Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Mariana de Lima Bathe-
dc.date.accessioned2025-01-31T19:30:51Z-
dc.date.available2025-01-31T19:30:51Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationCAMPOS, Mariana de Lima Bathe. Emoções, sociabilidades e escolas: um estudo sobre juventudes e "emoções adoecidas". 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19950-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender os processos de construção de sociabilidades juvenis, em uma escola pública do município de Seropédica, a partir das situações de sofrimento emocional individual e coletivo, observadas durante a pesquisa, com especial atenção para os relatos sobre as emoções, experiências e situações acionados pelos jovens, como forma de justificar e comunicar sobre suas “emoções adoecidas”. Tal objetivo foi construído, a partir do relato da assistente social, acerca de um caso de surto de ansiedade coletiva, com algumas alunas do curso de formação de professores. O fato teve início com a propagação de um boato de suposto massacre que ocorreria na escola. Percebemos que as situações experimentadas são as mesmas que sempre estiveram presentes na sociabilidade juvenil nas escolas, quais sejam: intolerâncias por diferentes motivações e intimidação sistemática entre colegas que podem se tornar violências físicas, morais e psicológicas. Entretanto, o acontecimento de ansiedade coletiva demandou da escola a necessidade de estratégias de administração de conflitos, gestão das emoções coletivas, cabendo à escola construir caminhos para administrar as desavenças e diferenças que se apresentam na sociabilidade escolar. A temática das emoções, apresentada nesta dissertação foi embasada, teoricamente, a partir do conceito de “emoções adoecidas”, de Ferreira (2022) e à luz da sociologia e antropologia das emoções. Alicerçados em tais referenciais teóricos, observamos que a construção dos sentimentos/emoções, para além do caráter essencialista (VÍCTORA e COELHO, 2019) são processos sociais, culturais, históricos e situacionais socialmente construídos pelos quais nossas emoções passam. Evidenciamos a necessidade de garantia de atendimento emocional aos alunos/as que vivenciam sua juventude em novos contextos sociais do presente momento histórico, no qual, faz-se urgente que as escolas atuem para além da reprodução de conteúdo acadêmicos. Mas que sejam reconhecidas como espaço de vida, socialização, formação psicológica, acolhimento, atendimento psicossocial; com diversidade de profissionais capazes de produzir escuta, acolhimento e tratamento para as dimensões de sofrimento psicológico e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectViolênciaspt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectConflictspt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectEmotionpt_BR
dc.titleEmoções, sociabilidades e escolas: um estudo sobre juventudes e “emoções adoecidas”pt_BR
dc.title.alternativeEmotions, sociability and schools: a study on youth and “sick emotions”en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of this research was to understand the processes of building youth sociability in a public school in the municipality of Seropédica, based on the situations of individual and collective emotional suffering observed during the research, with special attention to the reports on emotions, experiences and situations triggered by young people justifying and communicating about their "sick emotions". This objective was built on the social worker's account of a case of a collective outbreak of anxiety among some female students on the teacher training course. The event began with the spread of a rumor of a supposed massacre at the school. We realize that the situations experienced are the same as those that have always been present in youth sociability in schools: intolerance for different reasons and systematic intimidation between classmates that can turn into physical, moral and psychological violence. However, the occurrence of collective anxiety has required schools to develop strategies for managing conflicts and collective emotions, and it is up to the school to build ways of managing the disagreements and differences that arise in school sociability. The theme of emotions presented in this dissertation was theoretically based on Ferreira's (2022) concept of "sick emotions" and in the light of the sociology and anthropology of emotions. Based on these theoretical references, we observed that the construction of feelings/emotions, beyond their essentialist nature (VÍCTORA and COELHO, 2019), are socially constructed, cultural, historical and situational processes through which our emotions pass. We highlight the need to guarantee emotional care for students who are experiencing their youth in the new social contexts of the present historical moment, in which it is urgent that schools act beyond the reproduction of academic content. They need to be recognized as a space for life, socialization, psychological training, welcoming and psychosocial care, with a diversity of professionals capable of listening, welcoming and treating the dimensions of psychological and social suffering.en
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Nalayne Mendonça-
dc.contributor.referee2Caruso, Haydée Glória Cruz-
dc.contributor.referee3Mello, Kátia Sento Sé-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652332502975764pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Veterináriaspt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Mariana de Lima Bathe Campos.Pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.