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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19754Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souto, Edenilson do Nascimento de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-23T17:13:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-23T17:13:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
| dc.identifier.citation | SOUTO, Edenilson do Nascimento de. Análise dos aditivos de prazo e valor dos contratos de obras da UFRRJ. 2023. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19754 | - |
| dc.description.abstract | Como todo contrato celebrado entre a administração pública e uma entidade privada para a realização de obras, o objeto contratado precisa seguir as regras elencadas na legislação de licitações, e uma situação recorrente nas obras da UFRRJ está relacionada aos aditamentos de prazo e também de serviços, que está previsto na legislação, mas que deveria se dar como exceção e não regra. Este trabalho por sua vez procurou evidenciar as características desses aditivos e quais impactos eles geram para a instituição. Como arcabouço teórico foi estudado a história da administração pública brasileira, adentrando aos temas e licitações e aditivos contratuais, finalizando na modelagem de processos. Na metodologia este trabalho se classificou como pesquisa mista, de natureza aplicada, em que foi realizado um estudo de caso dos aditivos de obras da UFRRJ através da análise documental. Como marco temporal foram retiradas as informações dos contratos assinados entre os anos de 2017 e 2021, com informações dos contratos retiradas do sistema de patrimônio, administração e contratos- SIPAC da universidade. Na análise documental foi verificado que os aditivos de valores e apostilamentos no período analisado de 5 anos geraram um impacto financeiro de mais de 4 milhões de reais e que a motivação mais utilizada para a formalização do aditivo está relacionada a alterações no projeto ou acréscimo de itens na planilha e, na prorrogação de prazo, teve-se contratos aditivados por mais de dois anos ao total. Como conclusão este trabalho evidenciou que a UFRRJ deve se atentar às motivações realizadas na elaboração de um aditivo contratual, para se evitar que seja responsabilizada futuramente. Por fim o trabalho propõe que os aditivos sejam solicitados com antecedência mínima de 60 dias, além de propor o acompanhamento de toda a execução do contrato de obra, assim como propor um fluxo de encaminhamentos do pedido de aditivo. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Aditivos Contratuais | pt_BR |
| dc.subject | Obras Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Administração Pública | pt_BR |
| dc.subject | Licitações | pt_BR |
| dc.subject | Contract Additives | pt_BR |
| dc.subject | Public Works | pt_BR |
| dc.subject | Public Administration | pt_BR |
| dc.subject | Public Procurement | pt_BR |
| dc.title | Análise dos aditivos de prazo e valor dos contratos de obras da UFRRJ | pt_BR |
| dc.title.alternative | Analysis of term and value amendments of UFRRJ works contracts | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Like any contract entered into between the public administration and a private entity to carry out works, the contracted object must follow the rules listed in the bidding legislation, and a recurring situation in UFRRJ works is related to deadline amendments and also services, which is foreseen in the legislation, but which should be given as an exception and not a rule. This work, in turn, sought to highlight the characteristics of these additives and what impacts they generate for the institution. As a theoretical framework, the history of Brazilian public administration was studied, delving into themes such as tenders and contractual amendments, ending with process modeling. In terms of methodology, this work was classified as a mixed research, of an applied nature, in which a case study of UFRRJ works additives was carried out through documental analysis. As a time frame, information was taken from contracts signed between the years 2017 and 2021, with contract information taken from the university's heritage, administration and contracts system - SIPAC. In the document analysis, it was verified that the amendments of values and apostilles in the analyzed period of 5 years generated a financial impact of more than 4 million reais and that the most used motivation for the formalization of the amendment is related to changes in the project or addition of items in the spreadsheet and, in the extension of the term, contracts were added for more than two years in total. As a conclusion, this work showed that UFRRJ must pay attention to the motivations carried out in the elaboration of a contractual amendment, to avoid being held responsible in the future. Finally, the work proposes that the amendments be requested at least 60 days in advance, in addition to proposing the monitoring of the entire execution of the work contract, as well as proposing a flow of referrals for the amendment request. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Daniel Ribeiro de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8787-8320 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://orcid.org/0000-0002-8787-8320 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Daniel Ribeiro de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8787-8320 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2545965022121459 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Chain, Caio Peixoto | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9520-1547 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1332414714659455 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Correia, Suzanne Érica Nóbrega | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3613-234X | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8707571100487791 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia | pt_BR |
| dc.relation.references | ABRUCIO, Fernando Luiz. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. Reforma do Estado e administração pública gerencial, v. 7, p. 173-200, 1998. ANTERO, MARIA CAROLINA FERNANDES; REIS, CLERSON DALVANI; THIAGO, DIAS DE ARAÚJO E. ANÁLISE DAS CAUSAS DE TERMOS ADITIVOS NA EXECUÇÃO DE PEQUENAS OBRAS EDUCACIONAIS NO TOCANTINS. 2019. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. BRASIL. Lei no 8.666/93. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>. Acesso em: 25 de Set. de 2020. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 24 de Set. de 2020. BRASIL. 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| dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
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