Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, William Roberto da-
dc.date.accessioned2025-01-16T22:11:37Z-
dc.date.available2025-01-16T22:11:37Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, William Roberto da. Multi e interdisciplinaridade no ensino da Internet das Coisas (IoT): aprendizagem significativa no IF Goiano, Campus Avançado Ipameri. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19696-
dc.description.abstractNo contexto do Instituto Federal Goiano Campus Avançado de Ipameri, a dualidade no ensino técnico integrado vem sendo uma das preocupações recorrentes de diálogos, trazendo questionamentos de como realizar, na prática do ensino, a integração da formação técnica com a formação básica. Esse cenário se reflete no Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, no qual esta pesquisa, por meio da disciplina de Prática Profissional Integrada (PPI), envolveu a integração dos estudantes do 1.º ano e professores da área de informática, sociologia e história. Mostrando-se relevantes para a integração e transversalização de um ensino politécnico, no desenvolver da pesquisa, foram realizadas ações multi e interdisciplinares, constituindo-se em diálogos teóricos e técnicos relacionados ao contexto da Internet das Coisas (IoT) e da Agricultura Familiar. A teoria da aprendizagem significativa apresentou-se como uma práxis pedagógica relevante, mostrando-se fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e representativa dos compostos eletrônicos utilizados na construção de objetos e ambientes conectados, e também, para a aproximação dos estudantes com a comunidade do setor agrícola familiar, sendo fundamental para o desenvolvimento da visão holística, criativa e propositiva para o decorrer da disciplina nos próximos 2(dois) anos de formação. Visando identificar o impacto da multi e interdisciplinaridade num processo de aprendizagem significativa usando a Internet das Coisas como tema integrador, como parte fundamental da pesquisa, foi aplicado aos estudantes um questionário com 8 (oito) questões, sendo 7(sete) objetivas e 1 (uma) subjetiva. Nas análises, houve a inferência dos dados quantitativos com os qualitativos, na qual, os resultados obtidos foram interpretados mediante uma análise de conteúdo, permitindo uma compreensão mais profunda das experiências dos participantes e do impacto das atividades em sua aprendizagem, obtendo um resultado satisfatório, revelando, uma alta taxa de satisfação dos estudantes com as atividades integradas, destacando sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e uma compreensão abrangente dos conceitos estudados. Os resultados obtidos têm implicações importantes para o futuro da integração no campus, evidenciando-a como uma prática pedagógica relevante para preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectInternet das Coisaspt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectMultidisciplinaritypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectInternet of Thingspt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.titleMulti e interdisciplinaridade no ensino da Internet das Coisas (IoT): aprendizagem significativa no IF Goiano, Campus Avançado Ipameript_BR
dc.title.alternativeMulti and interdisciplinarity in teaching Internet of Things (IoT): meaningful learning at IF Goiano, Campus Avançado Ipamerien
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn the context of the Federal Institute of Goiano - Advanced Campus of Ipameri, the duality in integrated technical education has been one of the recurring concerns in dialogues, raising questions about how to achieve, in the practice of teaching, the integration of technical training with basic education. This scenario is reflected in the Technical Course in Computer Networks Integrated with High School, in which this research, through the Integrated Professional Practice (IPP) discipline, involved the integration of 1st-year students and teachers from the fields of computer science, sociology, and history. Proving relevant to the integration and cross-cutting of a polytechnic education, throughout the research, multi and interdisciplinary actions were carried out, constituting theoretical and technical dialogues related to the context of the Internet of Things (IoT) and Family Farming. The theory of meaningful learning presented itself as a relevant pedagogical praxis, proving fundamental for the development of conceptual and representative learning of electronic compounds used in the construction of connected objects and environments, as well as for the students' approach to the family agricultural sector community, being essential for the development of a holistic, creative, and proactive vision for the course of the discipline over the next 2 (two) years of training. Aiming to identify the impact of multi and interdisciplinary approaches on meaningful learning using the Internet of Things as an integrating theme, as a fundamental part of the research, a questionnaire with 8 (eight) questions was applied to the students, with 7 (seven) being objective and 1 (one) subjective. In the analyses, there was an inference of quantitative data with qualitative data, in which the results obtained were interpreted through content analysis, allowing a deeper understanding of the participants' experiences and the impact of the activities on their learning, obtaining a satisfactory result, revealing a high satisfaction rate among students with the integrated activities, highlighting their contribution to the development of critical, creative thinking, and a comprehensive understanding of the studied concepts. The results obtained have important implications for the future of integration on campus, highlighting it as a relevant pedagogical practice to prepare students for the challenges of an increasingly connected world.en
dc.contributor.advisor1Abboud, Antonio Carlos de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6054-071Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ceddia, Marcos Bacis-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8611-314Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2115137917689655pt_BR
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza-
dc.contributor.referee2Sanchez, Liliane Barreira-
dc.contributor.referee3Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee4Santos, Alessandra dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7406157253102353pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - William Roberto da Silva.pdf6.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.