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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19961
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Helder Sarmento | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T22:23:15Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31T22:23:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Helder Sarmento. Racismo ambiental e a atuação dos educadores indígenas e não indígenas: diálogos e percepções da territorialidade Guarani. 2023. 160 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19961 | - |
dc.description.abstract | A tese investigou o racismo ambiental a partir de experiências e vivências com os Guarani Mbya, das educadoras e educadores não indígenas, segundo o olhar particular da percepção da territorialidade Guarani. Refletiu-se sobre a cosmovisão Guarani e o seu caminhar no mundo na luta por sua resistência de suas práticas, a fim de pleitear seus direitos, para o encaminhamento por justiça ambiental. Foi evidenciado que a luta pelos direitos civis e, sobretudo, a luta pela terra, torna-se significativa para além do tekoá Guarani. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar as perspectivas do racismo ambiental na atuação dos educadores indígenas e não indígenas. A tese, de natureza básica, utiliza a abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa crítico-dialética. Como procedimentos, optei pela o estudo de caso, a análise bibliográfica, entrevistas individuais semiestruturadas e elementos da análise do discurso. Como sujeitos de pesquisa, elegi duas educadoras Guarani Mbya e dois educadores não Guarani. Evidencio que, para a análise das narrativas dos(as) participantes, utilizei elementos da análise do discurso, amparado em Tommasino (2001), Scanavaca (2020), Ladeira (1994), Brandão (1990), Meliá (1999), Benites (2018) e Bullard (2005). O atual modelo tecnológico delineado na exploração para atender o crescente consumismo a partir das alterações do meio ambiente conduziu a um processo no qual teve como meta principal a lucratividade a desigualdade e um círculo vicioso da obsolescência programada de tudo que é produzido. A apropriação dos bens naturais refletiu em um padrão no qual a produção tem encaminhado a grandes abismos sociais, caracterizando, sobremaneira, uma grande injustiça ambiental, desumanização e, sobretudo, evidenciou a centralidade do olhar eurocêntrico direcionado aos povos originários, no caso aqui, os Guarani Mbya. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Racismo Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Injustiça Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Povos Originários | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade Guarani Mbya | pt_BR |
dc.subject | Racismo Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Injusticia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gente indígena | pt_BR |
dc.subject | Territorialidad guaraní mbya | pt_BR |
dc.subject | Environmental Racism | pt_BR |
dc.subject | Environmental Injustice | pt_BR |
dc.subject | Native Peoples | pt_BR |
dc.subject | Guarani Mbya territoriality | pt_BR |
dc.title | Racismo ambiental e a atuação dos educadores indígenas e não indígenas: diálogos e percepções da territorialidade Guarani | pt_BR |
dc.title.alternative | El racismo ambiental y la actitud de educadores indígenas y no indígenas: diálogos y percepciones de la territorialidad guaraní | es |
dc.title.alternative | Environmental racism and the action of indigenous and non-indigenous educators: dialogues and perceptions of the Guarani territoriality | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstractOther | La tesis investigó el racismo ambiental a partir de experiencias con los guaraníes Mbya, de educadores no indígenas, según la perspectiva particular de la percepción de la territorialidad guaraní. Reflexionó sobre la cosmovisión guaraní y su trayectoria en el mundo en la lucha por su resistencia a sus prácticas, para defender sus derechos, por la remisión a la justicia ambiental. Se evidenció que la lucha por los derechos civiles y, sobre todo, la lucha por la tierra, adquiere significación más allá del guaraní tekoá. En ese sentido, el objetivo general fue investigar las perspectivas del racismo ambiental en la actuación de educadores indígenas y no indígenas. La tesis, de carácter básico, utiliza un enfoque cualitativo, en cuanto a los objetivos, es una investigación crítico-dialéctica. Como procedimentos, pté por el estudio de caso, análisis bibliográfico, entrevistas individuales semiestructuradas y elementos de análisis del discurso. Como sujetos de investigación, elegí dos educadores guaraníes Mbya y dos educadores no guaraníes. Muestro que, para el análisis de las narrativas de los participantes, utilicé elementos del análisis del discurso, apoyados por Tommasino (2001), Scanavaca (2020), Ladeira (1994), Brandão (1990), Meliá (1999), Benites (2018) y Bullard (2005). El actual modelo tecnológico trazado en exploración para hacer frente al creciente consumismo a partir de los cambios del entorno, condujo a un proceso en el que la rentabilidad, la desigualdad y un círculo vicioso de obsolescencia programada de todo lo que se produce fueron el principal objetivo. La apropiación de los bienes naturales se reflejó en un patrón en el que la producción ha conducido a grandes abismos sociales, caracterizando, sobre todo, una gran injusticia ambiental, deshumanización y, sobre todo, evidenció la centralidad de la mirada eurocéntrica dirigida a los pueblos originarios, en este caso, el guaraní Mbya. | es |
dc.description.abstractOther | This thesis investigated environmental racism based on the experiences of non- indigenous educators with the Guarani Mbya, under the perspective of the Guarani territoriality. It reflected on the Guarani worldview and their fight to keep their practices alive, to plead for their rights and to achieve environmental justice. Evidence showed that the significance of the struggles for civil rights and especially for land rights goes beyond the Guarani tekoá. In that regard, the broad goal of this study was to investigate the perspectives of environmental racism in the actions of indigenous and non-indigenous educators. This thesis, which is a basic research study, uses a qualitative approach. As for the objectives, this is a critical-dialectical research. The procedures I used during the research consisted of case study, bibliographical analysis, semi-structured individual interviews and elements of discourse analysis. The subjects chosen for this study were two Guarani Mbya educators and two non-Guarani educators. For the analysis of the participants' narratives, I used elements of discourse analysis, supported by Tommasino (2001), Scanavaca (2020), Ladeira (1994), Brandão (1990), Meliá (1999), Benites (2018) and Bullard (2005). The current technological model, based on environmental exploitation to meet growing consumerism, led to a process whose main goals are profitability, inequality and a vicious circle of planned obsolescence. The appropriation of natural resources created a pattern in which production has led to huge social inequality, environmental injustice, dehumanization and, above all, emphasized the Eurocentric look towards the original peoples – in this case, the Guarani Mbya. | en |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934201639828808 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934201639828808 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Edileia de Carvalho Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1464340113144989 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Portilho, Edilene Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0831328833403297 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Arruda, Juliana | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6994184955679602 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Roberto, Joanna de Ângelis Lima | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6920692367048480 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9149138199338794 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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