Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19938
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBraga Júnior, Geraldo-
dc.date.accessioned2025-01-30T15:51:51Z-
dc.date.available2025-01-30T15:51:51Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationBraga Júnior, Geraldo. Educação tradicional africana das crianças Fon do Benin: apontamentos teórico-metodológicos, afrocentricidade e a Lei Federal no10.639/2003. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19938-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa reflete sobre os ensinamentos da educação tradicional africana e da educação tradicional das crianças Fon do Benin, região do antigo Reino do Daxomè. Sua relevância social é contribuir para a continuidade da aproximação e aceitação dos saberes e sábios africanos pelas famílias brasileiras, cultura, sociedade e escolas, com vistas a superação das práticas racistas e discriminatórias. Organizado em três capítulos, apresentamos e defendemos tais ensinamentos como importantes saberes capazes de ajudar no processo de educação de crianças e desenvolvimento de práticas pedagógicas harmonizadas com alguns fundamentos da afrocentricidade e o estudo e ensino de História da África na diáspora brasileira, com base na Lei Federal n.o 10.639/2003. Para tanto, analisamos textos diversos (artigos, dissertações, teses e trechos de livros), especialmente de autores de autores africanos, em busca de informações culturais, filosóficas, sociais, históricas, geográficas e políticas sobre tradições africanas e a tradição Fon do Benin. A afrocentricidade consolida nossa base epistêmica; a partir da qual observamos as relações e potencialidades da intersecção dos saberes tradicionais africanos com a Lei Federal n.o 10.639/2003 e práticas educacionais diversas. O produto gerado por esta jornada investigativa é um minicurso intitulado Conversas Ancestrais sobre Educação Tradicional Africana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação tradicional africanapt_BR
dc.subjecttradição Fonpt_BR
dc.subjectBeninpt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectLei Federal no 10.639/2003pt_BR
dc.subjectAfrican traditional educationpt_BR
dc.subjectFon traditionpt_BR
dc.subjectAfrocentricitypt_BR
dc.subjectFederal Law No. 10.639/2003pt_BR
dc.titleEducação tradicional africana das crianças Fon do Benin: apontamentos teórico-metodológicos, afrocentricidade e a Lei Federal no10.639/2003pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research work reflects on the teachings of traditional African education and the traditional education of Fon children from Benin, region of the former Kingdom of Daxomè. Its social relevance is to contribute to the continued approximation and acceptance of African knowledge and scholars by Brazilian families, culture, society and schools, with a view to overcoming racist and discriminatory practices. Organized into three chapters, we present and defend such teachings as important knowledge capable of helping in the process of educating children and developing pedagogical practices harmonized with some fundamentals of Afrocentricity and the study and teaching of African History in the Brazilian diaspora, based on the Law Federal No. 10.639/2003. To this end, we analyzed various texts (articles, dissertations, theses and book excerpts), especially by authors of African authors, in search of cultural, philosophical, social, historical, geographical and political information about African traditions and the Fon tradition of Benin. Afrocentricity consolidates our epistemic base; from which we observe the relationships and potentialities of the intersection of traditional African knowledge with Federal Law n. o 10.639/2003 and diverse educational practices. The product generated by this investigative journey is a short course entitled Ancestral Conversations on Traditional African Education.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Adilbênia Freire-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3226-2139pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983904257583624pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2459-0135pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126pt_BR
dc.contributor.referee4Dantas, Luís Thiago Freire-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8524-8213pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5880502716036432pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3503-0974pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6617955080835041pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.relation.referencesABIOU, Sena Annick Laetitia. Religião Além da vida: estudo comparativo de práticas religiosas entre os Vodunsi do litoral sudeste do Benin, na África subsaariana, e o Batuque do Rio Grande do Sul, no Brasil. 2016. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Antropologia, Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTr abalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2484337. Acesso em: 15 nov. 2019. ARAÚJO, Ana Lúcia. Caminhos atlânticos memória, patrimônio e representações da escravidão na Rota dos Escravos. VARIA HISTÓRIA, Belo Horizonte, vol. 25, no 41: p.129-148, jan/jun 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/tVFVzGbZMbB3ZPFpzrvD6tm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2019. BÁ, A. Hampatê. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. rev., Brasília: UNESCO, 2010, p. 167- 212. ADEYEMI, Michael Bamidele; ADEYINKA, Augustus Adeleke. The Principles and Content of African Traditional Education. Educational Philosophy And Theory. Oxford, Blackwell, v. 35, n. 4 2003, p. 425-440. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1111/1469-5812.00039. Acesso em: 03 out. 2019. ASANTE, Molefi Kete. The Afrocentric Idea in Education. Journal of Negro Education. Spring, out. 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2295608?seq=1. Acesso em: 20 fev. 2020, p. 170-180. ASANTE, Molefi Kete e KARENGA, Maulana. Handbook of Black Studies. SAGE Publications. 2006. ___________________. The History of Africa: The Quest for Eternal Harmony. Third edition. New York, NY : Routledge, 2019. BARBOSA, Márcio. Frente Negra Brasileira (depoimentos): 80 anos 1931-2011. São Paulo: Quilombhoje, 1998. BRAGA JÚNIOR, Geraldo. EDUCAÇÃO TRADICIONAL AFRICANA E LEI 10.639/03: EM BUSCA DE DIÁLOGOS ENTRE BENIN E BRASIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especi, p. 109-125, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/856>. ___________________. África e Benin: uma abordagem sobre ancestralidade. Geografias negras e estratégias pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 178 BRAGA JÚNIOR, Geraldo. Contribuições da geografia e das black geographies ao estudo histórico sobre educação tradicional africana, à luz da Lei Federal no 10.639/2003., [S.l.], v. 1, n. 21, p. 333-356, mar. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/363>. Acesso em: 22 mar. 2023. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i21.363. BRASIL. LEI no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 18 set. 2019. BRASIL. PARECER N.oCNE/CP003/2004, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, Conselho Nacional de Educação, Diário Oficial da União, Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf>Acesso em 20 set. 2019. BRITO, Mauro Eugenio Evangelista Silva. Por uma descolonização da História: a historiografia da década de 1950, Kenneth Onwuka Dike e Cheikh Anta Diop. Dissertação de Mestrado. 2015. Programa de Pós-Graduação em História, UFG. 2015. CARDOSO, Paulo César. História: Pelos Caminhos do Jongo em Barra do Piraí: cenário e práticas escolares. Dissertação de Mestrado. 2015. Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal deEducação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. 2015. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos; GOMES, Jerusa Vieira. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. ________. Racismo e Anti-racismo na Educação - Repensando Nossa Escola. Rio de Janeiro. Selo Negro. 2001. CERQUEIRA, Daniel. et al. Atlas da Violência 2019. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília, 2019. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2019/06/Atlas-da-Violencia-2019.pdf. Acesso em: 12 de fev. de 2020. DZIDZIENYO, Anani. A Legacy to Brazil and the World: Remembering Abdias do Nascimento. Callaloo. Summer, 2011, 676-681. Disponível em: https://doi.org/10.1353/cal.2011.0178. Acesso em: 10 mai. 2020. ELTIS, David, e RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave. Trade. New Haven & Londres: Yale University Press, 2010. 307 FADAÏRO, Dominique. Parlos Fon: langue et culture du Bénin. Paris: L'Harmattan, 2001. 179 ·FADIPE, Nathaniel A. The Sociology of the Yoruba. Ibadan: Ibadan University Press, 1970. In: FAFUNWA, Aliu Babatunde. Directions in African Childhood Education. Childhood Education. 1977, p. 250-256. FAFUNWA, Aliu Babatunde. Directions in African Childhood Education. Childhood Education. 1977, p. 250-256. Disponível em: http://www.tandfonline.com/loi/uced20. Acesso em: 14 ago. 2019. ________. History of Education in Nigeria. Ibadan, Nigeria: NPS Educational, 1974. FASOKUN, Thomas O. ALIU BABTUNDE FAFUNWA. International Bureau of Education. UNESCO, 2000. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/fafunwae.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020. FEATHERS, James K., KIPNIS, Renato, PILÓ, Luis B., ARROYO-KALIN, Manoel, COBLENTZ, David K. How old is Luzia? Luminescence dating and stratigraphic integrity at Lapa Vermelha, Lagoa Santa, Brazil. Geoarchaeology, v. 25, p. 396-436, 2010. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/gea.20316. Acesso em: 03 out. 2019. FEDERICO, Roberta Maria. Psicologia, Raça e Racismo: uma reflexão sobre a produção intelectual brasileira. Rio de Janeiro: Telha. 2021.128p. FERREIRA, Roquinaldo; SEIJAS, Tatiana. O tráfico de escravos para a América Latina: um balanço historiográfico. In: FUENTE, Alejandro de la et alii (org). Estudos afro- latino-americanos: uma introdução Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018. p. 47-74. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181206024023/EstudiosAfro_PT.pdf Acesso em: 21 jul. 2019. GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria (UFMG), Belo Horizonte, n.9, p. 38-47, 2003. ________. Práticas Pedagógicas de Trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei no 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012. ________. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. ________. Movimento Negro e Educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, jul.-set. 2012, p. 727-744. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 21 set. 2019. GOOD, Carter V., Dictionary of Education. New York: McGraw·Hill, 1945. In: FAFUNWA, Aliu Babatunde. Directions in African Childhood Education. Childhood Education. 1977, p. 250-256. GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. p. 25-49, 2016. 180 GUIMARÃES, Geny Ferreira. Geoesias: as geografias africanas da poesia.. In: IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2010, Rio de Janeiro - RJ. África: dinâmicas culturais e literárias.. Belo Horizonte - MG: PUCMinas, 2010. p. 04-235. ______. Ações Afirmativas: Mais um Desafio à Educação Superior. De Ações – Resistências às Ações Afirmativas: Lei no. 10.639/2003. In: SANTIAGO, Ana Rita.; MACEDO, Marluce de Lima (org.). Entre Narrativas e metáforas: direitos, educação e populações negras no Brasil. 1. ed. Cruz das Almas: EdUFRB, 2014. v. 1. p.7-15. ______. Rio Negro de Janeiro: olhares geográficos de suas heranças negras e o racismo no processo-projeto patrimonial. Tese de Doutorado. 2015. Programa de Pós-graduação em Geografia, UFBA. 2015. _______. A Geografia desde dentro nas relações étnico-raciais. In: NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos; MAIA, Humberto Cordeiro Araújo. (Org.). Geografia e Ensino: aspectos contemporâneos da prática e da formação docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2018, v. 1, p. 67-94. _______. Geo-grafias negras e geografias negras. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especial, abr. 2020, p. 292-311. HAMA, Boubou; KI-ZERBO, Joseph. Lugar da história na sociedade africana. In: KI- ZERBO, Joseph (ed.). História Geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010, p. 23-35. HORNE, Gerald. The Deepest South: The United States, Brazil, and the African Slave Trade. New York: New York University Press. 2007. HOUNKPE, Adjignon Débora Gladys. L’éducation dans les couvents vodous au Bénin. L'éducation in Débats: analyse comparée, Vol. 5 2009. JAMES RAWLEY, James; D. BEHRENDT; Stephen. The Transatlantic Slave Trade: A History. Lincoln: University of Nebraska Press, 2005. KALY, Alain Pascal. O ensino da história da África no Brasil: o início de um processo de reconciliação psicológica de uma nação? In: Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas / Amilcar Araújo Pereira, Ana Maria Monteiro (org.). Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 155 – 214. LOPES, H. T. Buscando Caminhos nas Tradições. In: Kabengele Munanga. (Org.). Superando o racismo na escola. 4aed.Brasilia: Ministério da Educação e Cultura, 2005, v. 1, p. 77-93. LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. Slavery in Brazil. New York: Cambridge University Press, 2010. 181 MAJASAN, J. A. Yoruba Education: Its principles, practice and relevance to currenteducational development. 1967. 78 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de Ibadan. In: ADEYEMI, Michael Bamidele; ADEYINKA, Augustus Adeleke. The Principles and Content of African Traditional Education. Educational Philosophy And Theory. Oxford, Blackwell, v. 35, n. 4 2003, p. 425-440. University of Ibadan, unpublished PhD thesis, 1967. MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. 2 e.d. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. ________ . Educação e diversidade culturais: a importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. In: Tania Mara Pedroso Müller, Wilma de Nazaré Coelho. (Org.). Relações Étnico-Raciais e Diversidade. 1ed.Niterói/RJ: Editora da UFF, Alternativa, 2014, v., p. 21-33 NASCIMENTO, Abdias. Teatro e realidade brasileira. Revista Civilização brasileira, n 2, s/d. QUILOMBO: Vida, Problemas e Aspirações do Negro. Edição facsimilar, dirigido por Abdias Nascimento, Rio de Janeiro, no 1 a 10, dezembro de 1948 a julho de 1950. Editora 34, 2003, 2a edição. _______. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados vol.18 no.50 São Paulo Jan./Apr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v18n50/a19v1850.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019. NOGUERA, R. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. NUNLEY, Patricia. NGOLO: (Re)membering the African American Child as a Normative for Self-Healing Power. International Journal of African Renaissance Studies - Multi-, Inter- and Transdisciplinarity,2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346916079_NGOLO_Remembering_the_Afri can_American_Child_as_a_Normative_for_Self-Healing_Power. Acesso: 20 fev. De 2021. OBENGA, T. Fontes e técnicas especificas da história da África: panorama geral. In: Ki- Zerbo, J (Org): História Geral da África; Metodologia e pré-história da África. São Paulo, Editora Ática/Paris: UNESCO, 2010, Vol. 1 OCITTI, Jakayo P. African Indigenous Education: as practised by the Acholi of Ugand.Nairobi: East African Literature Bureau, 1973. In: ADEYEMI, Michael Bamidele; ADEYINKA, Augustus Adeleke. The Principles and Content of African Traditional Education. Educational Philosophy and Theory. Oxford, Blackwell, v. 35, n. 4 2003, p. 425-440. University of Ibadan, unpublished PhD thesis, 1967. OHENEBA-SAKYI, Yaw; TAKYI, Baffour K.(ed). African families at the turn of the 21st century. Westport: Praeger Publishers, 2006. Disponível em: https://b- ok.lat/book/926694/30e818. Acesso em: 06 out. 2019. 182 PORTÈRES, Roland; BARRAU, Jacques. Origens, Desenvolvimento e Expansão das Técnicas Agrícolas. In: KI-ZERBO, Joseph. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. rev., Brasília: UNESCO, 2010. REIS, João José; SILVA JR., Carlos da (org). Atlantico de dor: faces do tráfico de escravos. Cruz das Almas, BA: EDIFURB: Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/509732291/REIS- Joao-Jose-JUNIOR- Carlos-Silva-Org-Atlantico-de-Dor-Faces-Do-Trafico-de-Escravos. Acesso em: 02 out. 2019. SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo - Globalização e Meio Técnico - Científico Informacional. 3a Edição. São Paulo: HUCITEC, 1997. NOGUERA, Renato. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Revista África e Africanidades, v.3, n.11, p.1-16, 2010. SILVA, P. B. G. e; BARBOSA, L. M. A. O Pensamento Negro Em Educação No Brasil - Expressòes do Movimento Negro. 1a. ed. SÃO CARLOS: ED. DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 1997. SOARES, Mariza de Carvalho (org.) Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: entre a Baía do Benim e o Rio de Janeiro. Niterói. EdUFF. 2007. pp. 65-99. SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Tradução. São Paulo: Odysseus, 2007. TIBERONDWA, Ado K. Missionary Teachers Agents of Colonialism: a study of their activities in Uganda, 1877–1925. Lusaka: Kenneth Kaunda Foundation, 1978. In: ADEYEMI, Michael Bamidele; ADEYINKA, Augustus Adeleke. The Principles and Content of African Traditional Education. Educational Philosophy and Theory. Oxford, Blackwell, v. 35, n. 4 2003, p. 425-440. University of Ibadan, unpublished PhD thesis, 1967. TRAORE, Aboubakar. Entrevista sobre Educação Tradicional Fon, região do antigo Reino do Daxomè. Entrevistador: Geraldo Braga Júnior. Rio de Janeiro, 2020. 1 arquivo .mp4 (aprox. 60 minutos). A entrevista na integra encontra-se na rede social do entrevistado (@trabakar; Instagran). UNESCO. The Slave Route project: Resistance, Liberty, Heritage. Benin, Unesco, 1994. ________. BECKLES, Hilary M. Slave Voyages: The Transatlantic Trade in Enslaved. Africans. UNESCO 2002.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Geraldo Braga Júnior.pdf3.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.