Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19638
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLopes, Harrison Corrêa-
dc.date.accessioned2025-01-07T17:32:46Z-
dc.date.available2025-01-07T17:32:46Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationLOPES, Harrison Corrêa. Comprometimento organizacional dos servidores docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Coari. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19638-
dc.description.abstractO Comprometimento Organizacional é um construto bastante investigado por pesquisadores e utilizado nas instituições privadas e públicas na busca por maior empenho e, consequentemente, melhores resultados de seus trabalhadores. De tal forma ele se refere ao grau em que os fun-cionários se identificam com os objetivos e valores da organização nas quais trabalham, e estão dispostos a dedicar esforço extra para alcançar esses objetivos. Partindo desse entendimento, esta dissertação tem por objetivo analisar o comprometimento organizacional dos servidores docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus COARI. Para a fundamentação teórica, são apresentados estudos sobre os conceitos que envolvem a gestão de pessoas bem como os enfoques teóricos que o cercam, tratando especialmente do modelo tridimensional de Meyer e Allen e da escala de bases do comprometimento organizacional (EBACO). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pes-quisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a realização de ques-tionário baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional Revalidada (EBACO-R) com servidores do IFAM. A partir da análise dos dados, foram identificados pa-drões e similaridades nas experiências vividas pelos entrevistados. Dessa forma, os principais resultados apontam para oito categorias finais: 1) Filosofia e valores; 2) Valores não vividos na prática; 3) Reconhecimento; 4) Relação com os colegas; 5) Interferência da política interna; 6) Atitudes para ser recompensado; 7) Dedicação ao IFAM; e 8) Desenvolvimento profissional na instituição. A partir desses resultados, essa pesquisa contribui para uma visão ampla da inci-dência da Gestão Organizacional nos Institutos Federais, evidenciando dados e fornecendo al-guns insights. Essas descobertas podem orientar estratégias e políticas para melhorar a eficiên-cia, a satisfação dos servidores e docentes e o desempenho geral das instituições. Além disso, reforçam a importância de uma abordagem holística na gestão organizacional, considerando tanto os aspectos emocionais quanto os práticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectComportamento Organizacionalpt_BR
dc.subjectComprometimento Organizacionalpt_BR
dc.subjectEBACO-Rpt_BR
dc.subjectRelatório Técnico Conclusivopt_BR
dc.subjectOrganizational Behaviorpt_BR
dc.subjectOrganizational Commitmentpt_BR
dc.subjectConclusive Techival Reportpt_BR
dc.titleComprometimento organizacional dos servidores docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Coaript_BR
dc.title.alternativeOrganizational commitment of teaching and technical staff at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Coari Campusen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherOrganizational Commitment is a construct widely investigated by researchers and used in pri-vate and public institutions in the search for greater commitment, and consequently, better re-sults from their workers. In this way, it refers to the degree to which employees identify with the objectives and values of the organization where they work and are willing to dedicate extra effort to achieve these objectives. Based on this understanding, this dissertation aims to analyze the organizational commitment of teaching staff and technicians at the Federal Institute of Ed-ucation, Science and Technology of Amazonas (IFAM), at the COARI Campus. For the theo-retical foundation of this research, studies are presented on the concepts that involve people management, as well as the theories and theoretical approaches that surround it. Finally, theo-retical paths were followed that support notions about Meyer and Allen's three-dimensional model and the scale of bases of organizational commitment (EBACO). Regarding methodolog-ical procedures, the research was developed using a qualitative and quantitative approach, with a questionnaire based on the Revalidated Bases of Organizational Commitment Scale (EBACO-R) with IFAM employees. From the data analysis, patterns and similarities were identified in the experiences lived by the interviewees. Therefore, the main results point to eight final cate-gories: 1) Philosophy and values; 2) Values not lived in practice; 3) Recognition; 4) Relation-ship with colleagues; 5) Interference from internal politics; 6) Attitudes to be rewarded; 7) Ded-ication to IFAM; and 8) Professional development in the institution. Based on these results, this research contributes to a broad view of the incidence of Organizational Management in Federal Institutes, highlighting data and providing valuable insights. These findings can guide strategies and policies to improve efficiency, staff and faculty satisfaction, and the overall performance of institutions. Furthermore, they reinforce the importance of a holistic approach to organiza-tional management, considering both emotional and practical aspects.en
dc.contributor.advisor1Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-6959pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee3Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6477-3999pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055271582407249pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Harrison Corrêa Lopes.Pdf4.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.