Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Maria José-
dc.contributor.authorGuedes-Bruni, Rejan R-
dc.contributor.authorLeite, Sergio Pereira-
dc.contributor.editorCPDA/UFRRJpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T18:33:29Z-
dc.date.available2025-01-22T18:33:29Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCARNEIRO, M. J.; BRUNI, R.; LEITE, S. P. Conhecimento científico e políticas públicas: mobilização e apropriação do saber em medidas de conservação da Mata Atlântica. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 17, n. 2, p. 254-303, 2009.pt_BR
dc.identifier.issn14130580pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19741-
dc.description.abstractO presente artigo versa sobre a comunicação entre ciência e políticas públicas informado pela perspectiva metodológica das “Políticas Baseadas em Evidências” (Evidence Based Policy). Aborda alguns resultados de pesquisa que buscou identificar as fontes de conhecimento mobilizadas por formuladores de certas medidas ambientais (3 Unidades de Conservação e a Lei da Mata Atlântica), os critérios de seleção dessas fontes e os procedimentos aos quais se recorreu para acessar tal conhecimento, com a finalidade de subsidiar decisões e formulação dos textos de lei. Dois pressupostos orientaram a pesquisa: o de que a formulação e a implementação de políticas públicas, exigem algum tipo de conhecimento científico para validar, justificar ou legitimar as tomadas de decisão, e o de que o recurso a esse conhecimento é problemático levando em conta a sua diversidade e a dificuldade de acesso. Nessa direção desenvolvemos a hipótese de que a seleção de determinados argumentos científicos em detrimento de outros se deve mais ao jogo político que à qualidade do argumento científico.pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos Sociedade e Agriculturapt_BR
dc.subjectComunicação entre ciência e políticas públicaspt_BR
dc.subjectCNPq’s directory of research groups, environmental policies.pt_BR
dc.subjectPolíticas baseadas em evidênciaspt_BR
dc.subjectPolíticas ambientaispt_BR
dc.subjectDiretórios de Grupos de Pesquisa (CNPq)pt_BR
dc.subjectCommunication between science and public policypt_BR
dc.subjectEvidence-based policiespt_BR
dc.subjectEnvironmental policiespt_BR
dc.titleConhecimento científico e políticas públicas: mobilização e apropriação do saber em medidas de conservação da Mata Atlânticapt_BR
dc.title.alternativeScientific knowledge and public policy: appropriation of knowledge in conservation measures of the Atlantic Forestpt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
dc.description.abstractOtherThis article focuses on communication between science and public policy informed by the methodological perspective of Evidence Based Policy. It discusses some results of research aimed at identifying the sources of knowledge mobilized by formulators of certain environmental measures (three Conservation Units and the Atlantic Forest Law), the selection criteria of these sources and the procedures to which they appealed to access such knowledge, with the purpose of supporting decisions and writing legal texts. Two assumptions guided the research: the formulation and implementation of public policies require some kind of scientific knowledge to validate, justify or legitimize the decision-making, and that the use of such knowledge is problematic taking into account their diversity and difficult of access. In this direction we have developed the hypothesis that the selection of certain scientific arguments is due more to the political game than to the quality of scientific argument.pt_BR
dc.citation.epage303pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage254pt_BR
dc.citation.volume17pt_BR
dc.publisher.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.