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dc.contributor.authorSilva, Francisco Syl Farney da-
dc.date.accessioned2025-01-16T17:03:04Z-
dc.date.available2025-01-16T17:03:04Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Syl Farney da. Análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia de COVID-19. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19690-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19, pelo seu aspecto sistêmico, afetou profundamente a vida humana nas diversas culturas e sociedades. Desde a saúde pública, a política, a economia, as relações interpessoais e mesmo as relações internacionais, e diversas áreas da vida humana foram impactadas por esta pandemia. Levando esse fator em conta, este projeto visou a realização de uma análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social, durante a pandemia de COVID-19, na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em famílias assistidas pelo projeto Recriando, que atende a crianças e adolescentes na Associação Vida Plena de Mesquita (AVPM) - atuando com famílias na região de Rocha Sobrinho, em Mesquita, considerada uma área de extrema vulnerabilidade social. Na busca de compreender as configurações familiares dessas famílias, este projeto foi ancorado nos conceitos de vulnerabilidade social, resiliência e nas políticas públicas para famílias vulneráveis. Foi utilizado a teoria sistêmica familiar, a teoria bioecológica e a teoria sobre estilos parentais para melhor entendimento desse fenômeno. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão integrativa da literatura e pesquisa de campo através do método da Inserção Ecológica. Para isso, foram analisadas quatro famílias usuárias da AVPM através de questionário de estilos parentais, entrevistas semiestruturadas e quatro encontros com grupos focais sobre questões que envolviam o tema da pesquisa. Os seguintes resultados foram obtidos: 1) Famílias passaram por esse processo com a dificuldade esperada diante de uma tragédia sistêmica como foi esta pandemia; porém, mesmo com toda a vulnerabilidade e pouca resiliência adquirida, fruto de uma infância repleta de estressores, encontram apoio na mutualidade e generosidade da comunidade e na ação proativa de instituições próximas às comunidades; 2) Há pouca informação, e a relação entre Poder Público e moradores de áreas de vulnerabilidade social ainda é muito distante e com pouca interlocução; 3) Todos os participantes apresentaram estilo parental de risco - ou ainda, estilo parental negativo, onde há prevalência de práticas parentais negativas que superam as práticas parentais positivas na educação dos filhos, por isso aconselha-se a participação em programas de intervenção terapêutica, no uso de práticas positivas de educação; 4) Os participantes mostraram não entender o conceito de vulnerabilidade e tinham dificuldade de acesso ao sistema de saúde, dificuldade de acesso à educação, passando por mazelas sociais como fome, preconceito, racismo, violência contra a mulher e violência em geral; 5) A inserção ecológica mostrou-se eficiente para esse tipo de pesquisa e indica-se pesquisas nesta mesma temática, com maior número de participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectfamíliaspt_BR
dc.subjectinserção ecológicapt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectsocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectfamiliespt_BR
dc.subjectecological insertionpt_BR
dc.subjectecological pandemicpt_BR
dc.titleAnálise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeBioecological analysis of families in social vulnerability during the COVID-19 pandemicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherA pandemia de COVID-19, pelo seu aspecto sistêmico, afetou profundamente a vida humana nas diversas culturas e sociedades. Desde a saúde pública, a política, a economia, as relações interpessoais e mesmo as relações internacionais, e diversas áreas da vida humana foram impactadas por esta pandemia. Levando esse fator em conta, este projeto visou a realização de uma análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social, durante a pandemia de COVID-19, na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em famílias assistidas pelo projeto Recriando, que atende a crianças e adolescentes na Associação Vida Plena de Mesquita (AVPM) - atuando com famílias na região de Rocha Sobrinho, em Mesquita, considerada uma área de extrema vulnerabilidade social. Na busca de compreender as configurações familiares dessas famílias, este projeto foi ancorado nos conceitos de vulnerabilidade social, resiliência e nas políticas públicas para famílias vulneráveis. Foi utilizado a teoria sistêmica familiar, a teoria bioecológica e a teoria sobre estilos parentais para melhor entendimento desse fenômeno. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão integrativa da literatura e pesquisa de campo através do método da Inserção Ecológica. Para isso, foram analisadas quatro famílias usuárias da AVPM através de questionário de estilos parentais, entrevistas semiestruturadas e quatro encontros com grupos focais sobre questões que envolviam o tema da pesquisa. Os seguintes resultados foram obtidos: 1) Famílias passaram por esse processo com a dificuldade esperada diante de uma tragédia sistêmica como foi esta pandemia; porém, mesmo com toda a vulnerabilidade e pouca resiliência adquirida, fruto de uma infância repleta de estressores, encontram apoio na mutualidade e generosidade da comunidade e na ação proativa de instituições próximas às comunidades; 2) Há pouca informação, e a relação entre Poder Público e moradores de áreas de vulnerabilidade social ainda é muito distante e com pouca interlocução; 3) Todos os participantes apresentaram estilo parental de risco - ou ainda, estilo parental negativo, onde há prevalência de práticas parentais negativas que superam as práticas parentais positivas na educação dos filhos, por isso aconselha-se a participação em programas de intervenção terapêutica, no uso de práticas positivas de educação; 4) Os participantes mostraram não entender o conceito de vulnerabilidade e tinham dificuldade de acesso ao sistema de saúde, dificuldade de acesso à educação, passando por mazelas sociais como fome, preconceito, racismo, violência contra a mulher e violência em geral; 5) A inserção ecológica mostrou-se eficiente para esse tipo de pesquisa e indica-se pesquisas nesta mesma temática, com maior número de participantes.en
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632pt_BR
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fátima-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Luis Antônio Monteiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2707-5593pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086878340484347pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919188708375592pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesALVES, JED, CAVENAGHI, S, BARROS, LFW, CARVALHO, A.A. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017, pp: 215-242 ANTÃO, Sandra Duarte. Proposta de Intervenção Psicossocial para Crianças em Vulnerabilidade Social Focada em Habilidades Socioemocionais - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGPSI- 2020. BALL, PHILIP; MAXMEN, AMY. THE EPIC BATTLE AGAINST CORONAVIRUS MISINFORMATION AND CONSPIRACY THEORIES. NATURE, NEW YORK, V. 581, N. 7809, P. 371-374, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1038/D41586-020-01452-Z7 BENINCA, L.A.;HERMÍNIO, S.M.;CAMILO, C.H. - OS DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTOS DE CIDADANIA E DE ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL - Revista Humanidades e Inovação v.6, n.7 - 2019 BRASIL, CONSTITUIÇÃO (1988). CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 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dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
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