Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19860Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva Junior, Evandro de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-27T15:52:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-27T15:52:08Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Evandro de Oliveira. Coletivo Pontes e Movimento LGBTIA+ na UFRRJ: uma análise sobre os 16 anos de resistência. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19860 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende analisar o movimento LGBTIA+ da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro através do Coletivo Pontes em seus 16 anos de existência, se configurando como um dos coletivos em atividade mais antigos da universidade. Para contextualizar as ações do Coletivo Pontes, realizamos uma investigação a partir das gerações ponteanas, ou seja, os diferentes momentos do coletivo e seus representantes. A ideia central é trazer percepções variadas sobre a ação do Coletivo Pontes ao longo de sua existência, de forma a analisar os cenários sociopolíticos em que essas diferentes gerações estavam inseridas e de que forma tais contextos influenciaram nas ações organizadas pelo grupo. Baseamos nosso estudo a partir de uma metodologia de pesquisa exploratória descritiva e documental, dada a escassez de material bibliográfico sobre o Coletivo Pontes. A investigação foi pautada em debates empíricos que atravessam todo trabalho, tendo sido utilizado um roteiro de entrevistas pré-estruturado com as lideranças e ativistas de cada momento geracional do Pontes a fim de conhecer o perfil, suas análises políticas, compreensões em relação ao Pontes e às políticas públicas voltadas para a população LGBTIA+. Essa pesquisa, portanto, aponta para a importância não só da formação política em espaços coletivos como o Pontes enquanto mecanismo de qualificação da formação humana/profissional, mas também reitera a relevância dos grupos com pautas identitárias na universidade, seja por acolhimento, seja por ação política na garantia de direitos em todas as esferas de sociabilidade. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Coletivo Pontes | pt_BR |
| dc.subject | Movimento LGBTIA+ | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Conservadorismo | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | LGBTIA+ Movement | pt_BR |
| dc.subject | Public Policies | pt_BR |
| dc.subject | Conservadorism | pt_BR |
| dc.subject | Brazil | pt_BR |
| dc.title | Coletivo pontes e movimento LGBTIA+ na UFRRJ: uma análise sobre os 16 anos de resistência | pt_BR |
| dc.title.alternative | Coletivo pontes and the LGBTIA+ movement at UFRRJ: an analysis of the 16 years of resistance | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This work intends to analyze the LGBTIA+ movement of the Federal Rural University of Rio de Janeiro through Coletivo Pontes in its 16 years of existence, becoming one of the oldest active collectives of the university. In order to contextualize the actions of Coletivo Pontes, we carried out an investigation based on the Pontes' generations, that is, the different moments of the collective and its representatives. The central idea is to bring varied perceptions about the action of Coletivo Pontes throughout its existence, in order to analyze the sociopolitical scenarios in which these different generations were inserted and how such contexts influenced the actions organized by the group. We based our study on a descriptive and documentary exploratory research methodology, given the scarcity of bibliographic material about the Coletivo Pontes. The investigation was based on empirical debates that run through the entire work, using a pre-structured interview script with the leaders and activists of each generational moment of Pontes in order to know the profile, their political analyses, understandings in relation to Pontes and public policies aimed at the LGBTIA+ population. This research, therefore, points to the importance, not only of political training in collective spaces such as Pontes as a mechanism for qualifying human/professional training, but also reiterates the relevance of groups with identity agendas at the university, either by acceptance or by political action in the guarantee of rights in all spheres of sociability. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Joyce Alves da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2346924222027160 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva Júnior, Jonas Alves da | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva Junior, Aureliano Lopes da | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9872-9830 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6480978260525004 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Rafael Maul de Carvalho | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8583076511172943 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Hilário, Rosangela Aparecida | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-0308-8557 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819241283467661 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-0084-6124 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8879736923971803 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | AGUIÃO, Silvia. Fazer-se no "Estado": uma etnografia sobre o processo de constituição dos "LGBT" como sujeitos de direitos no Brasil contemporâneo [online]. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. ALONSO, Angela. As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. São Paulo: Lua Nova, 2009. ANDIFES. Pesquisa de mapeamento da situação de estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior - 2018. Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/2022/03/pesquisa-andifes-perfil- graduandos-2018.pdf .Acesso em 01 dez 2022 BORTOLINI, Alexandre. Falar de gênero para construir a democracia: O ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018). 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003. BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Parecer 05/1985. Consulta referente à orientação para a correta aplicação da CID, questão a que interessa o pleito formulado pelo auto-denominado "GRUPO GAY DA BAHIA". Disponível em: https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/BR/1985/5_1985.pdf. Acesso em 12 nov 2022. _______. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. _______. Ministério da Educação. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Brasília, 2007 121 _______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, 2009. _______. Ministério da Saúde. Portaria Nacional 2836/2011. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, 2011. _______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Portaria Nacional 766/2013. Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, 2013. CRUZ, Thalles A. S. “Olha, eu fiz o GDE, meu bem!”: uma análise da capilaridade da política pública curricular no curso Gênero e Diversidade na Escola. 2019. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. FEITOSA, Cleyton. Direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em Pernambuco: o caso do Centro Estadual de Combate à Homofobia. 2016. 260f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Direitos Humanos) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. _________, Cleyton. A participação social nos 40 anos do Movimento LGBT brasileiro. In: GREEN, J.; QUINALHA, R.; CAETANO, M.; FERNANDES, M. (Org.). História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018. FIGUEIREDO, C; MALVEZZI, P. ‘Ideologia de Gênero: como o clã Bolsonaro usa a internet para atacar LGBTI+. Carta Capital, 29 set 2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/ideologia-de-genero-como-o-cla-bolsonaro- usa-internet-para-atacar-lgbti/. Acesso em: 10 jan 2023. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a Ed. São Paulo: Atlas, 1999. 122 GRUPO GAY DA BAHIA. Mortes violentas de LGBT no Brasil – Relatório de 2017. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2020/03/relatorio-2017.pdf Acesso em 12 ago 2022. LIMA, Stephanie Pereira de. As bi, as gay, as trava e as sapatão tão tudo organizada pra fazer revolução!: uma análise sócio antropológica do Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual (ENUDS). 2016. 171f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Saúde Coletiva) – Instituto de Medicina Social, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. LISBOA, Vinicius. Subnotificação de crimes contra LGBTQI+ preocupa direitos humanos. Agência Brasil, 20 jul 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-07/subnotificacao-de- crimes-contra-lgbtqi-preocupa-direitos-humanos. Acesso em 04 dez 2022. REDAÇÃO. Suicídio entre gays, lésbicas e bissexuais: pesquisa analisa fatores como gênero, raça e idade. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2021/11/suicidio- entre-gays-lesbicas-e-bissexuais-pesquisa-analisa-papel-de-fatores-como-genero-raca-e- idade.html. Acesso em 02 dez 2022. TRINDADE, Ronaldo. A invenção do ativismo LGBT no Brasil: intercâmbios e ressignificações. In: GREEN, J.; QUINALHA, R.; CAETANO, M.; FERNANDES, M. (Org.). História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018. VILELA, P. Rafael. Violência, violações e desigualdade aumentaram sob Bolsonaro, diz grupo internacional. Brasil de Fato, 19 jan 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/01/19/violencia-violacao-e-desigualdade- aumentaram-sob-bolsonaro-diz-grupo-internacional. Acesso em: 10 jan 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Evandro de Oliveira Silva Junior.Pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
