Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Elisabeth Souza-
dc.date.accessioned2025-01-24T13:43:40Z-
dc.date.available2025-01-24T13:43:40Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Elisabeth Souza. Maternagem nas narrativas de uma professora de matemática em um blog. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19769-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi traçada com o questionamento sobre a inserção das mulheres no campo científico, especificamente na matemática, com um apanhado histórico da escolarização feminina e dos óbices da maternagem nas mulheres mães que estudam, trabalham e pesquisam. Também o surgimento do magistério feminino até os dias atuais, ainda com vestígios efeitos de patriarcado, e a formação da identidade docente, onde serão descritas reminiscências da autora como professora, esposa, dona de casa e mãe, o quanto isso a influenciou na formação da sua identidade profissional. Além da problematização de que a matemática é uma disciplina difícil e somente para um grupo restrito, foi apontado práticas através do uso de materiais manipulativos no ensino inclusivo de matemática e da física para todos que desejam aprender, com narrativas das vivências da autora como professora de matemática e física, assim como os seus atravessamentos na busca de métodos que atendessem todos os seus alunos, com aulas atrativas e dinâmicas que tiveram como objetivo a igualdade, inclusão e cooperação, e com a associação do eu mulher-mãe-professora. Este trabalho foi estruturado em formato multipaper, composto de cinco capítulos, sendo estes a introdução estendida, dois capítulos em formato de artigo com a metodologia das narrativas autobiográficas, sendo um sobre produto educacional, o Blog, e outro de considerações finais. A partir desse estudo baseado em literatura e em reflexões, a autora buscou colaborar para uma matemática e física inclusiva que atenda a todos, desmistificando alguns estereótipos a ela atribuídos. Com isso, a autora contribuiu para visibilidade da maternagem nas instituições de ensino, com ênfase nos cursos de graduação e pós-graduação, no intuito de dar suporte e apoio para as mulheres mães a permanecerem estudando, principalmente nos cursos da área das Ciências Exatas, na qual ainda a presença feminina é reduzida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMaternagempt_BR
dc.subjectNarrativas Autobiográficaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectMaternitypt_BR
dc.subjectAutobiographical Narrativespt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.titleMaternagem nas narrativas de uma professora de matemática em um blogpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research was designed with the question about the insertion of women in the scientific field, specifically in mathematics, with a historical overview of female schooling and the obstacles to motherhood in women who study, work and research. Also the emergence of female teaching to the present day, still with traces of the effects of patriarchy, and the formation of teaching identity, where reminiscences of the author as a teacher, wife, housewife and mother will be described, how much this influenced her in the formation of your professional identity. In addition to the problematization that mathematics is a difficult subject and only for a restricted group, practices were highlighted through the use of manipulative materials in the inclusive teaching of mathematics and physics for everyone who wants to learn, with narratives of the author's experiences as a high school teacher. mathematics and physics, as well as her crossings in the search for methods that would serve all her students, with attractive and dynamic classes that aimed at equality, inclusion and cooperation, and with the association of the woman-mother-teacher self. This work was structured in multipaper format, consisting of five chapters, these being the extended introduction, two chapters in article format with the methodology of autobiographical narratives, one on the educational product, the Blog, and another on final considerations. Based on this study based on literature and reflections, the author sought to collaborate towards inclusive mathematics and physics that serves everyone, demystifying some stereotypes attributed to it. With this, the author contributed to the visibility of motherhood in educational institutions, with an emphasis on undergraduate and postgraduate courses, with the aim of providing support for women mothers to continue studying, mainly in courses in the area of Exact Sciences, in which the female presence is still reduced.en
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee3Vianna, Márcio de Albuquerque-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6751-7926pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667pt_BR
dc.contributor.referee4Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-1392-7942pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797712587283782pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesAIMI, D. R. da S.; MONTEIRO, F. M. de A. Pesquisa narrativa: reflexões sobre produções dos últimos 14 anos. Educação em Perspectiva, v. 11, 2020. DOI:10.22294/eduper/ppge/ufv. v11i.8403. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8403. Acesso em: 12 jan. 2021. ARCE, A. Documentação oficial e o mito da educadora nata na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 113. p. 167-184, 2001 BARBOSA, J. C. Formatos Insubordinados de Dissertações e Teses na educação Matemática. In. AMBRÓSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Org.) Vertentes da subversão na produção cientifica em educação matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. BADLEY, G.. Escrita acadêmica: conhecimento contestado em formação?. Garantia da Qualidade na Educação, v. 17, n. 2, pág. 104-117, 2009. BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNANDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madri, Espanha: Editorial La Muralla S.A., 2001. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015. CLANDININ, D. J.; ROSIEK, J. Mapping a landscape of Narrative Inquiry: borderland spaces and tensions In: CLANDININ, D. J. (Ed.). Handbook of Narrative Inquiry: Mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007. p. 35 - 76. COSTA, W.N.G. Dissertações e Teses Multipaper: Uma breve revisão bibliográfica. Anais do VIII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1-19, 2014. D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Ed. Da Universidade Estadual de Campinas, 1986. DA ROSA, F.M. C.; BARALDI, I.M. O uso de narrativas (auto)biográficas como uma possibilidade de pesquisa da prática de professores acerca da Educação (Matemática) Inclusiva. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 29, n. 53, p. 936-954, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/168273>. 91 DE BARROS LIMA, Mércia Ferreira Paiva et al. A identidade docente no ensino técnico: as marcas do saber-ser, do saber-tornar-se professor. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. DEWEY, J. Como pensamos. Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Ed. Nacional, 1959. 3a. ed. Cap 2, p. 26-42. Atualidades Pedagógicas; v. 2 DINIZ, M. De que sofrem as mulheres-professoras? In: LOPES, Eliane (Org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 1998. P. 194 -223 DUKE, N. K.; BECK, S. W. Notícias de pesquisa e comentários: a educação deve considerar formatos alternativos para a dissertação. Pesquisador Educacional, v. 28, n. 3, pág. 31-36, 1999. FRANCO, M.A.S. História de vida: uma abordagem emancipatória aliando pesquisa e formação de professor reflexivo. In: Reunião Anual Da Associação Nacional De Pes-Quisa E Pós-Graduação Em Educação,23., 2000, Caxambu. Anais..., Caxambu, 2000. FRANCO, M.A.S. História de vida: uma abordagem emancipatória aliando pesquisa e formação de professor reflexivo. Educação on line, site eletrônico, p. 01-30, 2003. FRANK, A. G.; YUKIHARA, E. Formatos alternativos de teses e dissertações (Blog Ciência Prática). 2013; Tema: Ciência prática (Blog - http://cienciapratica.wordpress.com/). (Blog). FREITAS, L.M.; GHEDIN, E.L. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 111-131, jan./jun. 2015. https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1929 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. GARNICA, A.V. M. História Oral e Educação Matemática: do inventário à regulação. Zetetiké, Campinas, v.11, n. 19, p. 9-55, Jan./Jun., 2003. JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113 KRAMER, S.; SOUZA, S.J. e (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Paulo, SP: Ática, 1996. LARROSA, J. Ensaio, diário e poema como variantes da autobiografia: a propósito de um “poema de formação” de Andrés Sánchez Robayna. In: SOUZA, E.C. de; ABRAHÃO, M.H.M.B. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 183-202. 92 LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortes, 1998. LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 443-481. MARIANI, F.; MONTEIRO, F.M..A. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-133, jan./abr. 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878 MELLO, D.M. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do Curso de Letras. 2004. 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. MOITA, M.C. Percursos de Formação de Trans-formação. In: Nóvoa, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 111-132. MUTTI, G.S.L.; KLÜBER, T.E. Formato Multipaper nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros das áreas de educação. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, [s. l.], 2018. Disponível em: https://sepq.org.br/eventos/vsipeq/documentos/02858929912/11. Acesso em: 13 fev 2022. OLIVEIRA, R.M.MA. et al. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 60, p. 631-656, set./dez. 2016. https://doi.org/10.29286/rep.v25i60.4090 OLIVEIRA, L.D.G.C. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2017. PEREIRA, M. R. O que quer uma professora?. Educação e Realidade.Porto Alegre. 39(1): 181-199, Mar. 2014. PIMENTA, S.G; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. (Org.) Porque escrever é fazer história - revelações, subversões e superações. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2007, p. 45-59. RIZZATTI, I. M et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1- 17, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/download/12657/7658 . Acesso em: 06 mai. 2023. SARTORI, A.; ROESLER, J. Coleção Ogrinho. Mídias e Educação: Linguagens, Cultura e Prática Pedagógica, Paraná, p. 117 - 130, 2002. Disponível em: https://issuu.com/programaagrinho/docs/2_05_midia_e_educacao. Acesso em: 06 mai. 2023 93 SOUZA, E.C (Org.). Autobiografias, História de Vida e Formação: pesquisa e ensino. Salvador/Bahia: EDUNEB - EDIPUCRS, 2006. SOUZA, E.C. O conhecimento de si: narrativas o itinerário escolar e a formação de professores. 2004. 442 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, no 13, 2000, p. 5-23. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. TATTO, F; SCAPIN, I.J. Rejeição à matemática: causas e alternativas de intervenção. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões-URI. Porto Alegre, 2003 TEIXEIRA, L.R.M. et al. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 121-135, ago./dez., 2010 TELLES, J.A. A trajetória narrativa: histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 34, p. 79-92, jul./dez. 1999. VALENTE, J.A. A Inclusão das Tecnologias na Educação Infantil. In: Revista Pátio, n.18, p. 29-32, nov. 2008. VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, n. 17-18, p. 81-103, 2002. ZIBETTI, M. L. T.; PEREIRA, S. R. Mulheres e professoras: repercussões da dupla jornada nas condições de vida e no trabalho docente. Educação em Revista, n. spe2, p. 259-276, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Elizabeth Souza Carneiro.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.