Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Jair Rocha de-
dc.date.accessioned2025-01-10T01:13:10Z-
dc.date.available2025-01-10T01:13:10Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jair Rocha. Educação Física Escolar no período da pandemia de Covid-19: desafios, possibilidades e expectativas de professores(as) e de estudantes. 2024. 230 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19658-
dc.description.abstractDurante a pandemia de COVID-19, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem foi marcado pela dificuldade de manter as atividades educativas diárias, inclusive, no contexto da Educação Física Escolar. Este estudo teve por objetivo analisar os desafios, as possibilidades e as expectativas de estudantes e de professores(as) na Educação Física Escolar durante o ensino remoto e híbrido devido à pandemia de COVID-19. A investigação apresentou abordagem qualitativa e o método de estudo foi exploratório e descritivo. Utilizou-se grupo focal (presencial e online) como estratégia para coleta de dados. Foram realizados 4 grupos focais presenciais com estudantes do ensino médio de escolas federais e estaduais do Rio de Janeiro, cada um com 12 participantes, num total de 48 estudantes (média de idade 18,6 anos, DP = 0,84). Com professores(as), foram realizados dois grupos focais online: um com 9 participantes de escolas da rede estadual e o outro 10, da rede federal, num total de 19 (média de idade 52,3 anos, DP = 5,56). Um guia de perguntas foi utilizado para coletar dados das questões relacionadas aos desafios, às possibilidades e às expectativas percebidas por estudantes e professores(as) durante as aulas remotas e híbridas. Os diálogos foram transcritos para viabilizar a análise de conteúdos de acordo com a proposta de Bardin. Como resultado, palavras-chave foram categorizadas nas dimensões do conhecimento: atitudinal, conceitual e procedimental. Os principais desafios foram: o isolamento social, o uso emergencial de tecnologia para aulas e propor conteúdo prático a distância. As principais possibilidades foram: a interação que favoreceu o contato, aprender a lidar com a tecnologia e conseguir realizar atividade física à distância. Por fim, as principais expectativas foram: manter a criatividade, se adaptar continuamente, incorporar metodologias inovadoras e beneficiar o desenvolvimento das práticas corporais. Em conclusão as questões dialogadas foram fundamentais para se verificar os enfrentamentos da Educação Física Escolar durante a pandemia, visando melhorar a sua prática educacional para o futuro, principalmente demonstrando a sua importância como responsável pela socialização favorecendo assim a consciência crítica para auxiliar na transformação da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectCultura Corporal de Movimentopt_BR
dc.subjectFundamentals of Educationpt_BR
dc.subjectHealth and Educationpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectBody Culture of Movementpt_BR
dc.titleEducação Física Escolar no período da pandemia de Covid-19: desafios, possibilidades e expectativas de professores(as) e de estudantespt_BR
dc.title.alternativeSchool Physical Education in the period of the covid-19 pandemic: confrontations, possibilities and expectations of teachers and studentsen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherDuring the pandemic, the development of the teaching and learning process was marked by a difficulty of keep the daily educational activities, including the context of Physical Education at school. This study aimed to analyze the challenges, possibilities and expectations of students and teachers during remote and hybrid teaching due to the worries about COVID-19. The investigation had a qualitative approach and the study method was exploratory and descriptive. A focus group (in person and online) was used as a strategy for data collection. Four face-to-face focus groups were held with high school students from public schools, whether public or federals, in Rio de Janeiro, each one with 12 participants, for a total of 48 students (average age 18.6 years, SD = 0.84). With teachers, the online focus groups were realized with 2 groups, one with 9 participants from state schools and the other 10, from the federal ones, for a total of 19 (age 52.3 years approximately, SD = 5, 56). A question guide was used to collect data related to the challenges, possibilities and expectations perceived by students and teachers during remote and hybrid classes. The dialogues were transcribed to enable content analysis in accordance with Bardin's proposal. As a result, keywords were categorized into the dimensions of knowledge: attitudinal, conceptual and procedural. The main challenges were: social isolation, the emergency use of technology for classes and offering practical content remotely. The main possibilities were: interaction that favored contact, learning to deal with technology and being able to perform physical activity remotely. The main expectations were: the hability of keep the creativity, be able of continuously adapt yourself to specific situations, incorporating innovative methodologies and contribute with the development of body practices. In conclusion, the questions discussed were fundamental to verifying the confrontations of School Physical Education during the pandemic, aiming to improve its educational practice for the future, mainly demonstrating its importance as responsible for socialization, thus favoring critical awareness to assist in the transformation of society.en
dc.contributor.advisor1Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3969-9029pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988074625618984pt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.referee2Santos, Jose Henrique dos-
dc.contributor.referee3Pires, Valeria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee4Miranda, Cristiano José Martins de-
dc.contributor.referee5Santos, Ana Paula da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517406939429962pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Jair Rocha de Oliveira.Pdf3.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.