Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRavara, Elen Amaral Siqueira-
dc.date.accessioned2025-01-24T13:18:19Z-
dc.date.available2025-01-24T13:18:19Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.citationRAVARA, Elen Amaral Siqueira. A política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e seu processo de implementação: a experiência do campus Itapina. 2023. 57f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19767-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Itapina com objetivo de analisar a contribuição da Política de Assistência Estudantil na permanência e na conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia pelos estudantes no IFES, Campus Itapina. O estudo teve além disso a finalidade de caracterizar a Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES no Brasil, com ênfase aos aspectos históricos, conceituais e legais; descrever a Política de Assistência Estudantil – PAE do IFES e caracterizar o perfil dos estudantes da primeira turma de Pedagogia concluintes em 2019, destacando àqueles atendidos pela PAE-IFES no campus Itapina. A investigação descreveu as possíveis contribuições desta política educacional para permanência destes educandos. O período delimitado deste trabalho foi de 2010 até 2019, a pesquisa bibliográfica analisou dados a partir de 2010. A análise dos documentos do IFES teve por base o ano de 2012, ano de implementação da PAE no IFES. No período de 2015-2019 foram analisadas as informações da primeira turma do curso de Pedagogia. A pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa constituiu um estudo de caso e utilizou técnicas de coleta de dados em distintos referenciais bibliográficos e documentais, como: leis, decretos, resoluções, portarias institucionais, relatórios, editais e documentos do registro acadêmico nos setores da instituição. Após análise das informações com a pesquisa teórica e documental concluiu-se que ocorreu a implementação da Política de Assistência Estudantil no IFES e uma porcentagem significativo da primeira turma do curso de Pedagogia que fez parte deste estudo demonstrou pertencer ao público-alvo desta política relevante, que contribuiu para permanência e conclusão do curso por parte destes estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.subjectCampus Itapinapt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectDegree in Pedagogypt_BR
dc.subjectFederal Institutept_BR
dc.titleA política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e seu processo de implementação: a experiência do campus Itapinapt_BR
dc.title.alternativeThe student assistance policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo and its implementation process: the Itapina campus experienceen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES), Campus Itapina, with the objective of analyzing the contribution of the Student Assistance Policy in the permanence and completion of students of the Degree in Pedagogy offered by the IFES campus Itapina. The study also had the purpose of characterizing the National Student Assistance Program-PNAES in Brazil, with emphasis on historical, conceptual and legal aspects; describe the IFES Student Assistance Policy - PAE and characterize the profile of students in the first group of Pedagogy who graduated in 2019, highlighting those assisted by PAE-IFES on the Itapina campus. The investigation described the possible contributions of this educational policy to the permanence of these students. The delimited period of this work was from 2010 to 2019, the bibliographical research analyzed data from 2010. The analysis of the IFES data began in 2012, the year of implementation of the PAE in the IFES. In the period 2015-2019, information from the first group of the Pedagogy course was analyzed. The research of a basic nature with a qualitative approach constituted a case study and used data collection techniques in different bibliographic and documentary references, such as: laws, decrees, resolutions, institutional posts, reports, public notices and documents of the academic record in the sectors of the institution. After analyzing the information with the theoretical and documentary research, it was concluded that the Student Assistance Policy was implemented at IFES and a significant percentage of the first class of the Pedagogy course that took part in this study demonstrated that they belong to the target audience of this relevant policy, which contributed to the permanence and completion of the course by these students.en
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Olivia Chaves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3607989256546860pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4815227838086590pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.023: Informação e Documentação: Referência: Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 24p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.520: Informação e Documentação: Citações em Documentos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 7p. BOANAFINA, Anderson Teixeira; OTRANTO, Celia Regina. Institutos federais: entre o CEFET e a Universidade Federal. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. e 112958, 2022. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112958/85829. Acesso em: 23 jan. 2023. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 32/2001 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, 2001. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: em 15 de fevereiro de 2020. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: em 15 de fevereiro de 2020. ______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. ______. Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. 2010. Acesso em: em 15 de fev.de 2020. ______. IFES. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013. Vitória: IFES, 2009. ______. Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Espírito Santo, 2010. ______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: ago. 2022. ______. Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. Brasília, DF: Governo Federal, 2009. ______, MEC, UFRRJ, PPGEA. http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/dissertacoes- concluidas/Acesso em 15 de fev. de 2021 ______. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2004. 51 ______. Portaria Normativa no 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. 2007b. Brasília, Brasil, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 22 ago.2022. ______. Portaria no 1.661, 21 de junho de 2016. Institui a Comissão Responsável pela Revisão da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. Vitória: IFES, 2016. ______. Portaria Normativa no 1.602, 30 de dezembro de 2011. Programas de Apoio à Formação Acadêmica, em âmbitos universais e específicos, previstos na Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. Brasília, 2011. ______. RESOLUÇÃO CNE/CP No 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_a.pdf . Acesso: ago. 2022. ______. RESOLUÇÃO CNE/CP 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002.Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf . Acesso: ago. 2022. ______. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: ago. 2022. ______. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Reconhecimento de Curso de Licenciatura em Pedagogia no IFES Campus Itapina. Disponível em https://emec.mec.gov.br/emec/consulta- cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTgwOA==/9f1aa921d96ca1d f24a34474cc171f61/NDM=. Acesso em 01 de set. 2022. ______. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Renovação de Reconhecimento de Curso de Licenciatura em Pedagogia no IFES Campus Itapina. Portaria no152,de 21/06/2023. Disponível em https://emec.mec.gov.br/emec/consulta- cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTgwOA==/9f1aa921d96ca1d f24a34474cc171f61/NDM=. Acesso em 20 de agost. 2023. BRASÍLIA. CFSS CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. (ed.). PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS E EMISSÃO DE OPINIÃO TÉCNICA EM SERVIÇO SOCIAL. Produção de Documentos e Emissão de Opinião Técnica em Serviço Social Brasília (Df): Conselho Federal de Serviço Social, 2022. 232 p. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/EbookCfess-DocOpiniaoTecnica2022-Final.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023. 52 COLATINA. Prefeitura Municipal. Disponível em: ttps://www.colatina.es.gov.br. Acesso em ago. 2022. COLATINA. Prefeitura Municipal. Disponível em: ttps://http://www.colatina.es.gov.br/acidade/imagens/mapa.gif. Acesso em: ago.2022. FONAPRACE; ANDIFES. V pesquisa nacional de perfil socioeconômico e cultural dos graduandos das IFES. Brasil: Andifes/fonaprace, 2019. Color. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. IFES. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFES 2019/2 - 2024/1. Brasil: [s.n.]. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/documentosinstitucionais/5986-pdi-do-ifes. Acesso em: ago. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Conselho Superior. Resolução do Conselho Superior no. 55/2014, de 15 de dezembro de 2014. Autorizar a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Itapina. Vitória, ES: Conselho Superior, 2014. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/conselhos-comissoes/conselho-superior?start=7. Acesso em: maio de 2022. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Conselho Superior. Resolução do Conselho Superior no. 49/2011, de 13 de setembro de 2011. Estabelece normas para o núcleo comum dos Cursos de Graduação do IFES. Vitória, ES: Conselho Superior, 2011. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/conselhos-comissoes/conselho-superior?start=4. Acesso ago.2022. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Estatuto Geral do IFES. Vitória: IFES, 2010. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Relatório do Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFES: relatório final. Vitória, 2016. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – IFES. Relatório de Gestão 2019 Assistência Estudantil. Vitória, 2019. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Campus Itapina. Vitória: IFES, 2017. KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012, 179f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 53 MACIEL, C. E., LIMA, E. G., GIMENEZ, F. V. Políticas de permanência para estudantes na educação superior. RBPAE, v.32, n.3, p. 759-781, set/dez, 2016. Acesso em agost. 2022. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. NUNES, R. S. dos R.; VELOSO, T. C. M. A, A permanência na educação superior: múltiplos olhares. Educação e Fronteiras On-line. Dourados/MS. V. 6, n. 16, p. 48-63, 2016. Acesso em agost. 2022. OLIVEIRA, Olívia Chaves de. A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2021. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. PIRES, Marcos Antônio de Almeida. A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA SEGUNDO AS PERCEPÇÕES DOS SEUS SERVIDORES. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil? Educação e sociedade. Campinas, v.36, n.133, p. 867-889, 2015. Acesso em agost. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Elen Amaral Siqueira Ravara.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.