Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Oséas Inácio da-
dc.date.accessioned2025-01-24T16:39:13Z-
dc.date.available2025-01-24T16:39:13Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationLUZ, Oséas Inácio da. Museu Vivo do São Bento: práticas decoloniais na Baixada Fluminense. 2024. 147 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19776-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de demonstrar que o Museu Vivo do São Bento é uma instituição que desenvolve práticas decoloniais e que, desta forma, a partir de uma aproximação entre a educação formal e a não-formal, pode contribuir para a diminuição da colonialidade ainda existente no ensino de História. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que usa a Tematização, (Fontoura, 2011), para analisar projetos, exposições e a legislação acerca do Museu Vivo do São Bento. Partindo de uma sustentação teórica baseada em pensadores como Anibal Quijano (2009), Maldonado-Torres (2007), Catherine Walsh (2018), Walter Mignolo (2014) e Mário Chagas (2016), apropriou-se da perspectiva decolonial e se aplicou os conceitos e noções de colonialidade, decolonialidade, museu, patrimônio, educação outra e giro decolonial em práticas desenvolvidas pelo museu. Buscando atender um dos requisitos obrigatórios deste programa de mestrado, elaborou-se um produto pedagógico direcionado aos professores que desejam visitar este museu juntamente com suas turmas. Com o objetivo de iniciar uma reflexão necessária àqueles que visitam um museu de percurso, este material consiste em uma apresentação introdutória acerca do Museu Vivo do São Bento, a partir da comparação crítica entre as características dos museus tradicionais e dos museus de território. O teste deste produto pedagógico envolveu 2 turmas, compostas por 54 alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Belford Roxo, que, em dois encontros, foram apresentados ao produto pedagógico, preencheram formulários, visitaram o Museu Vivo e elaboraram trabalhos relacionando a sua disciplina à experiência no museu. Por fim, os principais resultados desta pesquisa mostram que o Museu Vivo do São Bento, por meio de suas exposições e projetos, tem confrontado a perspectiva colonial ao criar espaços onde grupos subalternizados possam atuar como protagonistas de suas histórias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectmuseupt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectdecolonialidadept_BR
dc.subjectcolonialidadept_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.subjectmuseumpt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.subjectdecolonialitypt_BR
dc.subjectcolonialitypt_BR
dc.titleMuseu Vivo do São Bento: práticas decoloniais na Baixada Fluminensept_BR
dc.title.alternativeMuseu Vivo do São Bento: decolonial practices in the Baixada Fluminenseen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of this paper is to demonstrate that the São Bento Living Museum is an institution that develops decolonial practices and that, by bringing formal and non-formal education closer together, it can contribute to reducing the coloniality that still exists in history teaching. Methodologically, this is a qualitative study that uses thematization (Fontoura, 2011) to analyze projects, exhibitions and legislation about the São Bento Living Museum. Starting from a theoretical foundation based on thinkers such as Anibal Quijano (2009), Maldonado-Torres (2007), Catherine Walsh (2018), Walter Mignolo (2014) and Mário Chagas (2016), the decolonial perspective was appropriated and the concepts and notions of coloniality, decoloniality, museum, heritage, other education and decolonial turn were applied to practices developed by the museum. In order to meet one of the mandatory requirements of this master's program, a pedagogical product was developed for teachers who wish to visit this museum with their classes. With the aim of initiating a necessary reflection for those visiting a museum along the way, this material consists of an introductory presentation about the São Bento Living Museum, based on a critical comparison between the characteristics of traditional museums and museums of territory. The test of this pedagogical product involved two classes, made up of 54 students from the Federal Institute of Rio de Janeiro - Belford Roxo Campus, who, in two meetings, were introduced to the pedagogical product, filled in forms, visited the Living Museum and wrote assignments relating their subject to the museum experience. Finally, the main results of this research show that the São Bento Living Museum, through its exhibitions and projects, has confronted the colonial perspective by creating spaces where subalternized groups can act as protagonists of their histories.en
dc.contributor.advisor1Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2459-0135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.contributor.referee2Guimaraes, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee3Bezerra, Nielson Rosa-
dc.contributor.referee4Viana, Uhelinton Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0964512828632046pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Oséas Inácio da Luz.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.