Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Nikolas Bigler de-
dc.date.accessioned2025-01-20T20:08:30Z-
dc.date.available2025-01-20T20:08:30Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Nikolas Bigler. Discurso sobre a Diversidade na Formação do(a) Pedagogo(a) do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2024. 185 f Tese. (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, PPGEduc, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19727-
dc.description.abstractFormação. A presente tese propõe uma análise da formação inicial do(a) Pedagogo realizada no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pela perspectiva da Diversidade. O(o) Pedagogo(a) é um dos principais agentes do processo educacional brasileiro, sendo a sua formação inicial a base epistemológica de sua prática que reverbera na educação básica nacional. A perspectiva da Diversidade é uma das principais questões do século XXI no reconhecimento e valorização das diferenças e das identidades culturais, o que possibilita a existência plena de cada pessoa. Por este caminho esta tese parte da seguinte questão: como a Diversidade é trabalhada na formação inicial do(a) Pedagogo(a)? Para tal intento produzimos uma análise curricular/documental do curso de Pedagogia presencial do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, juntamente com entrevistas com as coordenadoras do curso que implementaram a última atualização do Projeto Político Pedagógico de Curso. O estudo segue os princípios de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da Análise de Conteúdo, de Documentos e de Entrevistas. A partir desses procedimentos metodológicos foi possível extrair os dados de nossa investigação, permitindo apresentar o fenômeno de modo mais objetivo. Nesta direção esta tese demonstrou que o curso de Pedagogia em questão dialoga de forma integral e contemporânea com a perspectiva da Diversidade, desde a concepção de formação do(a) Pedagogo(a) ao conteúdo teórico e prático das disciplinas obrigatórias e optativas. Destaca-se também a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do Curso em análise, de forma democrática e com participação ativa de alunos(as) e professores(as) nas escolhas curriculares. Por fim, consideramos que este estudo deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à Diversidade, sendo a Diversidade uma perspectiva indispensável na educação e sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação do(a) Pedagogo(a)pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjectPedagogue´s Formationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.titleDiscurso sobre a Diversidade na formação do(a) Pedagogo(a) do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeSpeech on Diversity in the Formation of Pedagogy Professionals at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiroen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherFormation. This thesis proposes an analysis of the initial formation of Pedagogy professionals conducted at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro from the perspective of Diversity. Pedagogy professionals are among the key agents in the Brazilian educational process, and their initial training forms the epistemological basis for their practice, which resonates in national basic education. The perspective of Diversity is one of the main issues of the 21st century in recognizing and valuing differences and cultural identities, enabling the full existence of each individual. Along this path, this thesis starts with the following question: how is Diversity addressed in the initial formation of Pedagogy professionals? To this end, we conducted a curricular/documentary analysis of the in-person Pedagogy course at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, along with interviews with the course coordinators who implemented the latest update of the Pedagogical Political Project of the Course. The study follows the principles of qualitative research using the methodology of Content Analysis, Documents, and Interviews. Through these methodological procedures, it was possible to extract the data from our investigation, allowing for a more objective presentation of the phenomenon. In this direction, this thesis demonstrated that the Pedagogy course in question engages fully and contemporaneously with the perspective of Diversity, from the conception of the Pedagogue's training to the theoretical and practical content of mandatory and elective subjects. Also noteworthy is the collective construction of the Pedagogical Political Project of the Course under analysis, done democratically with active participation from students and teachers in curriculum choices. Finally, we consider that this study initiated a relevant critical discourse on the practices carried out in pedagogy courses regarding Diversity, with Diversity being an indispensable perspective in Brazilian education and society.en
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Mariana Correa Pitanga de-
dc.contributor.referee4Sepulveda, Denize De Aguiar Xavier-
dc.contributor.referee5Paula, Lucília Augusta Lino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246644208784120pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Nikolas Bigler de Azevedo.Pdf3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.