Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorViegas, Marco Antonio Serra-
dc.date.accessioned2025-01-30T18:33:37Z-
dc.date.available2025-01-30T18:33:37Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationVIEGAS, Marco Antônio Serra. Interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial: desafios político-pedagógicos em Mesquita/RJ. 2024. 120p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19942-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a Interface entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial: Desafios Políticos-Pedagógicos em Mesquita/RJ. Esse estudo foi realizado com base em análises de documentos referente à Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial dos municípios do entorno do lócus da pesquisa (Mesquita/RJ), Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo e São João de Meriti, assim como, um levantamento bibliográfico de Teses, Dissertações e artigos referentes ao objeto da pesquisa, no período de 2012 a 2022, tendo como objetivo compreender o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos no município de Mesquita e às Políticas públicas que garantam esse processo. A pesquisa apontou a necessidade de mais políticas públicas em educação, relativas à área do estudo (Inclusão de estudantes público alvo da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos), tal qual a falta de compromisso nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) com as pessoas com deficiência e o cumprimento de seus direitos. Para a fundamentação da pesquisa utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Teoria Crítica, com ênfase para os pensadores Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Contudo, vale destacar que outros estudiosos, como Damasceno (2022) e Freire (1993) são considerados na discussão e análise do objeto de estudo, bem como as normativas sobreo tema. A metodologia adotada na pesquisa foram as análises de documentos oficiais nacionais e internacionais que embasam a discussão do estudo, além da análise de Teses, Dissertações e Artigos referentes ao período 2012-2022 coletados na base dados os sítios eletrônicos da CAPES, SciELO, BDTD. Nesta pesquisa foi observada a necessidade da elaboração de política públicas mais atuantes com o público-alvo da Educação Especial e a participação da sociedade nesse processo de construção. Os resultados do estudo revelam que o município lócus da pesquisa, assim como os outros pesquisados, há necessidade do cumprimento das Leis e da expansão de investimentos na área e políticas públicas que contemplem a esses estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados na EJA no qual nota-se falta de comprometimento dos governos em atuar prontamente nessas modalidades de ensino. Por conseguinte, esse trabalho se constitui como um lugar possível para discutir esse processo de inclusão em Educação de estudantes público-alvo da Educação Especial na modalidade Educação de Jovens e adultos (EJA).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas de Inclusãopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectPublic Inclusion Policiespt_BR
dc.titleInterfaces entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial: desafios político-pedagógicos em Mesquita/RJpt_BR
dc.title.alternativeInterfaces between Youth and Adult Education (EJA) and Special Education: political-pedagogical challenges in Mesquita/RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research is a study on the Interface between Youth and Adult Education (EJA) and Special Education: Political-Pedagogical Challenges in Mesquita/RJ. This study was carried out based on analysis of documents relating to Youth and Adult Education and Special Education in the municipalities surrounding the research locus (Mesquita/RJ), Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo and São João de Meriti, as well as , a bibliographical survey of Theses, Dissertations and articles referring to the object of research, from 2012 to 2022, with the objective of understanding the process of inclusion of target audience students of Special Education in Youth and Adult Education in the municipality of Mesquita and to public policies that guarantee this process. The research pointed out the need for more public policies in education, related to the area of study (Inclusion of students targeted by Special Education in Youth and Adult Education), as well as the lack of commitment in the three spheres of government (Federal, State and Municipal) with people with disabilities and the fulfillment of their rights. To support the research, Critical Theory was used as a theoretical and methodological framework, with emphasis on the thinkers Theodor W. Adorno and Max Horkheimer. However, it is worth highlighting that other scholars, such as Damasceno (2022) and Freire (1993) are considered in the discussion and analysis of the object of study, as well as the regulations on the topic. The methodology adopted in the research was the analysis of official national and international documents that support the discussion of the study, in addition to the analysis of Theses, Dissertations and Articles referring to the period 2012-2022 collected in the database on the websites of CAPES, SciELO, BDTD. In this research, the need to develop public policies that were more active with the target audience of Special Education and the participation of society in this construction process was observed. The results of the study reveal that the municipality where the research was carried out, as well as the others researched, there is a need to comply with the Laws and expand investments in the area and public policies that cover these target audience students of Special Education enrolled in EJA in which There is a lack of commitment from governments to act promptly in these teaching modalities. Therefore, this work constitutes a possible place to discuss this process of inclusion in Education of target audience students of Special Education in the Youth and Adult Education (EJA) modality.en
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8046-2808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477621670515023pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marco Antonio Serra Viegas.Pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.