Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Tarciso Manfrenatti de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-20T15:38:55Z-
dc.date.available2025-01-20T15:38:55Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. Confabulações afetadas: o re-tratar-se das bichas pretas pela educação. 2024. 122 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19722-
dc.description.abstractA fabulação, a arte primal de contar histórias, ganhou destaque no sistema-mundo moderno/colonial. Assim, o homem branco europeu autoproclamou-se o narrador da História Única do “Novo Mundo”. Ele inventou o negro, porém, esses foram destituídos de seus nomes, línguas, histórias, passado e humanidade. Além disso, o homem negro foi aprisionado a uma rede de significações em uma relação direta com a cisheterossexualidade como se houvesse apenas uma única possibilidade do negro experienciar a sua masculinidade e sexualidade. Enquanto isso, as bichas pretas, viados pretos e homens negros gays afeminados foram vinculados a signos caricaturais, ridicularizantes e risíveis. A escola, infelizmente, reproduz essa pedagogia cisheteronormativa. Então, como desconstruir essas redes de significações? Portanto, a presente tese tem por objetivo re-tratar as masculinidades negras afeminadas, a fim de construir comunidades pedagógicas afetivas de aprendizagem, isto é, plasmar mundos (im)possíveis através da educação para o acolhimento, emancipação social e livre expressão subjetiva das performatividades das masculinidades negras afeminadas. Para alcançar tal objetivo, as masculinidades negras foram (re)interpretadas segundo a proposta interseccional do feminismo e do transfeminismo negro decolonial e a educação foi repensada a partir de uma percepção crítica, transgressora e afetiva. Metodologicamente, a fabulação crítica me possibilitou estabelecer uma confluência entre a autoetnografia e a escrita literária. A pesquisa contou com a participação de sete professoras/es bichas pretas, viados pretos e homens negros gays afeminados. Após a coleta e análise das escrevivências das/dos docentes foi possível tecer nossas confabulações afetadas e, assim, estabelecemos uma inversão de papeis narrativos. Se, antes, éramos predeterminadas pelas fabulações coloniais; agora, com nossas confabulações afetadas, somos protagonistas de nossas próprias histórias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectbichas pretaspt_BR
dc.subjectinterseccionalidadespt_BR
dc.subjectescrevivênciaspt_BR
dc.subjectfabulação críticapt_BR
dc.subjectintersectionality and critical educationpt_BR
dc.subjectqueer black menpt_BR
dc.subjectwriting experiencept_BR
dc.subjectcritical fabulationpt_BR
dc.titleConfabulações afetadas: o re-tratar-se das bichas pretas pela educaçãopt_BR
dc.title.alternativeQueer Confabulations: queer black men caring for ourselves though educationen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe fabulation, the primal art of telling stories, gained prominence in the Modern/colonial World-system, with this, the white European man proclaimed himself the narrator of the Story of the “New World”. He invented black people, however, they were stripped of their names, languages, histories, past and humanity. Furthermore, the black man was imprisoned in a network of meanings in a direct relationship with cisheterosexuality as if there was only one possibility for black people to experience their masculinity and sexuality. Meanwhile, queer black men were linked to caricatural, ridiculing and laughable signs. So, how can we misunderstanding these networks of meanings? Therefore, the present thesis aimed to caring for queer black masculinities, in order to build affective pedagogical learning communities, that is, to building (im)possible worlds through intersectionality and critical education for equality, social emancipation and free subjective expression of queer black masculinities in education. To achieve the main goal, I had to rethink masculinities studies through black feminist and transfeminist theories. In this way, colonial fabulation not only confined black people in their color, but also, builded normative somatic fictions that confined black masculinity and sexuality in a certain cisheteropatriarchal model of masculinity. Education was also rethought from a critical, transgressive and affective perception. I holded my methodological roat between autoethnographic writing and literary writing. The research involved the participation of seven queer black men teachers, that narrated your Writing Experiences. After analyzing the teacher’s Writing Experiences was possible write together our Queer Fabulations. If, before, we were objects by colonial fabulation, now, we write our Queer Fabulations in order to be authors our histories.en
dc.contributor.advisor1Silva, Joyce Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346924222027160pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joyce Alves da-
dc.contributor.referee2Caetano , Marcio Rodrigo Vale-
dc.contributor.referee3Oliveira , Megg Rayara Gomes de-
dc.contributor.referee4Silva Junior , Paulo Melgaço da-
dc.contributor.referee5Hilário, Rosangela Aparecida-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0252-4006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246213579886771pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.Pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.