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dc.contributor.authorSilva, Gabriel Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-01-29T12:36:26Z-
dc.date.available2025-01-29T12:36:26Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Rodrigues da. Políticas públicas florestais na região metropolitana do Rio de Janeiro: O caso do maciço do Gericinó-Mendanha. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19877-
dc.description.abstractOs ambientes florestais trazem uma série de benefícios à sociedade, tais como provisão de água e alimentos, purificação do ar, regulação térmica, recreação e beleza estética. Entretanto, apesar de sua importância, esses ambientes sofrem grande pressão devido ao desmatamento, sendo este a maior fonte de gases do efeito estufa no país. Em resposta à pressão sofrida pelos ambientes florestais, as políticas públicas para o setor florestal são uma importante ferramenta para promover a preservação e conservação desses ambientes. Na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, observa-se que uma das maiores áreas florestadas é o maciço do Gericinó-Mendanha, que é um dos três grandes maciços montanhosos da região metropolitana, juntamente com os maciços da Tijuca e da Pedra Branca. Entretanto, diferentemente desses dois maciços, o maciço do Gericinó-Mendanha ainda carece de estudos que apontem uma conjuntura de políticas públicas florestais para sua conservação. Sendo assim, este trabalho se propõe a identificar e analisar criticamente o atual cenário de políticas públicas florestais existentes para esse maciço. Para isso, identificou-se que as principais políticas públicas florestais existentes para o maciço consistem em I – atos legislativos relacionados com a conservação do maciço; II – programas ambientais de autoria do Estado e III – programas ambientais de autoria da Sociedade Civil Organizada. Os resultados mostram que, para os atos legislativos, observou-se que os principais atos diretamente relacionados com a conservação do maciço foram os que criam as Unidades de Conservação no local, assim como as leis orgânicas e planos diretores municipais, que declaram o maciço como uma importante área a ser conservada. Para os programas ambientais de autoria do Estado, foram identificados o ICMS Ecológico e o Florestas do Amanhã. Para o primeiro, identificou-se que em 2022, os municípios adjacentes ao maciço do Gericinó-Mendanha arrecadaram valores de R$ 134.449,68 (Rio de Janeiro), R$ 539.910,84 (Nova Iguaçu), R$ 3.685.848,54 (Mesquita) e R$ 607.806,72 (Nilópolis), considerando as suas Unidades de Conservação municipais. Para o Florestas do Amanhã, identificou-se um total de oito áreas de plantio de mudas localizados nos municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis, somando um total de 71,89 hectares. Em relação aos programas de autoria da Sociedade Civil Organizada, identificou-se o programa “Eles Queimam, Nós Plantamos”, promovido pela organização denominada Instituto EAE – Educação Ambiental e Ecoturismo, que plantou 3.035 mudas de espécies nativas entre novembro de 2018 e fevereiro de 2022. Entretanto, apesar da presença das políticas públicas citadas, observa-se uma visível falta de articulação entre os diferentes atores envolvidos na conservação do maciço, com iniciativas isoladas e que se sobrepõe umas às outras. Como conclusão, verifica-se que o conjunto dessas iniciativas formam um “quebra-cabeças” de difícil compreensão para boa parte da sociedade. Contudo, apesar da pouca articulação entre esses diferentes atores, é possível observar que o somatório dessas iniciativas foi responsável pelo atual cenário de conservação encontrado no maciço do Gericinó-Mendanha.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectFlorestaspt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjectICMS Ecológicopt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.subjectForestspt_BR
dc.titlePolíticas públicas florestais na região metropolitana do Rio de Janeiro: o caso do maciço do Gericinó-Mendanhapt_BR
dc.title.alternativeForestry public policies in the metropolitan region of Rio de Janeiro: the case of Gericinó-Mendanha massifen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherForestry environments are responsible for a number of benefits to society, such as water and food supply, air purification, termal regulation, recreation and aesthetic beauty. However, despite their importance and the fact that they occupy almost 496,8 millions of hectares in Brazil, forest environments are under great pressure due to deforestation, wich is the largest source of greenhouse gas emission in the country. In response to this pressure, forestry public policies can be cited as an important tool to promote the preservation and conservation of forest environments. In the metropolitan region of Rio de Janeiro State, the massif of Gericinó- Mendanha is one of the biggest forest areas with good conservation status, alongside with Tijuca and Pedra Branca massifs. However, unlike these massifs, there ́s still a lack of studies that indicate the conjucture of forestry public policies for the Gericinó-Mendanha massif. Thus, this work proposes to identify and analyze the current scenario of forestry public policies for Gericinó-Mendanha massif. In this work, it was identified that the current forestry public policies for this massif consists of I – legislative acts related to the conservation of the massif; II – State environmental programs and; III – Civil Society programs. For the legislative acts, it was observed that the main acts directly adressed to the conservation of Gericinó-Mendanha massif were those wich create the conservation units, as well as municipal organic laws and municipal plans, wich stablishes Gericinó-Mendanha massif as an important area to be conserved. For the State environmental programs, the ICMS Ecológico and the Florestas do amanhã were identified. In the first one, it was identified that the municipalities adjacents to the Gericinó-Mendanha massif colletcted in 2022 the following amounts: R$ 134,449.68 (Rio de Janeiro), R$ 539, 910 (Nova Iguaçu), R$ 3,685,848.54 (Mesquita) and R$ 607,806.72 (Nilópolis), considering only the municipal Conservation Units. For the Florestas do Amanhã, a total of eight planting areas were identified in the municipalities of Nova Iguaçu and Nilópolis, wich summed 71.89 hectares. Regarding the Civil Society programs, it was identified onde entiteled “Eles Queimam, Nós Plantamos”, promoted by the organization Instituto EAE – Educação Ambiental e Ecoturismo, wich planted 3,035 seedlings of native species between November 2018 and February 2022. Despite the public policies mentioned above, there is a lack of articulation among all the actors involved in the Gericinó-Mendanha conservation, wich initiatives are moslty isolated and repetitive, overlaping each other. As a result, the set of these intiatives form a puzzle of dificult interpretation for most part of the society. However, despite the lack of articulation mentioned, it can be observed that the sum of these initiaitves was responsible for the current conservation scenario found in the Gericinó-Mendanha massif.en
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luís Mauro Sampaio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6837-5189pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182251407761783pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Louzada, Marco Aurelio Passos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4221-3325pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0281215339133333pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Luís Mauro Sampaio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6837-5189pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182251407761783pt_BR
dc.contributor.referee2Curto, Rafaella De Angeli-
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0001-5509-4655pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7493748713385803pt_BR
dc.contributor.referee3Simões, Manoel Ricardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2207577229135073pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566760553189377pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
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dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
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