Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19688
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dc.contributor.authorLucena, Flávia Fernanda Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-01-16T16:38:14Z-
dc.date.available2025-01-16T16:38:14Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationLUCENA, Flávia Fernanda de. Memórias das professoras sobre a participação das crianças na construção de uma escola de qualidade. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19688-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo geral identificar, através das narrativas dos professores, quais indicadores são atribuídos pelas crianças como sinônimo de qualidade na Educação Infantil. Partimos de relatos de professores participantes do Programa Mais Infância, no Município de Niterói/RJ, que se voltam às manifestações das crianças sobre suas demandas, o que pode, de algum modo, alterar a rotina da instituição escolar. O tema deste estudo envolve a análise sobre concepções de qualidade na Educação Infantil oferecido ao longo de sua história, tanto em documentos oficiais como na práxis pedagógica. Parte-se da hipótese de que, o que é qualidade para o adulto nem sempre é para a criança e, por isso, indagamos: Os professores identificam o que é qualidade para crianças? Para essa pesquisa consideramos o conceito de qualidade como não universal, nem único e absoluto, ele é construído coletivamente, no diálogo cotidiano por todos os sujeitos a quem a educação se destina, sendo resultado do atravessamento de vários fatores, sejam eles estruturais, pedagógicos ou administrativos. As pesquisas sobre este tema não são recentes, mas, o que trazemos de importante neste estudo é evidenciar que no dia a dia as crianças se expressam sobre esse tema, indicando, aos adultos, formas autênticas de atuação, emancipação e autonomia. O pressuposto é o da necessidade da dimensão participativa das crianças enquanto sujeitos coparticipantes do processo educacional. Assim, a construção dos dados teve como fonte narrativas realizadas com professores da creche e pré-escola de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Niterói/RJ e a análise revelou o potencial das memórias docentes para a participação das crianças na construção de uma escola de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectQualidade Educacionalpt_BR
dc.subjectParticipação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleMemórias das professoras sobre a participação das crianças na construção de uma escola de qualidadept_BR
dc.title.alternativeMemories of teachers about the participation of children in the construction of a quality schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present identification research, through the indications are identified by the children, has as quality of quality in the Infantile Education. We start from reports of children of teachers participating in the Mais Infância Program, in the Municipality of Niterói/RJ, who turn to children's manifestations about their demands, which, in a way, can change the routine of the school institution. The subject of this study involves a conception of the quality of the work proposed throughout its history, both in official documents and in praxis. It starts from the hypothesis that what is quality for the adult is not always for the child and, therefore, we ask: Do teachers identify what quality is for children? For this, we research the concept of quality as they are not universal, nor absolute, it is built daily, in the dialogue the subjects to whom only one is destined, being all considered as a collective result through several factors, they are structural, pedagogical or administrative educational. As research on this topic is recent, but it is evident that they are not important for the study of everyday life, children express themselves on this indicated topic, to adults who form in these themes of action, emancipation and autonomy. The weight is the need for the participatory dimension of children as co-participants in the educational process. Thus, the production and analysis of data was based narratives carried out with daycare and preschool teachers of a Municipal Early Childhood Education Unit (UMEI) in Niterói/RJ and revealed the potential of memories for children's participation in the construction of a quality school.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Anelise Monteiro do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4911-8301pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Anelise Monteiro do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4911-8301pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856pt_BR
dc.contributor.referee2Castro e Souza, Marina Pereira de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9887-6681pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848927788032456pt_BR
dc.contributor.referee3Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0003801791761838pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706468367635285pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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