecido (TCLE), os egressos (as) poderiam contribuir com a pesquisa. Na primeira etapa, usou-se como instrumento de coleta de dados um questionário (no formato eletrônico) buscando identificar: quais cidades da região sudoeste Goiano foram atendidas, quantos moradores deste território concluíram o curso e, como estaria a sua atuação na área da formação técnica, na segunda etapa foram realizadas quatro entrevistas. Foi identificado que 207 estudantes concluíram a formação. Destes egressos (as), 69 abriram e leram o TCLE, assim, expressaram interesse em participar da pesquisa, o que representa 33,3%, ou seja, dentro da validação estatística em relação ao universo inicial. Identificamos que eles e elas pertenciam a seis polos EaD do território do sudoeste Goiano, em ordem decrescente como se segue: Acreúna (27,5%), Rio Verde (24,6%), Maurilândia (18,8%), Chapadão do Céu (14,5%), São Simão (13,0%) e Montividiu (1,6%). No que se refere à atuação na área de formação, a maioria (50,7%) não trabalhou ou trabalha na agroindústria sucroalcooleira, no entanto, 49,3% deles (as) trabalhou ou trabalha na área, quer seja no início, durante ou após a conclusão do curso. E ainda, 84,1% relataram que o curso Técnico em Açúcar e Álcool (modalidade EaD), melhorou a sua qualidade de vida. Neste sentido, podemos inferir que o curso foi importante para o desenvolvimento deste território, possibilitando desenvolvimento humano e profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFormação Técnicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectGraduatespt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectTechnical graduationpt_BR
dc.subjectRegional developmentpt_BR
dc.titleEducação na agroindústria – uma análise sobre o impacto do curso técnico em açúcar e álcool (EaD): estudo de Caso do Campus Rio Verde do IF Goianopt_BR
dc.title.alternativeEducation in the agroindustry – an analysis of the impact of the technical course in sugar andalcohol (EAD): Case Study of the Rio Verde Campus of the Federal Institute of Goianoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research refers to the area of “Education in Agroindustry” of the Postgraduate Program in Agricultural Education at UFRRJ in partnership with IF Goiano. Our purpose was to understand the importance of the Sugar and Alcohol Technician course, offered by the Instituto Federal Goiano on the Rio Verde Campus, in relation to the development of graduates and their performance in this productive sector. Offering the course in the distance learning modality led us to reflect on the institution's social responsibility to wards the community and the productive arrangements in its territory in terms of the requirement for professional qualifications. The research was approved by the Ethics Committees: UNIG (opinion no. 5,733,646) and IF Goiano (opinion no. 5,885,757), being exploratory with a qualitative-quantitative approach, carried out as a case study. In this sense, the graduates were contacted by email and invited to contribute to the research, being instructed that their participation would be through an electronic form (google forms), thus, after expressing their interest in participating through the term of informed consent (TCLE), graduates could contribute to the research. In the first stage, a questionnaire (in electronic format) was used as a data collection instrument, seeking to identify: which cities in the south west region of Goiano were served, how many residents of this territory completed the course and how their performance in The area of training would be. technique, in the second stage four interviews were carried out. It was identified that 207 students completed the training. Of these graduates, 69 opened and read the TCLE, thus expressing interest in participating in the research, which represents 33.3%, that is, with in the statistical validation in relation to the initial universe. We identified that they belonged to six EaD centers in the territory of south western Goiás, in descending order as follows: Acreúna (27.5%), Rio Verde (24.6%), Maurilândia (18.8%), Chapadão do Céu (14.5%), São Simão (13.0%) and Montivideu (1.6%). With regard to work in the training area, the majority (50.7%) did not work or work in the sugar and alcohol agroindustry, however, 49.3% of them worked or work in the area, whether at the beginning, during or after completion of the course. Furthermore, 84.1% reported that the Sugar and Alcohol Technician course (EaD modality) improved their quality of life. In this sense, we can infer that the course was important for the development of this territory, enabling human and professional development.en
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1LattesABREU, J. B. R.;ABREU, JOÃO B. R.;ABREU, JOÃO B. R. DEpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee4Andrade, José Weselli de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5744659050869192pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Gilda Suely Oliveira.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.