Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19770
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Elizabeth Oliveira Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T14:12:23Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T14:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Elizabeth Oliveira Dantas. Mulheres e seus diferentes letramentos na alfabetização queimadense: resistência em umbríferos tempos pandêmicos. 2023. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19770 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa desenvolveu um estudo sobre os diferentes letramentos de seis mulheres alfabetizadoras, que atuam na rede municipal de ensino de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Objetivou compreender como esses diferentes letramentos se entrelaçam nas experiências, frente a entraves e desafios, tais como: atendimento remoto, falta de suporte digital, má qualidade da internet utilizada pelas classes populares, falta de formação adequada etc., que atravessam diretamente o processo de alfabetização em tempos de pandemia e pós-pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, por focar no movimento inspirado no ateliê biográfico de pesquisa, um procedimento que inscreve prospectivamente as histórias de vida, estabelecendo relação entre o passado, o presente e o futuro, visando a fazer emergir no sujeito um projeto pessoal do seu eu, que posteriormente vai reverberar no outro. Autores como Freire, Pollak, Street, Geraldi, Mortatti, Nóvoa, Monberger, Soares, Kleiman, Beauvoir, Evaristo, entre outros, embasam a pesquisa a partir de um diálogo responsável. O primeiro passo foi a aplicação de um questionário on-line, disponibilizado por e-mail para todos os professores alfabetizadores da rede, e em seguida, seis professoras foram convidadas a se reunirem nos ateliês para o início do trabalho pautado em memórias e narrativas das trajetórias de vida, sendo esse número favorável ao trabalho com duas tríades, ou seja, dois grupos de três pessoas. Por meio da produção coletiva da experiência no campo de pesquisa, tanto as professoras, quanto a pesquisadora, puderam aprender e crescer pelas trilhas das relações estabelecidas. Assim, concluímos que nossa maior contribuição com o presente estudo é fundamentar e provocar significativas transformações na maneira de se pensar a estrutura tanto dos Cursos de Formação inicial para professores alfabetizadores, quanto dos movimentos de formação continuada ofertados pelas redes públicas de ensino, considerando o expressivo número de mulheres e seus diferentes letramentos presentes nessa tão singular etapa da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Letramentos femininos | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Feminine letters | pt_BR |
dc.title | Mulheres e seus diferentes letramentos na alfabetização queimadense: resistência em umbríferos tempos pandêmicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Women and their different literacies in queimadense literacy: resistance in umbriferous pandemic times | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The present research developed a study on the different literacies of six female literacy teachers, who work in the municipal education network of Queimados, in the Baixada Fluminense of Rio de Janeiro. It aimed to understand how these different literacies are intertwined in experiences, in the face of obstacles and challenges, such as: remote assistance, lack of digital support, poor quality of the internet used by the popular classes, lack of adequate training, etc., which directly cross the process of literacy in times of pandemic and after the Covid 19 pandemic. It is a qualitative study, as it focuses on the movement inspired by the biographical research studio, a procedure that prospectively inscribes life stories, establishing a relationship between the past, the present and the future, aiming to make emerge in the subject a personal project of his/her self, which will later reverberate in the other. Authors such as Freire, Pollak, Street, Geraldi, Mortatt, Nóvoa, Monberger, Soares, Kleiman, Beauvoir, Evaristo, among others, base the research through a responsible dialogue. The first step was the application of a remote questionnaire, made available by email to all literacy teachers in the network, then they were invited to gather in the workshops, to begin the work based on memories and narratives of life trajectories, six teachers, being this number favorable to working with two triads, which are groups of three people. Through the collective production of experience in the research field, both the teachers and the researcher were able to learn and grow through the established relationships. We conclude that our greatest contribution with the present study is to support and provoke significant changes in the way of thinking about the structure, both of the Initial Formation Courses for literacy teachers, and of the continuing formation movements offered by the public education networks, considering the expressive number of women and their different literacies, present in this very unique stage of Basic Education. | en |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Patricia Bastos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Sandra Regina | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lucio, Elizabeth Orofino | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3446-5530 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9802121543478378 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2260585963350309 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, Emanuel. A arte da sedução: sexualidade feminina da colônia. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. p. 45-77. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Tradução de Maria Alice Nogueira & Catani. Petrópolis: Vozes, 1998. CATANI, D. et al. História, Memória e Autobiografia da Pesquisa Educacional e na Formação. In: CATANI, D. et al. (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997. CORREIA, Wilson Francisco. O que é conservadorismo em educação? Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 2, p. 78-90, maio/ago. 2013. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. DAVIS, CLÁUDIA. “O construtivismo de Piaget e o sócio-interacionismo de Vygotsky”. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, 1., 1993, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: UNIJUÍ, 1993. DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. DORNELES, Beatriz. V. Mecanismos seletivos da escola pública: um estudo etnográfico. In: SCOZ, B. J. L.; RUBINSTEIN, E.; ROSSA, E. M. M.; BARONE, L. M. C. (Orgs.). Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre, 1987. v. 1. p. 251-274. EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. 200p. FARIA, Anália Rodrigues de. Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987. FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989. FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos Professores. Revista Estudos Avançados – Estud. Av., São Paulo, v. 15, n. 42, maio/ago. 2001. GATTI, B.A. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. GERALDI, João Wanderley et al. (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. 121 GRAFF, H. J. The legacies of literacy: Continuities and contradictions in western society and culture. In: CASTEL, S. de; LUKE, A.; EGAN, K. (ed.). Literacy, Society, and Schooling: a reader. USA: Cambridge University Press, 1986. p. 61-86. GRAFF, H. J. The literacy mith: Cultural integration and social structure in the 19th century. USA: Transaction Publishers, 1979/1991. HAN, Byung-Chul. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han. El País, 22 de março de 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o- coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de amanha-segundo-o-filosofo-byung-chul-han.html. Acesso em: 24 nov. 2020. HARMANGE, Pauline. Eu Odeio os Homens: Um desabafo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021. HASAN, R. Literacy, everyday talk and society. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (eds.). Literacy in Society. NY: Longman, 1996. p. 377-423. KLEIMAN, A. B. Avaliando a compreensão: Letramento e discursividade nos testes de leitura. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003 p. 209-225. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 4. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996. KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. LERNER, Gerda. 1920-2013. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 1990. LUCKESI, Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In: LUCKESI, Cipriano. (org.). Ensaios de ludo pedagogia, Salvador UFBA/FACED, n. 1, 2000. LUKE, A. Genres of power? Literacy education and the production of capital. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (ed.). Literacy in society. NY: Longman, 1996. p. 308-338. MACÊDO, S. Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia covid-19: tecendo sentidos. Rev. NUFEN, Belém, v. 12, n. 2, p. 187- 204, mai./ago. 2020. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000/2001. MARCUSCHI, L. A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2001. p. 23-50. MORTATTI, Maria do Rosario. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004. NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. PEREIRO, X. Apontamentos de Antropologia Cultural. Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro – UTAD, 2004/2005. Disponível em: http://www.miranda.utad.pt/~xerardo Acesso em: 26 set. 2020. 122 ROJO, R. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: ROJO, R.; BARBOSA, J. (org.). Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. ROJO, R. H. R. As relações entre fala e escrita: Mitos e perspectivas. Belo Horizonte, MG: CEALE, Rede Nacional de Centros de Formação Continuada, MEC, 2006. vol. 1. ROJO, R. H. R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: Diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. p. 51-74. ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SARTI, Cynthia A. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. Tradução de A. Chelini, José P. Paes e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix; USP, 1969. SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004. SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113. SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006. SPOSITO, Marilia Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico. In: ZAGO, N.; PAIXÃO, L. P. (org.). Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007. STREET, B. V. Literacy and development: ethnographic perspectives on schooling and adult education. In: STREET, B. V. (ed.). Literacy and Development: Ethnographic perspectives. London and New York: Routledge, 2001. STREET, B. V. Social Literacies: critical approaches to literacy in development, etnography and education. London: Longmam, 1995. STREET, B. V. Social Literacies: Critical approaches to literacy in development, ethnography and education. New York: Longman, 1995. STREET, B. V. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Londres, v. 5, n. 2, maio 2003. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2009. 123 VILLELA, Heloisa de S. Do artesanato à profissão. Representações sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 104-15. Vol. II/Século XIX. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Elizabeth Oliveira Dantas Alves.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.