Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCelestino, Geisa Correia Soares-
dc.date.accessioned2025-01-30T13:57:58Z-
dc.date.available2025-01-30T13:57:58Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationCelestino, Geisa Correia Soares. Os “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIX. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937-
dc.description.abstractA proposta desse trabalho é analisar os cartões de visita elaborados pelo fotógrafo português José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) sobre os pretos populares e pretos exóticos durante o período de 1864 a 1867 na cidade do Rio de Janeiro. Tenho como objetivo compreender estas fotografias como modalidades de imaginações sobre o Outro, que se materializam e são experimentadas como reais e não apenas como meras representações. Assim, busco destacar nestes cartões de visita elaborados pelo Christiano Júnior dois momentos: primeiro, fotografias de negros populares que, em sua maioria, exerciam a função de escravos de ganho trabalhando nos grandes centros urbanos. O segundo momento, imagens fotográficas que estão classificadas como tipos “exóticos” e/ou etnográficas vendidas aos estrangeiros como cartões de visita que serviram como suporte para as teorias raciais na segunda metade do século XIX.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectExóticopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectCartões de visitapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectExoticpt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectVisit cardspt_BR
dc.titleOs “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe purpose of this work is to analyze the business cards made by the Portuguese photographer José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) about popular blacks and exotic blacks during the period from 1864 to 1867 in the city of Rio de Janeiro. I aim to understand these photographs as modalities of imaginations about the Other, which materialize and are experienced as real and not just as mere representations. Thus, I seek to highlight two moments in these visit cards created by Christiano Júnior: first, photographs of popular blacks who, for the most part, worked as slaves for gain working in large urban centers. The second moment, photographic images that are classified as “exotic” and/or ethnographic types sold to foreigners as visit cards that served as support for racial theories in the second half of the 19th century.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Luena Nascimento Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Luena Nascimento Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6494-1470pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0181466068579034pt_BR
dc.contributor.referee3Reinheimer, Patricia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609934417466702pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327012376962966pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.referencesABREU, Regina. Museus etnográficos e a prática do colecionamento: antropofagia dos sentidos. In: CHAGAS, Mário. Museus: antropofagia da memória e do patrimônio. Revista do patrimônio Histórico e Artístico, n 31, 2005. ANDERSON, Anderson. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução: Denise Bottman – São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BANCEL, Nicolas; BLANCHARD, Pascal; LEMAIRE, Sandrine. Os jardins zoológicos humanos. Le Monde Diplomatique/Brasil, agosto de 2000. BARTHES, Roland, A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Júio Castañon Guimarães. – Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1984. BELTRAMIN, Fabiana. Sujeitos iluminados: A reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr. 2009, 285 f. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, São Paulo, 2009. Biblioteca Nacional. Fotografias: Collecção D. Therese Christina Maria – Rio de Janeiro: A biblioteca, 1987. BORGES, Vavy Pacheco. O clã familiar Georges Leuzinger: negócios e afetos entre o Velho e o Novo Mundos (séculos XIX e XX) – pp 187-199. In: Scarzanella, Eugenia; Schpun, MÙnica Raisa (edts). Sin fronteras: encuentros de mujeres y hombres entre America Latina y Europa (siglos XIX-XX). Madrid: Bibliotheca Ibero-Americana, 2008. BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Tradução: Vera Maria Xavier os Santos. São Paulo: EDUSC, 2004. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; KOSSOY, Boris. O Olhar Europeu: O Negro na Fotografia Brasileira do Séc. XIX. 2a ed. Edusp, 1995. CAVENAGHI, Airton José. Niépce: a invenção que fiz. Domínios da imagem, Londrina. Ano II, número 3, p 7 – 18. nov 2008. CHAMBERLAIN, Henry. Vistas e costumes da cidade e arredores do Rio de Janeiro em 1819-1820. Tradução Rubens Borba de Moraes. Rio de Janeiro: Editora Kosmos, 1943. CLIFFORD, James. Colecionando arte e cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 23, p. 69-89, 1994. Código de Postura, 1860. Secção segunda. Titulo sétimo. Biblioteca Nacional do Rio de janeiro. Localização III, 7, 2, 23. 101 COLE, Simon A., Suspect identities. A history of finger-printing and criminal identification. Cambridge e Londres, Harvard University Press, 2001. CORREA, Juliana Rosa. A evolução da fotografia e uma análise da tecnologia digital. 2013, 92f. Monografia em Comunicação Social – Universidade Federal de Viçosa, MG, 2013. CORRÊA, Mariza. As ilusões de liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a Antropologia no Brasil. 2a ed. rev. Bragança Paulista: Editora Universidade Federal de São Francisco, 2001. COSTA, Emília Viotti. Da senzala à colônia. 4 ed. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1988. COSTA, Nicole do Nascimento Medeiros. Coleções de coleções: Antropologia do objeto museal do Instituto Richard Brenannd. 2010, 130f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) Universidade Federal de Pernambuco, 2010. COSTA, Patrícia Trindade Maranhão. Raízes da Congada: a renovação do presente pelos filhos do Rosário. – 2 ed.- São Paulo. Editora Dialética, 2021. CUNHA, Manuela Carneiro da, Olhar Escravo, Ser Olhado, em AZEVEDO, Paulo César; LISSOVSKY, Maurício, Escravos Brasileiros no Século XIX, A Fotografia de Christiano Junior, São Paulo, Ed. Ex Libris, 1988. CUNHA, Manuela Carneiro da. Política indigenista no século XIX. In CUNHA, Mauela Carneiro (org). História dos índios no Brasil – São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 133-154. Disponível em http://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/hist%3Ap133- 154/p133-154_Cunha_Politica_indigenista_seculo_XIX.pdf Acesso em 17/07/2022. D‟ALMEIDA, Tarcísio. As roupas e o tempo: uma filosofia da moda. 2018, 138 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2018. DAWRIN, Charles. A origem das espécies: por meio da seleção natural. Tradução: André Campos Mesquita – São Paulo: Lanfonte, 2017. DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil – Vol 1. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1975. DOLPHIM, Nuno. A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 161-185, jul./set. 1995. DOUGLAS, M.; e b. ISHERWOOD. The World of Goods. Londres, Allen Lane, 1978. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzeller – Campinas SP, Papirus, 1993. EVANS-PRITCHARD. Edward E. Os Nuer: uma descrição do modo de subsistência das instituições políticas de um povo nilota. – 2 ed. – São Paulo: Perspectiva, 1999. 102 FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FARIS, Annateresa (orgs). Fotografia: Usos e funções no século XIX. 2 ed. 1 reimpr – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. _____ Fotografia oitocentista ou ilusão da objetividade. Porto Arte, Porto Alegre, v 5, número 8, p 7 -16, nov. 1993. ____ Fotografia: usos e funções no Século XIX. São Paulo: Edusp. 1991. ____ Identidades Virtuais: Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004. FERREIRA, Jonatas; HAMLIN, Cynthia. Mulheres, negros e outros monstros: um ensaio sobre corpos não civilizados. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 811- 836, Dec. 2010. FIGUEIRA, Leonildo José. Richard Francis Burton no Brasil: um olhar para a guerra do Paraguai a partir de cartas dos campos de batalha (1865-1869). 2016, 15f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2016. FRAUSINO, Sabrina dos Santos. Saartjie Baartman entre a hiperssexualização e as teorias sociais: a criação de uma Vênus Negra no século XIX. 2017, 43f. Monografia (Graduação em História) Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, 2017. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6130/1/SABRINA%20DOS%20SANTOS%20FR AUSINO.pdf Acesso 15/07/2022. FREITAS, Fernando Vieira de. As negras quitandeiras no rio de janeiro do século XIX pré-republicano: modernização urbana e conflito em torno do pequeno comércio de rua. Revista Tempos Históricos, vol. 20, número 1, ano XVIII, p. 189-217, 2016. ____ Das kitandas de Luanda aos tabuleiros das Terras de São Sebastião: conflito em torno do comércio das quitandeiras negras no Rio de Janeiro do século XIX. 2015, 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. G. BATESON, e M. MEAD. Balinese Character: a photographyc analysis: N. York: 1942. GALEANO, Diego. Identidade cifrada no corpo: o bertillonnage e o Gabinete Antropométrico na Polícia do Rio de Janeiro, 1894-1903. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 3, p. 721-742, set.-dez. 2012. GAMA, Fabiene. Antropologia e fotografia no Brasil: o inicio de uma história (1840 – 1970). Revista GIZ: Gesto, Imagem e Som. São Paulo, v. 5, n.1, p. 82-113, Ago. 2020. GOMES, Ana Carolina Vimieiro. La vênus negra el cuerpo como locus para la clasificación y diferenciación de los seres humanos. Revista Ciencias 105, enero-junio, 56-63. Facultad de ciencias, universidad nacional autónoma de méxico, 2012. 103 GOMES, Flávio dos Santos; SOARES, Carlos Eugenio Líbano. “Dizem as Quitandeiras...” Ocupações urbanas e identidades étnicas em uma cidade escravista: Rio de Janeiro, século XIX. Acervo do Rio de Janeiro, v. 15, no 2, p. 3-16, jul/dez 2002. GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Coleção Museu, memória e cidadania - Rio de Janeiro, 2007. GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2o edição, Manaus: Editora Valer, 2007. GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. 5.ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2012. GRAHAM, Sandra Lauderdale. O impasse da escravatura: prostitutas escravas, suas senhoras e a lei brasileira de 1871. Acervo, Rio de Janeiro, v. 9, numero 1-2. P 53-66, jan-dez, 1996. GRANGEIRO, Candido Domingues. As artes de um negócio: a febre photographica 1862 – 1886. 1993, 274 f. Dissertação (mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 1993. HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage, 1997. HARTZMAN, Marc. American sideshow. An encyclopedia of history‟s most wondrous and curiously strange performers. Nova York, Jeremy P. Tarcher/Penguin, 2006. HERODOTO. História. Brasília: Editora da UnB, 1988. HOBSBAWN, Eric. A era do capital: 1848-1875. Tradução: Luciano Costa Neto – São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009. KAKASCH, Mary C. Slave Life in Rio de Janeiro, 1808 1850. Princeton: Princeton University Press, 1987. KOSSOY, Boris. Fotografia além da Corte: expansão da fotografia no Brasil império. Acervo, Rio de Janeiro, v. 22, no 1, p. 109-122, jan/jun 2009. ___ Fotografia e História. – 2 ed. rev. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. ___ Origem e expansão da fotografia no Brasil – Século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. KOUTSOUKOS, Sandra Sofia M. Negros nos estúdios fotográficos: Representação e auto representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. 2006, 382 f. Tese (doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, SP, 2006. KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. O retratado era diferente: O Rio de Janeiro, 1865. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. P. 1-15. Disponível em 104 http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300647804_ARQUIVO_Koutsoukos Oretratadoeradiferente.pdf Acesso 20/06/2022. LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. Tradução Mari Agnes Chauvel – São Paulo: Brasiliense, 2003. LEGOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão - Campinas, SP Editora da Unicamp, 1990. LEITE, Marcelo Eduardo. Fotografia e sociedade no Brasil imperial: a heterogeneidade humana e social fixada na fotografia (1840 – 1889). Cadernos de Campo, número 7, 2001. ___ Militão Augusto de Azevedo: um olhar sobre a heterogeneidade humana e social de São Paulo (1865-1885). 2002, f 192. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Araraquara, SP, 2002. ___ Retratistas e retratados no Brasil Imperial: um estudo das fotografias cartes de visite. 2007, 239f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas: São Paulo, 2007. ___ Typos de pretos: escravos na fotografa de Christiano Jr. Visualidades, Goiânia v.9 n.1 p. 25-47, jan - jun 2011. LIMA, Tania A.; SENE, Glacia M.; SOUZA, Marcos. Em busca do Cais do Valongo, Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.24. n.1. p. 299-391. jan.- abr. 2016. LUCCOCK, John. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil. Tradução Milton da Silva Rodrigues. São Paulo: Livraria Martins, 1942. MAGALHÃES, Manuel. Christiano Junior, Um Açoriano, Fotógrafo, na América do Sul. Revelar, Vol.1, outubro, 2016. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacífico: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Tradução de Anton P. Carr e Lígia Aparecida Cardieri Mendonça. – 2 ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1978. MATIAS, Joelma Dias; ANDRADE, Luciana Dias. Corpo em cena a sexualização e inferiorização da mulher africana no filme Vênus Negra. In: VI Congresso Sergipano de História e VI Encontro Estadual de História da ANPUH/SE 2018. Anais: Sergipe. 2018, p 1-11. Disponível em: http://www.encontro2018.se.anpuh.org/resources/anais/8/1537411177_ARQUIVO_Artig o-VenusNegra.pdf Acesso 17/07/2022. MATTOSO, Kátia de Queirós, Ser escravo no Brasil. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1982. MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. – Niterói: Eduff, 2008. 105 MEDEIROS, Jacqueline. Retratos do Novo Mundo. 19&20 Rio de Janeiro, v. X, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível: http://www.dezenovevinte.net/uah1/jmedeiros.htm MEYER, Birgit. De comunidades imaginadas e formações estéticas: mediações religiosas e formas sensoriais e estilos de vínculo. In: GUIMBELI, Emerson; RICKLI, João; TONIOL, Rodrigo. Como as coisas importam: uma abordagem material da religião - textos de Birgit Meyer. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019 . MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução: Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 32 n° 94 junho, 2017. MIRANDA, Diana Catarina de Oliveira. Tecnologias de identificação criminal: trajetórias, usos e práticas sob diferentes olhares. 2015, 384 f. Tese (doutoramento em Sociologia) – Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, 2015. MONTEIRO, Rosana Horio. Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil. CPDOC, FGV. Estudos históricos, Rio de Janeiro, no 34, 2004. MUDIMBE, Valentin. The idea of Africa. Bloomington; Indianopolis: Indiana University, Press, 1994. NARANJO, Juan. Fotografía, antropología y colonialismo (1845-2006). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SL, 2006. NEVES, Augusto José Pereira das, Thése apresentada á Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typographia Imparcial de J. M. Nunes Garcia, 1858. NOVAES, Sylvia Caiuby. Corpo, Imagem e Memória: reflexões a partir de duas fotos do funeral Bororo. In: Mammi, Lorenzo e Schwarcz, Lilia (Orgs.): 8 X Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 2a. Edição, 2013. NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 455-475, Outubro, 2008. OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e ensino de história da África no Mundo Atlântico (1990 – 2005). – 2007, 415f. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, 2007. OLIVEIRA, Josivaldo. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil – Salvador: EDUFBA, 2009. PANOFSKY, Erwin. Significado das Artes visuais. 3o ed. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991. p 47-87. PANTOJA, Selma. A dimensão atlântica das quitandeiras. In: FURTADO, Júnia Ferreira (org). Diálogos oceânicos: Minas Gerais e novas abordagens para uma história do império ultramarino português. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 45-67, 2001. 106 Parecer da Comissão do IHGB sobre o 1o e 2o volume de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Jean Baptiste Debret. Manuscrito, 1840, Acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, Seção de Documentos, issn 0101-4366 Vol. 175, fls 6. PEREIRA, Luena Nunes. A construção da ideia de raça. In: GONÇALVES, Maria Alice Rezende; RIBEIRO, Ana Paula Alves (orgs). Diversidades e sistema de ensino brasileiro. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012. PERES, Isabel Marília. Processos fotográficos históricos. In: Costa, Fernanda Madalena; Jardim, Maria Estela (Org.). 100 anos de fotografia científica em Portugal (1839-1939). Lisboa: Edições 70. p. 17-34. 2014. PICANCIO, Gabriela Valer; DOS SANTOS, Rafael José; BOONE, Silvana. Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 18, n. 35, 2020. PINTO, Gonçalo Guedes. A elephantiasis dos árabes e a o seu tratamento pela eletricidade. Dissertação Escola medico-cirurgica do Porto, 1900. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. RADIC, Leila Maria Ribeiro. O olhar não é do branco, e sim do negro: Retrato fotográfico de escravo através da lente de Christiano Junior, entre 1864 e 1866, da Coleção Thereza Christina Maria. 2018, 177f. Monografia (curso de História) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MG, 2019. RAGO, Margareth. A autobiografia ficcional da Vênus Hotentote. In: STEVENS, Cristina; BRASIL, Katia C.T. ALMEIDA, Tania M.C.;ZANELLO, Valeska. (orgs). Gênero e Feminismos: Convergências (In)disciplinares. Brasília, DF: Ex Libris, 2010, pp.15-34. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RODRIGUEZ, Beatriz Eugenia. Especímenes antropométricos y curiosidades pintorescas: la orquestación fotográfica del cuerpo "negro" (Brasil circa 1865). Revista Ciencias de la Salud - Universidad del Rosario - Bogotá, Colombia, vol. 10, núm. 2, 2012, pp. 59-78. SAID, Edward W. Orientalismo: o oriente como invenção do Ocidente. Tradução: Tomás Rosa Bueno – São Paulo Companhia das Letras, 1990. SAINT-HILAIRE, August. Viagens pelos distritos dos diamantes e litoral do Brasil. Tradução: Leonam de Azeredo Pena. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre: Companhia editora nacional, 1941. 107 SAMAIN, Etienne. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 23-60, jul./set. 1995. SCHNEIDER, Guilherme Jacinto. Guardiões do éden: narrativas de encontros com criaturas maravilhosas na América portuguesa – século XVI. 2015, 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. SCHWARCZ, Lilia Moritz. A natureza como paisagem e como emblema da nação: uma reflexão sobre arte neoclássica no Brasil do século XIX e acerca da produção de Nicolas Taunay. Oxford, UK: Centre for Brazilian Studies/ University of Oxford, 2004. ___ O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870- 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ___ Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. ___ As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. – São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SCORSATO, Helen. O uso da fotografia em processos de identificação e o método Bertillon – século XIX. Estudios historicos – CDHRPyB- Año IV - Diciembre 2012 - No 9, Uruguay. SOARES, Carlos Eugênio Libano. Christiano Júnior e a face escrava no Brasil. Biblioteca Nacional Digital, s/d. SOARES, Luís Carlos. “O povo de Cam” na capital do Brasil: A escravidão urbana no Rio de Janeiro do século XIX. Rio de Janeiro: Faperj – 7 Letras, 2007. SONTAG, Susan. Regarding the pain of others. Nova York, Picador, 2004. SOUZA, Flávia Fernandes de. Por Ruas, Becos e Travessas: Um olhar sobre a dinâmica espacial do mundo do trabalho na cidade do Rio de Janeiro nas últimas décadas do século XIX Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP – USP. São Paulo, 2008. SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. O vestuário do negro da fotografia e na pintura: Brasil 1850-1890. Dissertação de Mestrado, UNESP – Instituto de Artes: São Paulo, 2007. STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Porto Alegre: L&PM, 2013. STENOU, Katerina. Imagens do Outro: a diferença entre mio e preconceito. Paris:Threhold; Publicações: Unesco, 1998. TANAMI, Marcelo. Retratos e postais: história da técnica e percurso de fotógrafos na cidade de São Paulo entre os anos de 1850 a 1915. 85 f, 2019. Trabalho de conclusão de 108 curso (Bacharelado/Licenciatura em História) – Universidade Federal de São Paulo: Guarulhos, 2019. TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do Outro. Tradução: Beatriz Perrone, 1993. TORAL, André A. A imagem distorcida da fotografia. 19&20, Rio de Janeiro. IV, n. 1, jan, 2009. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artista/vm_toral.htm Acesso em 19/07/2021. VAN-DÚNEM, Domingos. Sobre o vocábulo Kitandeira. Edição do autor, 1987. VASCONCELOS, Antonio Luís de Brito Aragão. “Memórias sobre o estabelecimento do Império do Brasil ou novo Império Lusitano” Bahia s/data. In: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Vol. 43-44. Rio de Janeiro: Ofivcinas Gráficas da Biblioteca Nacional, 1931. VASQUEZ, Pedro Karp. A fotografia no império. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2002. VERDERY, Katherine. Para onde vão a „nação‟ e o „nacionalismo‟? In BALAKRISHNAN, Gopal. Um mapa da questão nacional. RJ: Contraponto. 1996.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Geisa Correia Soares Celestino.pdf4.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.