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dc.contributor.authorCosta, Danielle Freitas Fernandes-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:00:38Z-
dc.date.available2025-01-17T17:00:38Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Danielle Freitas Fernandes. Educação ambiental e a abordagem sobre resíduos sólidos no ensino fundamental: um olhar sobre o município de Seropédica- RJ. 2023. 42f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19708-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa buscou trazer à discussão questões relacionadas à Educação Ambiental, entendida a partir de uma perspectiva crítica e contextualizada à realidade da Educação Básica, procurando verificar como a abordagem acerca dos resíduos sólidos tem destaque quando se abordam as questões ambientais em tempos de crise como os que a humanidade vem enfrentando. O projeto original teve como objetivo investigar como essa abordagem tem ocorrido em escolas na rede municipal de Seropédica/RJ, com vistas a contribuir com o cotidiano dessas instituições, a partir do levantamento de dados e da promoção de ações-reflexões sobre a problemática ambiental que impacta localmente a comunidade na qual se inserem. Observa-se que esse município tem um passivo ambiental bastante expressivo e recebe, desde 2011, todo o lixo produzido no município do Rio de Janeiro e em cidades circunvizinhas. A pandemia da COVID 19, que assolou a humanidade e obrigou a que fossem tomadas medidas de isolamento social nos anos de 2020 e 2021, forçou a reestruturação do projeto original, que pretendia abranger comunidades de escolas municipais, com instrumentos de coleta de dados variados, e optou-se por, numa perspectiva metodológica qualitativa, realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, que pudesse embasar e aprofundar a discussão e a proposição de alternativas capazes de auxiliar as escolas e seus professores na discussão das questões ambientais provocadas pelo descarte indevido dos resíduos sólidos. Para tanto foi elaborada uma cartilha sobre resíduos sólidos e seus impactos, como ferramenta metodológica a ser utilizada, de forma interdisciplinar, para a conscientização de estudantes e da comunidade escolar, num processo em que a Educação Ambiental venha a cumprir a sua função social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectresíduos sólidospt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectalternativas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental impactspt_BR
dc.subjectsolid wastept_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectpedagogical alternativespt_BR
dc.titleEducação ambiental e a abordagem sobre resíduos sólidos no ensino fundamental: um olhar sobre o município de Seropédica- RJpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and the approach on solid waste in elementary school: a look at the municipality of Seropédica-RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research work sought to bring to the discussion issues related to Environmental Education, understood from a critical perspective and contextualized to the reality of Basic Education, seeking to verify how the approach to solid waste stands out when addressing environmental issues in times of crisis such as those that humanity has been facing. It is observed that this municipality has a very expressive environmental liability and receives, since 2011, all the garbage produced in the municipality of Rio de Janeiro and in surrounding cities. The COVID-19 pandemic, which ravaged humanity and forced social isolation measures to be taken in the years 2020 and 2021, forced the restructuring of the original project, which intended to cover communities of municipal schools, with varied data collection instruments, and it was decided to, from a qualitative methodological perspective, carry out a bibliographic and documentary research, which could support and deepen the discussion and the proposition of alternatives capable of assisting schools and their teachers in the discussion of environmental issues caused by the improper disposal of solid waste. To this end, a booklet on solid waste and its impacts was elaborated as a methodological tool to be used, in an interdisciplinary way, for the awareness of students and the school community, in a process in which Environmental Education will fulfill its social function.en
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee2Frade, Carmen Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075426365980915pt_BR
dc.contributor.referee3Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693895521028324pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8284735886434484pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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