Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeal, Marianna Fontes-
dc.date.accessioned2025-01-31T19:52:29Z-
dc.date.available2025-01-31T19:52:29Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.citationLEAL, Marianna Fontes. Avaliação dos sintomas de ansiedade e psicoeducação sobre automanejo em estudantes do Ifes - campus Itapina. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19952-
dc.description.abstractAnsiedade é um sentimento comum, considerada uma resposta adaptativa ao perigo por diversos teóricos. Quando em excesso, pode acarretar diversos problemas no dia a dia daqueles que são acometidos por ela. Tem sido cada vez mais comum adolescentes apresentarem demandas ligadas a ansiedade em excesso como crises de pânico e de ansiedade, dificuldade em apresentar trabalho, esquecimentos em provas, entre outros fatores que podem trazer prejuízos para suas vidas acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar os níveis e sintomas de ansiedade de estudantes do Ensino Médio Integrado do Ifes – Campus Itapina. A pesquisa foi realizada em uma amostra de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Campus Itapina, bem como dos três cursos técnicos por meio da aplicação de questionário socioeconômico, do Questionário para Triagem da Ansiedade Infantil (QTAI-C) – para os de 17 anos, da Escala de Ansiedade de Beck (BAI) – para os adolescentes de 18 e 19 anos e da realização de grupos focais. Foram encontrados níveis altos de ansiedade principalmente nas meninas e nos estudantes negros. Não houve diferença significativa entre os cursos. Foram realizados seis grupos focais, um em cada turma de terceira série, para psicoeducar sobre automanejo dos sintomas de ansiedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectFederal Institutept_BR
dc.titleAvaliação dos sintomas de ansiedade e psicoeducação sobre automanejo em estudantes do Ifes - campus Itapinapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of anxiety symptoms and self-management psychoeducation of Ifes - Campus Itapina studentsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAnxiety is a common feeling, considered by several theorists an adaptive response to danger. In excess, can lead to several problems in day-to-day life to those who suffer from it. It has been increasingly common for teenagers to present demands tied to excess anxiety such as panic and anxiety attacks, difficulty speaking in public, forgetting what they studied during exams, and other factors that can cause problems in their academic life. The present study has as its main goal to evaluate the levels of anxiety among Ifes – Campus Itapina high school students. The participants were high school senior students in all three different courses. The instruments used were a socioeconomic questionnaire for all students, the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) for the seventeen-year-old students, the Beck Anxiety Inventory (BAI) for the eighteen- and nineteen-year-old students. After the questionnaires there was a focal group with all the different classes. High levels of anxiety were found mainly among girls and black students. There were no significant differences in levels of anxiety between courses. Six focus groups were organized, one in each senior classroom, in order to psychoeducate on the self-management of anxiety symptoms.en
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632pt_BR
dc.contributor.referee1LattesPeixotopt_BR
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fátima-
dc.contributor.referee3Souza, Marco Antônio Ferreira de-
dc.contributor.referee4Campos, Luís Antônio Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2351947287117395pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marianna Fontes Leal.Pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.