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dc.contributor.authorSilva, Daniela Pereira da-
dc.date.accessioned2025-01-11T19:56:18Z-
dc.date.available2025-01-11T19:56:18Z-
dc.date.issued2022-01-23-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Pereira da. Narrativas Docentes: Práticas Formativas no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. 2022. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19675-
dc.description.abstractEste estudo tem como foco o Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, que é uma pós-graduação para docentes iniciantes e veteranos que oferece uma formação teórica e prática baseada nas estratégias e metodologias desenvolvidas na instituição. O programa divide-se em três áreas: Formação Continuada, Docência e Setores Administrativos e Pedagógicos, e possui três instrumentos avaliativos: Relatório Semestral, Memorial Circunstanciado e Produto Final. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do PRD do Colégio Pedro II para a formação inicial e continuada dos docentes, e sua escolha deu-se pelo caráter contemporâneo e inovador da proposta. As reflexões são elaboradas a partir do diálogo tecido entre os sujeitos da pesquisa, os companheiros da universidade, e os autores que defendem outros modos de construção do conhecimento, como Santos, Lander, Mignolo, Grosfoguel, Meneses e Quijano, na tentativa de confrontar os processos eurocêntricos de produção de saber, na formação, na academia e na produção da pesquisa. Me apoiei nas narrativas das professoras cursistas participantes, como estatuto teórico, invocando seus registros no campo da formação docente no diálogo com as pesquisas com o cotidiano, através de autores como Benjamin, Certeau e Alves, e no campo da linguagem a partir das concepções de Bakhtin.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.subjectEducation Formationpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titleNarrativas Docentes: Práticas Formativas no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro IIpt_BR
dc.title.alternativeEducation Narratives: Teaching Pratices on the Educational Residence Program of Colégio Pedro IIen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis investigation is focused on the Teacher Residence Program of Colégio Pedro II; a postgraduate program for beginners/ veterans & teachers that offers a theoretical and practical training composed around the strategies and methodologies to intact a development within the Institution. The program can be divided into three sections as following: Continuing Training, Teaching, Administrative & Pedagogic sectors. Each individual factor has its own given methods of evaluation. These being, Semiannual report, a Detailed memorial regarding the program and the final product. This research directs towards presenting the contributions of the TRP of Colégio Pedro II on the given ground of the initial and continued formation of teachers, initiating towards the contemporany and innovative character of the proposal. These solid reflections are based on dialogues between the subjects in the research, the university companions and other authors that propound the ideas in favour of the expanding construction of knowledge to others. Some authors such as Santos, Lander, Mignolo, Grosfoguel, Meneses and Quijuano reflect the studies put forth with an attempt of confronting the Eurocentric process in decay of knowledge.I based my research amongst these inquisitors with the intention of covering the topics mentioned.This being the foundation of the attempt of confronting the Eurocentric procetatus, invoking their records in the formation field in parallel with the daily research, along with authors like Benjamin, Certeau & Alves to identify some sort of concept in the language field with the ideology of Bakhtin.en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Tiago Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2315195956044963pt_BR
dc.contributor.referee4Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Rosangela Padilha Thomaz dos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236515044884970pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2337280947819162pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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