Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Taís de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-28T14:00:50Z-
dc.date.available2025-01-28T14:00:50Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Taís L. Agência de Notícias das Favelas e Educação Popular Comunitária: Juventudes entre a desigualdade e o protagonismo. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19872-
dc.description.abstractNesta pesquisa, a Agência de Notícias das Favelas é o foco. Busco, ao longo do trabalho, analisar como a ANF contribui enquanto agente promotora de educação, uma vez que realiza um trabalho educativo embora não formal em que dialoga a todo instante com as juventudes periferizadas. Por meio de ações como a RACC (Rede de Agentes Comunitários de Comunicação), a ANF se revela, além de um espaço de Comunicação Comunitária, lugar também de Educação Popular Comunitária. À medida que reuniões de pauta para o jornal acontecem, debates são realizados, textos são escritos, cursos são feitos, é gerado um movimento de produção de subjetividades que a Agência realiza em seus interlocutores: da conscientização, chegam à organização e à reflexão-prática, que faz com que os sujeitos se mobilizem para transformação de sua própria realidade. Para contextualizar minha chegada à Agência de Notícias das Favelas, no entanto, faço um panorama da juventude favelada carioca, apresentando dados levantados pelo Mapa da Violência. O extermínio dessas juventudes revelado em gráficos e tabelas conversa com o discurso eurocêntrico midiático, que criminaliza a pobreza e cria na juventude mais violentada a figura de um inimigo ficcional (MBEMBE, 2018), em que especialmente negros e pobres são vistos como produtores de violência. O discurso midiático hegemônico perpetua a herança das raízes do Brasil escravocrata, o que indica a urgência de uma educação antirracista, sobre a qual também dedico parte desse trabalho. A ANF, porém, vai na contramão. Enquanto observadora participante, tive a oportunidade de conhecer a ANF, que opera como contradiscurso acerca das favelas e suas juventudes, informando e noticiando a favela pelo olhar de dentro, com uma visão não criminalizante, mas democrática, popular, coletiva. Na prática, dá visibilidade ao que os jovens produtores de cultura criam, realiza um trabalho de Educação Popular Comunitária – que está para além dos muros da escola – e contribui para que os sujeitos construam sua própria emancipação, colaboradores ou leitores, a partir da ação-reflexão sobre a própria realidade. Através do jornal A Voz da Favela, da RACC, do portal, de cada projeto e de cada nova matéria, a Agência democratiza o acesso a informação e a comunicação, dando voz a favela e protagonizando sua gente. A metodologia adotada foi a etnografia e o referencial teórico adotado foram as percepções de autores como Mbembe, Freire, Brandão, Gohn, Gadotti, Almeida, Gomes e Peruzzo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Popular Comunitáriapt_BR
dc.subjectComunicação Comunitáriapt_BR
dc.subjectDesigualdade e protagonismopt_BR
dc.subjectCommunity Popular Educationpt_BR
dc.subjectCommunity Communicationpt_BR
dc.subjectInequality and protagonismpt_BR
dc.titleAgência de Notícias das Favelas e Educação Popular Comunitária: Juventudes entre a desigualdade e o protagonismopt_BR
dc.title.alternativeL. Favela News Agency and Community Popular Education: Youth between inequality and protagonismen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn this research, the Favelas News Agency is the focus. I seek, throughout the work, to analyze how the ANF contributes as an education promoting agent, since it carries out an educational work although not formal in which it dialogues at all times with the peripheral youths. Through actions such as the RACC (Network of Community Communication Agents), the ANF reveals itself, in addition to being a space for Community Communication, also a place for Popular Community Education. As agenda meetings for the newspaper take place, debates are held, texts are written, courses are taken, a movement of production of subjectivities is generated that the Agency carries out in its interlocutors: from awareness, they reach organization and practical reflection, which makes the subjects mobilize for the transformation of their own reality. To contextualize my arrival at Favelas News Agency, however, I provide an overview of Rio de Janeiro‘s favela youth, presenting data collected by the Violence Map. The extermination of these youths revealed in graphs and tables speaks to the Eurocentric media discourse, which criminalizes poverty and creates in the most violated youth the figure of a fictional enemy (MBEMBE, 2018), in which especially blacks and the poor are seen as producers of violence. The hegemonic media discourse perpetuates the legacy of the roots of slave-holding Brazil, which indicates the urgency of an anti-racist education, on which I also dedicate part of this work. The ANF, however, goes against the grain. As a participant observer, I had the opportunity to get to know the ANF, which operates as a counter-discourse about favelas and their youth, informing and reporting the favela from the inside, with a non-criminalizing, but democratic, popular, collective vision. In practice, it gives visibility to what young producers of culture create, carries out a work of Community Popular Education - which is beyond the school walls - and contributes to the subjects building their own emancipation, collaborators or readers, from the action-reflection on reality itself. Through the newspaper The Voice of the Favela, RACC, the portal, each project and each new article, the Agency democratizes access to information and communication, giving voice to the favela and leading its people. The methodology adopted was ethnography and the theoretical framework adopted were the perceptions of authors such as Mbembe, Freire, Brandão, Gohn, Gadotti, Almeida, Gomes and Peruzzo.en
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6013-7784pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Alessandra Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908639773295613pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Sônia Beatriz dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633230637573457pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1808974095970351pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesA VOZ DA FAVELA. Editorial. Ed: zero, p. 2. Rio de Janeiro, 2009 ALMEIDA, Bruno. Bibliotecas comunitárias mostram a potência da mobilização cultural nas favelas e periferias, 13 mai. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/bibliotecas-comunitarias-mostram-a-potencia-da-mobilizacao- 114 cultural-nas-favelas-e-periferias/. ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. ARROYO, Miguel. Aprendendo nas transgressões. In Ofício de mestre: imagens e auto- imagens. 9a edição. Petrópolis: Vozes, 2007. BERINO, Aristóteles de Paula; VICTORIO FILHO, Aldo. Caveirão & Homem prostituto & Late que eu estou passando: o que vemos, o que nos olha no cotidiano escolar. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 225-232, 2010. BERINO, Aristóteles de Paula. Currículos praticados e pedagogia da imagem. In: MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos (orgs.). Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2009. BOURDIEU, P. Reprodução cultural e reprodução social. In MICELI (org.): A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectivas, pp. 295-336. 1987. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação popular. São Paulo: Brasiliense. 1982. . O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense. 2006 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. . Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Cortez, 181p., 1990. . Indagações Sobre Currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva. 1987. CARIA, T. Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. In Sociologia – Problemas e Práticas, n.o12, pp.171-184. 1992. CNMP. Conselho Nacional do Ministério Público. Um olhar atento mais atento nas unidades de internação e semiliberdade para adolescentes. Relatório da Resolução 67/2011. Brasília, 2015. COIMBRA, Cecília. Direitos Humanos e Criminalização da Pobreza. Trabalho apresentado em Mesa Redonda: Direitos Humanos e Criminalização da Pobreza no I Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, realizado pela UERJ, em outubro de 2006. Disponível em: http://www.slab.uff.br/images/Aqruivos/textos_sti/Cec%C3%ADlia%20Coimbra/texto5 4.pdf. 115 COIMBRA, Cecília.; NASCIMENTO, Maria Lívia. Ser jovem, ser pobre é ser perigoso? Imagens sobre a juventude. In: Jovenes, Revista de Estudios sobre Juventud. México. V.9, n. 22. Jan/Jun 2005. p. 338-355. Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos: Crianças e Adolescentes. Rio de Janeiro: CEJIL; Suécia: Save the Children, 2004. DAVIS, Angela. Angela Davis: An Autobiography. New York: Random House, 2011. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, 2003. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador, BA: Editora EDUFBA, 2008. FERNANDES, André. Perseguindo um sonho: a história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo – 2a Ed. – Rio de Janeiro: ANF Produções, 2016. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 32 ed. São Paulo: Cortez, 1996. . Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979. . Educação e Participação Comunitária. In: CASTELLS, Manuel: Novas Perspectivas Críticas em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 53-62. . Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997. . Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. – 17a Ed. Ver. E Atual. – São Paulo: Paz e Terra, 2011. . Pedagogia do Oprimido. – 50a Ed. Rev. E Atual. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREIRE, Paulo & Antonio Faundez, 1985. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra. FREIXO, Marcelo (org. Mandato Estadual). Documentário ―Brasil 8.069‖. Direção Dafne Capella. Rio de Janeiro, Jul. 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OZEG-JtK7ZY. Acesso em: 21/04/2020. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2009. GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Instituto 116 Paulo Freire. 2009. . Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, v. 18, p. 10-32, 2012. GEORGE, Mano. Karatecas da Favela do Lagartixa (RJ) se tornam faixas pretas, 22 dez. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/um-dia-de-muita-emocao-para- karatecas-do-lagartixa/. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez. 1999. . Educação Popular e movimentos sociais. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (orgs.). Educação Popular: lugar de construção coletiva. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013. . Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez. 2009. GOMES, Nilma L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal no 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. . Intelectuais Negros e Produção do Conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. P. 419-441. . Movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017. . Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. In: Revista Brasileira de Educação, n. 21, 2002. GOMES CARVALHO, R. G.. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. In: Revista Iberoamericana de Educación. 2006. GROPPO, Luís Antonio. Condição juvenil e modelos contemporâneos de análise sociológica das juventudes. Última década. 2010. . Sentidos da juventude na Sociologia e nas políticas públicas do Brasil contemporâneo. Rev. Políticas Públicas, São Luís, v. 20, n. 01, p. 383-402, 2016. GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo, Petrópolis, Ed. Vozes, 1996. KRAMER, Sonia. Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2007. 117 LIMA, Jacson. Saúde mental dentro da favela, 01 nov. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/saude-mental-dentro-da-favela/. LIRA, Nice. Favela Brass oferece aula de música gratuita para crianças e jovens, 20 out. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/favela-brass-oferece-aula-de-musica- gratuita-para-criancas-e-jovens/. . Favela Fashion busca ajuda para realizar desfile na Vila Cruzeiro, 13 nov. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/favela-fashion-busca-ajuda-para-realizar- desfile-na-vila-cruzeiro/. . Minha identidade favelada, 07 out. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/minha-identidade-favelada/. LUME, Vaga. Samba-Enredo 2019 - Histórias Para Ninar Gente Grande. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/mangueira/samba-enredo-2019-historias-para- ninar-gente-grande.html>. Acesso em: 14 de mar de 2020. MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos (org) Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo – Campinas, SP: E/UNICAMP, 2009. MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou Afrodescendente: um racismo ao avesso? In: Revista da ABPN, v. 4, n. 8, 2012. . Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇOES RACIAIS E EDUCAÇÃOPENESB. Rio de Janeiro, 2003. PADILHA, Paulo Roberto, 2004. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire. PASSOS, Joana Celia dos. Juventude negra na EJA: os desafios de uma política pública. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2008. . Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. . Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DACOMUNICAÇÃO, 2006. POSTER, Cyril; ZIMMER, Jürgen (org.). Educação comunitária no Terceiro Mundo. Campinas: Papirus (Série Educação Internacional do Instituto Paulo Freire). 1995. 118 REDAÇÃO. Evento online e gratuito: A importância do pensamento sobre as favelas, 27 set. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/evento-online-e-gratuito-a- importancia-do-pensamento-sobre-as-favelas/. . Investe Favela: projetos de periferias podem ganhar até R$ 120 mil, 21 nov. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/investe-favela-projetos-de-periferias- podem-ganhar-ate-r-120-mil/. . Marcha das Favelas e Ação Social marcam o Dia da Favela no Rio, 04 nov. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/marcha-das-favelas-e-acao-social- marcam-o-dia-da-favela-no-rio/. ROCHA, Carla. A miséria encaixotada há uma década. O Globo, 04/05/1997. SILVA, Jair Militão da. Educação comunitária: estudos e propostos. São Paulo: SENAC. 1996. SOUZA, T. L.. Favela in Rio. Agência de Notícias das Favelas, 15 out. 2019. Disponível em: http://www.anf.org.br/favela-in-rio/. SOTERO, E. C., PEREIRA, I. D., & SANTOS, S. B. dos. (2021). PEDAGOGIAS NEGRAS: O ANTIRRACISMO, O BEM VIVER E A CORPOREIDADE. Revista Inter Ação, 46(3), 1314–1329. 2021. TORRES, Rosa Maria (org.). Educação popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola. 1987 WAISELFISZ, J.J. Mapa da violência 2014: os jovens do Brasil. Brasília (DF): Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2014. WANDERLEY, Luiz Eduardo. Educar para transformar: educação popular, igreja católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes. 1984. XAVIER, Monica. Favela do Jacarezinho no enfrentamento à fome e à miséria reúne movimentos sociais, 24 out. 2021. Disponível em: https://www.anf.org.br/favela-do- jacarezinho-no-enfrentamento-a-fome-e-a-miseria-reune-movimentos-sociais/.pt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Taís Lopes de Souza.Pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.