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dc.contributor.authorOliveira, Ivonete da Silva Carmo de-
dc.date.accessioned2025-01-06T15:41:55Z-
dc.date.available2025-01-06T15:41:55Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ivonete da Silva Carmo. Da Preservação ao Reconhecimento: o Jongo/Caxambu como símbolo cultural de resistência e suas redes de acolhimento. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade). Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19631-
dc.description.abstractEsta comunicação visa contribuir com a publicização do jongo/caxambu do município de Barra do Piraí e seu constructo como referência cultural. O jongo/caxambu é expressão cultural popular, da região Sudeste, cujas práticas são realizadas principalmente por grupos afrodescendentes, e estas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2005, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde então, como Patrimônio Cultural Imaterial, para ser melhor preservado, foi inserido no Registro de Bens Cultural de Natureza Imaterial o que foi efetivado, por meio de inscrição, no Livro de Registro das Formas de Expressão, no âmbito do qual consta o registro das manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas. Destarte, buscamos mostrar não só aspectos da historicidade e da patrimonialização do jongo, como também evidenciar os aspectos de sua valorização e reconhecimento, principalmente, pela ampla rede de acolhimento que em torno das comunidades jongueiras se constituiu. Partimos, para tanto, para uma análise que mostra que os detentores desta referência cultural buscam, hoje, para preservá-la, promover eventos na localidade e fora dela, juntamente com outras comunidades jongueiras, em prol de sua difusão e reconhecimento e, ainda, com o intuito de despertar o interesse do público infantil, para as rodas de jongo/caxambu. Trata-se da sobrevivência e permanência como referência cultural de uma sabedoria ancestral negra, que integra nossa identidade, como brasileiros. Esta pesquisa de base documental e bibliográfica dialoga com o campo da História e também com o campo da memória e do patrimônio e busca analisar especialmente a importância do jongo/caxambu como uma referência cultural para seus sujeitos. Por fim, a pesquisa aqui desenvolvida evidenciou que hoje, em Barra do Piraí, é pela perspectiva do acolhimento que o jongo/caxambu se difunde como referência cultural e, assim, se preserva e cria um campo de ações efetivas de preservação e salvaguarda desse bem cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBarra do Piraípt_BR
dc.subjectjongo-caxambupt_BR
dc.subjectmemória ancestralpt_BR
dc.subjectpreservaçãopt_BR
dc.subjectdetentorespt_BR
dc.subjectreferência culturalpt_BR
dc.subjectancestral memorypt_BR
dc.subjectpreservationpt_BR
dc.subjectholderspt_BR
dc.subjectcultural referencept_BR
dc.titleDa Preservação ao Reconhecimento: o Jongo/Caxambu como símbolo cultural de resistência e suas redes de acolhimentopt_BR
dc.title.alternativeFrom Preservation to Recognition: the Jongo/Caxambu as a cultural symbol of resistance and its host networksen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper aims to contribute to publicizing the jongo/caxambu of the municipality of Barra do Piraí and its construction as a cultural reference. Jongo/caxambu is a popular cultural expression from the Southeast region, whose practices are mainly carried out by Afro- descendant groups, and which were recognized as Brazilian Cultural Heritage in 2005 by the National Institute of Historical and Artistic Heritage (IPHAN). Since then, as Intangible Cultural Heritage, in order to be better preserved, it has been included in the Register of Intangible Cultural Assets, which has been entered in the Register of Forms of Expression, which includes literary, musical, plastic, scenic and playful manifestations. Thus, we seek to show not only aspects of the historicity and heritage of the jongo, but also aspects of its appreciation and recognition, especially through the broad network of support that has been built up around the jongueiras communities. To this end, we started with an analysis that shows that the owners of this cultural reference today seek to preserve it by promoting events in the locality and beyond, together with other jongueiras communities, in order to spread and recognize it, and also with the aim of arousing the interest of children in jongo/caxambu circles. It's about the survival and permanence as a cultural reference of ancestral black wisdom, which is part of our identity as Brazilians. This documentary and bibliographical research dialogues with the field of history and also with the field of memory and heritage and seeks to analyze in particular the importance of jongo/caxambu as a cultural reference for its subjects. Finally, the research carried out here has shown that today, in Barra do Piraí, it is from the perspective of welcoming that the jongo/caxambu spreads as a cultural reference and thus preserves and creates a field of effective actions to preserve and safeguard this cultural asset.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Raquel Alvitos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1402-2588pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366704633040953pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Raquel Alvitos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Otair Fernandes de-
dc.contributor.referee3Bezerra, Nielson Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883802909933224pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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