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dc.contributor.authorAndrade, Monica Gonçalves Mendes de-
dc.date.accessioned2025-01-20T19:12:09Z-
dc.date.available2025-01-20T19:12:09Z-
dc.date.issued2024-09-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Mônica Gonçalves Mendes de. Metodologias e práticas pedagógicas do modelo de tempo integral no CEIER de Águia Branca: seus desafios, limites e possibilidades na educação do campo, 2024. 87 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19724-
dc.description.abstractA Educação para o homem do campo tem se concretizado por movimentos sociais e debates no âmbito da educação preconizado pela lei LDB/96, sugerindo adaptações às particularidades necessárias da vida do campo, com o olhar voltado para as metodologias, adaptações e conteúdos curriculares que possam atender aos interesses e às necessidades de todos os alunos que se encontram nessa área. O estudo teve como objetivo principal avaliar as metodologias e práticas pedagógicas do modelo de tempo integral no CEIER de Águia Branca: seus desafios, limites e possibilidades na educação do campo. A pesquisa teve como cunho metodológico de natureza qualitativa e descritiva, sendo dividida em dois momentos que se referem: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizando a técnica de coleta de dados e, utilizando dois diferentes instrumentos: um questionário aplicado aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio e a entrevista semiestruturada realizada com os docentes que ministram aulas na referida série, para dar continuidade a análise dos dados que serviram de base e foram obtidos pela escola campo. Após a pesquisa realizada os resultados atestaram que a Educação em Tempo Integral tem se relacionado nas diversas instâncias para que se possa efetivar a proposta firmada pelo estado do Espírito Santo, porém existe ainda uma carência na infraestrutura e no apoio pedagógico de atividades complementares na Escola de Tempo Integral do Campo. Ressalta-se a necessidade de combater o descompasso entre o que é pensado pela política e o que é executado pelo programa. Além disso, é reconhecido a deficiência e o processo descontinuo de muitas ações promovidas no interior do CEIER de Águia Branca/ES, necessitando de se conhecer e refletir melhor sobre a realidade da oferta educacional no meio rural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAdaptações curricularespt_BR
dc.subjectBandeiras camponesaspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectCurricular adaptationspt_BR
dc.subjectPeasant flagspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleMetodologias e práticas pedagógicas do modelo de tempo integral no CEIER de Águia Branca: seus desafios, limites e possibilidades na educação do campopt_BR
dc.title.alternativeMethodologies and pedagogical practices of the full-time model at CEIER in Águia Branca: their challenges, limits and possibilities in rural educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherEducation for rural people has been materialized by social movements and debates within the scope of education recommended by the LDB/96 law, suggesting adaptations to the necessary particularities of rural life, with a focus on methodologies, adaptations and curricular contents that can meet the interests and needs of all students in the field. The main objective of the study was to evaluate the. methodologies and pedagogical practices of the full-time model at CEIER de Águia Branca: its challenges, limits and possibilities in rural education. The research had a qualitative and descriptive methodological nature, being divided into two moments that refer to: bibliographical research and field research using the data collection technique and using two different instruments: a questionnaire applied to students in the 2nd year of high school and a semi-structured interview carried out with teachers who teach classes in that year. , to continue the analysis of the data that served as a basis and were obtained by the field school. After the research carried out, the results attested that Full-Time Education has been linked in different instances so that the proposal signed by the state of Espírito Santo can be implemented, however there is still a lack of infrastructure and pedagogical support for complementary activities in Countryside Full-Time School. The need to combat the gap between what is thought by the policy and what is implemented by the program is highlighted. Furthermore, the deficiency and discontinuous process of many actions promoted within the CEIER of Águia Branca/ES are recognized, requiring better knowledge and reflection on the reality of educational provision in rural areas.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Souza, Nadia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee3Freitas, Ismael Lourenço de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6739993216216297pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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