Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19718Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Assis, Rodrigo Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-17T20:14:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-17T20:14:41Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| dc.identifier.citation | ASSIS, Rodrigo Silva de. Influência da autoeficácia e atenção plena sobre a motivação para liderar em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, 2024, 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19718 | - |
| dc.description.abstract | A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é uma Instituição de Ensino Superior Militar do Exército Brasileiro que conduz a formação dos oficiais combatentes da Linha de Ensino Militar Bélico. A necessidade de analisar a influência da autoeficácia e da atenção plena na motivação para liderar do cadete da AMAN surgiu pelo reconhecimento de que formar líderes é um dos principais objetivos da AMAN e pela percepção da dificuldade de liderar na atual conjuntura caracterizada por missões exigentes, climas extremos, privação de sono, dissonância cultural, fadiga física, separação prolongada da família e ameaça de lesões corporais graves ou até mesmo a morte. No estudo foram consideradas a autoeficácia e a atenção plena como preditoras da motivação para liderar. A autoeficácia pode ser compreendida como a capacidade que o indivíduo acredita possuir para realizar determinada tarefa e ser bem-sucedido em situações desafiadoras. A atenção plena pode ser compreendida como um estado intencional de funcionamento que se caracteriza pelo engajamento com o tempo presente, levando o indivíduo a novas possibilidades de interpretação das situações e tendo abertura a novas informações com estratégias conscientes. A Motivação para liderar (MTL) requer do líder um nível satisfatório de bem-estar e predisposição. Participaram do estudo 726 cadetes dos 2º e 4º Anos das Armas/Quadro/Serviço da AMAN, sendo 375 (51,7%) do segundo ano e 351 (48,3%) do quarto ano. Os participantes foram submetidos a três questionários: a Mindful Attention Awareness Scale (MAAS), a Escala de Autoeficácia Geral Percebida e o construto de diferenças individuais denominado Motivation to Lead (MTL), ou Escala de Motivação para Liderar. Os instrumentos foram aplicados na modalidade presencial, com a utilização dos smartphones, todos no mesmo local. Os dados foram analisados com a utilização dos programas IBM SPSS e AMOS, ambos da versão 19. Foram realizados os procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para os três instrumentos e a Análise Fatorial Exploratória (AFE) da Escala de Motivação para liderar. A estrutura do instrumento foi alterada. Assim, o primeiro fator (motivação para liderar com base social-normativa) ficou com 08 itens. O Segundo fator (desmotivação para liderar com base em afetiva negativa) ficou com apenas 04 itens e o terceiro fator (motivação para liderar com base calculativa) por apenas 03 itens. A utilização da técnica de modelagem de equações estruturais revelou que, como hipotetizado, houve uma influência positiva da autoeficácia e da atenção plena sobre a motivação para liderar. Autoeficácia influenciou de forma positiva e significativa o fator social normativo da motivação para liderar, e influenciou de forma negativa e significativa o fator calculativo e o fator afeto negativo. A atenção plena influenciou de forma negativa os fatores calculativo e afetivo negativo. Entretanto a influência da atenção plena no fator social normativo não foi significativa. De maneira geral, os resultados obtidos estão de acordo com a literatura, sendo, portanto esperados para o presente estudo. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Motivação para liderar | pt_BR |
| dc.subject | autoeficácia | pt_BR |
| dc.subject | atenção plena | pt_BR |
| dc.subject | Liderança | pt_BR |
| dc.subject | Formação Militar | pt_BR |
| dc.subject | Motivation to lead | pt_BR |
| dc.subject | Self-efficacy; Mindfulness | pt_BR |
| dc.subject | Leadership | pt_BR |
| dc.subject | Military Training | pt_BR |
| dc.title | Influência da autoeficácia e atenção plena sobre a motivação para liderar em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras | pt_BR |
| dc.title.alternative | Influence of self-efficacy and mindfulness on motivation to lead in cadets at the Academia Militar das Agulhas Negras | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) is a Higher Military Education Institution of the Brazilian Army that conducts the training of combat officers in the Military Military Education Line. The need to analyze the influence of self-efficacy and mindfulness on the AMAN cadet's motivation to lead arose due to the recognition that training leaders is one of AMAN's main objectives and the perception of the difficulty of leading in the current situation characterized by demanding missions, climates extremes, sleep deprivation, cultural dissonance, physical fatigue, prolonged separation from family and threat of serious bodily harm or even death. In the study, self-efficacy and mindfulness were considered as predictors of motivation to lead. self-efficacy can be understood as the ability that the individual believes they have to perform a certain task and be successful in challenging situations. Mindfulness can be understood as an intentional state of functioning that is characterized by engagement with the present time, leading the individual to new possibilities for interpreting situations and being open to new information with conscious strategies. Motivation to lead (MTL) requires the leader to have a satisfactory level of well-being and predisposition. 726 cadets from the 2nd and 4th years of AMAN Arms/Cadres/Service participated in the study, 375 (51.7%) from the second year and 351 (48.3%) from the fourth year. Participants were submitted to three questionnaires: the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS), the Perceived General Self-Efficacy Scale and the individual differences construct called Motivation to Lead (MTL). The instruments were applied face-to-face, using smartphones, all in the same location. The data were analyzed using the IBM SPSS and AMOS programs, both version 19. Confirmatory Factor Analysis (CFA) procedures were carried out for the three instruments and Exploratory Factor Analysis (EFA) of the Motivation to Lead Scale. The structure of the instrument has been changed. Thus, the first factor (motivation to lead with a social-normative basis) had 8 items. The second factor (lack of motivation to lead based on negative affect) had only 04 items and the third factor (motivation to lead based on calculation) had only 03 items. The use of the structural equation modeling technique revealed that, as hypothesized, there was a positive influence of self-efficacy and mindfulness on motivation to lead. Self-efficacy positively and significantly influenced the normative social factor of motivation to lead, and negatively and significantly influenced the calculative factor and the negative affect factor. Mindfulness negatively influenced the calculative and negative affective factors. However, the influence of mindfulness on the social normative factor was not significant. In general, the results obtained are in accordance with the literature, and are therefore expected for the present study. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Marcos Aguiar de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330562093476420 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Marcos Aguiar de | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Valéria Marques de | - |
| dc.contributor.referee3 | Miranda, Denis de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2064090685663050 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Rodrigo Silva de Assis.Pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
