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dc.contributor.authorHOUNDETON AKANNI, Fréjus Hortalin Abiodun-
dc.date.accessioned2024-12-19T16:35:04Z-
dc.date.available2024-12-19T16:35:04Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationHOUNDETON AKANNI, Fréjus Hortalin Abiodun. Aspectos psicossociais do impacto da pandemia de COVID-19 na vida dos universitários. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19583-
dc.description.abstractO presente estudo propôs-se entender os aspectos psicossociais do impacto da pandemia de COVID-19 na vida dos universitários brasileiros identificando as representações sociais sobre a vida universitária durante a pandemia de COVID-19. A pandemia do SARS- COV-2 desafiou todos os sistemas tradicionais implementados e testou diversos setores da vida cotidiana. Apesar de ter como ponto nevrálgico a área da saúde, também impôs desafios à educação, ao comércio, à economia e às relações interpessoais. Na educação básica os efeitos deletérios foram visíveis com evasão alta e desempenho considerado muito abaixo do desejável. No ensino superior os desafios também foram grandes, atingindo desde a dinâmica de ensino-aprendizagem, como também a impossibilidade desse setor em lidar com as angústias e medos gerados pela vivência de uma pandemia. Utilizando a Teoria das Representações Sociais criada por Serge Moscovici, buscamos identificar os aspectos psicossociais envolvidos na relação de universitários com a universidade e seus projetos profissionais durante a pandemia. foram entrevistados 134 universitários de curso de graduação e pós-graduação. Utilizamos como ferramenta, o google forms com uma tarefa de evocação livre e perguntas abertas para a coleta de dados. Os resultados apontam, que as representações sociais dos universitários acerca das dificuldades enfrentadas na pandemia giram em torno de problemas e sofrimentos psicológicos e falta de estrutura para continuidade dos estudos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleAspectos psicossociais do impacto da pandemia de COVID-19 na vida dos universitáriospt_BR
dc.title.alternativePsychosocial aspects of the impact of the COVID-19 pandemic on the lives of university studentsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present study aimed to understand the psychosocial aspects of the impact of the COVID-19 pandemic on the lives of Brazilian university students by identifying social representations about university life during the COVID-19 pandemic. The SARSCOV-2 pandemic challenged all traditional systems in place and tested many sectors of everyday life. Despite having health as its focal point, it also posed challenges to education, commerce, the economy and interpersonal relationships. In basic education, the deleterious effects were visible with high dropout rates and performance considered far below desirable. In higher education, the challenges were also great, affecting everything from the teaching-learning dynamics, as well as the impossibility of this sector in dealing with the anxieties and fears generated by experiencing a pandemic. Using the Theory of Social Representations created by Serge Moscovici, we sought to identify the psychosocial aspects involved in the relationship between university students and the university and their professional projects during the pandemic. 134 undergraduate and postgraduate students were interviewed. We used Google Forms as a tool with a free recall task and open questions for data collection. The results indicate that the social representations of university students regarding the difficulties faced in the pandemic revolve around psychological problems and suffering and a lack of structure to continue their studies.en
dc.contributor.advisor1Naiff, Luciene Alves Miguez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8033891142878879pt_BR
dc.contributor.referee1Naiff, Luciene Alves Miguez-
dc.contributor.referee2Oliveira, Diana Ramos de-
dc.contributor.referee3Ditz, Victor dos Santos Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482576332182849pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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