Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maxwell Neres da-
dc.date.accessioned2025-01-23T21:15:57Z-
dc.date.available2025-01-23T21:15:57Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Maxwell Neres da. Análise e aplicação do estudo da Educação Financeira para jovens do ensino médio, com ênfase na comparação entre financiamento e investimento, no âmbito em uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19759-
dc.description.abstractEste estudo oferece uma análise abrangente sobre a importância da educação financeira para jovens do ensino médio, com destaque para a diferenciação entre financiamento e investimento. Realizado em uma Escola Estadual do Rio de Janeiro, introduziu-se o Aplicativo Finvest_Educa como uma ferramenta educacional inovadora. Os resultados revelam não apenas a relevância crucial da educação financeira, mas também sua capacidade de promover uma mudança cultural nos hábitos financeiros dos alunos. A aplicação do aplicativo mostrou-se altamente eficaz como instrumento educacional, destacando sua utilidade na transformação de comportamentos financeiros dos discentes. Além disso, a dissertação ressalta a urgência da educação financeira na capacitação dos indivíduos para lidar com investimentos e financiamentos de maneira responsável, enfatizando abordagens práticas e inovadoras. Assim, esse estudo oferece uma valiosa contribuição à literatura, ao explorar como disciplinas específicas podem influenciar o comportamento dos estudantes em relação as finanças pessoais, enquanto destaca a importância social e econômica de uma educação financeira desde a juventude.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectInvestementpt_BR
dc.subjectFinancingpt_BR
dc.titleAnálise e aplicação do estudo da Educação Financeira para jovens do ensino médio, com ênfase na comparação entre financiamento e investimento, no âmbito em uma escola estadual do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and application of the study of Financial Education for high school students, with an emphasis on the comparison between financing and investment, within the scope of a state school in Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study offers a comprehensive analysis of the importance of financial education for high school youth, highlighting the differentiation between financing and investment. Held at a State School in Rio de Janeiro, the Finvest_Educa Application was introduced as an innovative educational tool. The results reveal not only the crucial relevance of financial education, but also its ability to promote a cultural change in students' financial habits. The application proved to be highly effective as an educational tool, highlighting its usefulness in transforming students' financial behaviors. Furthermore, the dissertation highlights the urgency of financial education in training individuals to deal with investments and financing responsibly, emphasizing practical and innovative approaches. Thus, this study offers a valuable contribution to the literature by exploring how specific disciplines can influence students' behavior regarding personal finances, while highlighting the social and economic importance of financial education from a young age.en
dc.contributor.advisor1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7555-345Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510467649923999pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo-
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee3Barbosa, Marlucio-
dc.contributor.referee4Valente, André Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818451276416957pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Maxwell Neres da Silva.Pdf3.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.