Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Heleno Araujo da-
dc.date.accessioned2025-01-31T22:50:57Z-
dc.date.available2025-01-31T22:50:57Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationSilva, Heleno Araujo da. O diabo andino: a companhia de Jesus e as representações demonológicas no vice-reino do Peru no século XVI. 2023. 152 f. Dissertação ( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19962-
dc.description.abstractNossa presente pesquisa tem o objetivo de investigar as relações entre os padres evangelizadores jesuítas e os nativos ameríndios no Vice-Reino do Peru durante o século XVI, compreendendo o discurso demonológico cristão como um elemento fundamental para entendê-las plenamente. A partir das abordagens relacionadas à História Cultural, buscamos compreender a demonologia como uma heterologia e, assim, investigar quais elementos da cultura ameríndia andina foram postos sob a égide demoníaca à luz da produção da literatura jesuíta de autores como José de Acosta. Além disso, procuramos entender de que forma a necessidade da extirpação das idolatrias nativas se justificou por meio da necessidade da destruição dessa mesma agência demoníaca sobre o povo ameríndio, fomentando a instituição de um forte aparato de evangelização que culminou nas resoluções do III Concílio de Lima (1582-1583) e em uma consequente mudança na educação provida pelos jesuítas aos indígenas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDemonologiapt_BR
dc.subjectVice-Reino do Perupt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectIII Concílio de Limapt_BR
dc.subjectAmeríndiospt_BR
dc.subjectDemonologypt_BR
dc.subjectViceroyalty of Perupt_BR
dc.subjectJesuitspt_BR
dc.subjectThird Council of Limapt_BR
dc.subjectAmerindianspt_BR
dc.titleO diabo andino: a companhia de Jesus e as representações demonológicas no vice-reino do Peru no século XVIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherOur present research intends to investigate the relationships generated from the contact between the Jesuit evangelizing priests and the native Amerindians in the Viceroyalty of Peru during the 16th century, understanding the Christian demonological discourse as a fundamental element to entirely understand them. In this way, we use the prism of Cultural History to understand demonology as a heterology and thus investigate which elements of Amerindian culture were placed under the demonic aegis in light of the production of Jesuit literature by authors such as José de Acosta. In addition, we will try to understand how the need to extirpate native idolatries was justified through the need to destroy that same demonic agency over the Amerindian people, fostering the institution of a strong apparatus of evangelization that culminated in the resolutions of the Third Council of Lima (1582-1583) and a consequent change in the education provided by the Jesuits to the indigenous people.en
dc.contributor.advisor1Kalil, Luis Guilherme Assis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4332-6735pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638477460089622pt_BR
dc.contributor.referee1Portugal, Ana Raquel Marques da Cunha Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752669945641252pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Patricia Souza de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5125-2940pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5859614423162912pt_BR
dc.contributor.referee3Kalil, Luis Guilherme Assis-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4332-6735pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638477460089622pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1498823705029996pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.relation.referencesFontes ACOSTA, José de. Historia natural y moral de las Indias. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999. Disponível em: <https://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc571b4>. ÁLVAREZ, Bartolomé. De las costumbres y conversión de los indios del Perú: Memorial a Felipe II (1588). MARTÍN RUBIO et al. (eds.). Madrid, Polifemo, 1998. ARRIAGA, Pablo José de. La extirpación de la Idolatria en el Perú. Madrid, 1621. Disponível em: <https://biblioteca.org.ar/libros/155230.pdf>. ARTE, y vocabvlario en la lengva general del Perv llamada Quichua, y en la lengua Efpañola. Lima: Antonio Ricardo, 1586. CANGAS, Diego Dávila de; OTAZU, Bartolomé de. Visita de los valles de Sonqo en los yunka de coca de La Paz, 1568-1570. Madrid: Instituto de Cooperación Iberoamericana, Sociedad Estatal Quinto Centenario, Instituto de Estudios Fiscales, 1991. CIEZA DE LEÓN, Pedro de. Crónica del Peru: El señorío de los incas. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2005. COLECCION eclesiastica mejicana tomo IV. México: Imprenta de Galvan, 1834. DOCTRINA christiana, y catecismo para instruccion de los indios, y de las de mas personas, que han de ser enseñadas en nuestra sancta fé. Lima: Antonio Ricardo, 1585. EGAÑA, Antonio de. Monumenta peruana I (1565-1575). Roma: Monumenta historica soc. iesu, 1954. EGAÑA, Antonio de. Monumenta peruana III (1581-1585). Roma: Monumenta historica soc. iesu, 1961. GONZÁLEZ HOLGUÍN, Diego. Vocabvlario de la lengva general de todo el Perv llamada lengua Qquichua, o del Inca. Lima: Francisco del Canto, 1608. LAS CASAS, Frei Bartolomé de. Brevissima relação da destruição das índias. O paraíso perdido. 4a Ed. Porto Alegre: L&PM, 1985. MCINTOSH, G. Stewart. De Procuranda Indorum Salute - José de Acosta S.J. 1540-1600: An english introduction and translation. North Yorkshire: Pew Foundation, 2020. 143 SANTO TOMÁS, Domingo de. Lexicón, o Vocabulario de la lengua general del Perú. Valladolid Francisco Fernández de Córdoba, 1560. TERCERO Cathecismo y exposicion de la doctrina christiana por sermones. Lima: Antonio Ricardo, 1585. TERCERO catecismo y exposición de la doctrina Cristiana por sermones. Em: TAYLOR, Gerald El sol, la luna y las estrellas no son Dios... La evangelización en quechua (siglo XVI). Lima: Instituto Francés de Estudios Andinos; Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú, p. 71-116. 2003. TAYLOR, Gerald. Ritos y tradiciones de Huarochirí: manuscrito quechua de comienzo deI siglo XVII. Lima: Instituto de Estudios PeruanosllFEA, 1987. TOLEDO. Francisco de. Provision Para Dar Cumplimiento a Los Dispositivos Reales Tocantes a Los Tesoros, Huacas y Adoratorios Que Se Descubrieren. In:______. Disposiciones gubernativas para el virreinato del Peru 1569 - 1574. Sevilha: Escuela de EstudiosHispano-Americanos; Consejo Superior de Investigaciones Cientificas; Monte de Piedad y Caja de Ahorros de Sevilla, 1986. VARGAS UGARTE, Rubén. Concilios Limenses (1551-1772). Tomo III. Lima: Tipografia peruana, 1954. YUPANQUI, Titu Cusi.. History of how the Spaniards Arrived in Peru. Indianapolis: Hackett, 2006. Bibliografia ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ACOSTA, Antonio. Prácticas coloniales de la Iglesia en el Perú, siglos XVI e XVII. Sevilla: Aconcagua Libros, 2014. ALBÓ, Xavier. Jesuitas y culturas indígenas. Perú 1568-1606. Su actitud, métodos y criterios de aculturación. Primera Parte. América Indígena. Cidade do México, v. 26, n. 3, p. 251 - 309, 1966. ARMAS MEDINA, Fernando. Cristianizacion del Peru (1532- 1600). Sevilla: Escuela de Estudios Hispano-Americanos, 1953. BARNADAS, Joseph. A Igreja Católica na América Colonial. In: BETHELL, Leslie. (Org.) História da América Latina: América Latina Colonial. Vol. I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. p. 521-552. 144 BERNAND, Carmen; GRUZINSKI, Serge. De la idolatría: una arqueología de las ciencias religiosas. México: Fondo de Cultura Económica, 1992. BÍBLIA: Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. BOUCHÉ-LECLERCQ, Auguste. Histoire de la divination dans l’Antiquité. 4 vols. Bruxelas: Culture et Civilisation, 1963. BOUZA, Fernando. Corre manuscrito: Una historia cultural del Siglo de Oro. Madrid: Marcial Pons, 2001. BOVISIO, María Alba. Las huacas andinas: lo sobrenatural viveinte. In: KRIEGE, P (Ed.). La imagen sagrada y sacralizada. Cidade do México: Institutos de Investigaciones/UNAM, p. 53-85, 2011 BROSSEDER, Claudia. The Power of Huacas: Change and Resistence in the Andean World of the Colonial Peru. Austin: Univesity of Texas Press, 2014. BRUNDAGE, Burr Cartwright. Empire of the Inca. Norman: University of Oklahoma Press, 1963. BURKHART, Louise M. Satan is my nickname: demonic and angelic interventions in colonial Nahuatl theatre. In: CERVANTES, Fernando; REDDEN, Andrew. (orgs.). Angels, Demons and the New World. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p. 146-170. CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge. Como escrever a história do Novo Mundo: Histórias, epistemologias e identidades no mundo Atlântico do século XVIII. São Paulo: Edusp, 2011. ______. José de Acosta, a Spanish Jesuit-Protestant Author: Print Culture, Contingency, and Deliberate Silence in the Making of the Canon. In: Idem; MARYKS, Robert Alexsander; HSIA, R.P. Encounters between Jesuits and Protestants In Asia and the Americas. Austin: Brill, 2018. CARVALHO, Francismar Alex Lopes de. “Una verdadera selva de idiomas”: jesuítas política, linguística e tradução cultural nas missões da Amazônia espanhola (séc. XVII e XVIII). História Unisinos. São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 392 - 410, set./dez. 2017. CASTAÑO, Sergio. Dios y la ciudad: Estudios de teología política.Tucumán: Unsta., 2019. CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte de. et al. (org.) Missions d'évangélisation et circulation des savoirs, XVIe-XVIIIe siècle. Madrid: Casa de Velázquez, 2011. CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. CERVANTES, Fernando. El diablo en el Nuevo Mundo: el impacto del diabolismo a través de la colonización de Hispanoamérica. Barcelona: Herder, 1996. 145 ______; REDDEN, Andrew. (orgs.). Angels, Demons and the New World. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. COELLO DE LA ROSA, Alexandre. Más allá del incario: Imperialismo y historia en José de Acosta, SJ (1540 - 1600). Colonial Latin American Review, Londres, v. 14, n. 1, p. 55 - 81, jun. 2005. CROIZAT-VIALLET, Jean. Un ejemplo de reescritura científica en El Siglo de Oro: los terremotos y los volcanes en los tratados de Historia Natural (1597-1721). Criticón, Toulouse, v. 79, p. 123 - 142, 2000. DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300- 1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ______. A confissão e o perdão: a confissão católica séculos XIII a XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. DURÁN, Juan Guillermo. El "Tercero Catecismo Limense" como medio de transmisión de la fe (Lima, 1585). Teología: Revista de la Facultad de Teología de la Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, n. 51, p. 5-58, 1988. DURAND, E. J.; DURANT-FOREST, J. de. Humanisme et renaissance en Nouvelle-Espagne dans la perspective des missionnaires du XVIe siècle. Histoire, économie et société, Paris, v. 12, n. 3, p. 381 - 402, 1993. DUVE, Thomas. Literatura Normativa Pragmática e a Produção de Conhecimento Normativo nos Impérios Ibéricos do Início da Idade Moderna (Séculos XVI-XVII). Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 42, p. 3-44, abr. 2020. DUVIOLS, Pierre. La destrucción de las religiones andinas: conquista y colonia. Cidade do México: Univ. Nacional Autónoma de México, 1977. ______. Cultura andina y represion; procesos y hechícerias. Cajatambo, siglo XVII. Cusco: Centro de Estudios Rurales Andinos Bartolomé de las Casas, 1986. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972. ESTENSSORO FUCHS, Juan Carlos. Del paganismo a la santidad. La incorporación de los indios del Perú al catolicismo. 1532-1750. Lima: Instituto Francés de Estudios Andinos; Instituto Riva-Agüero, 2003. FOUCAULT, Michel. As Palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. GAREIS, Iris. Brujos e Brujas en el Antiguo Peru: Apariencias y realidad en las Fuentes Historicas. Revista de Indias. Munique, v. 53, n. 198, p. 583-613, 1993. GORDILLO, Ana Segovia. El Vocabulario Hispano-Quechua (1608) de Gonzáles Holguín, ¿Heredero de Nebrija? : Philologia Hispalensis. Valladolid, v. 28, n.2, p. 7-23, 2014. 146 HARTOG, François. A arte da narrativa histórica. In: BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs.). Passados recompostos — campos e canteiros da História, Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/ Editora da FGV, 1998. HERZ, Kathrin. Un análisis textual de “La Historia natural y moral de las Indias” por José de Acosta. Norderstedt: Grin, 2007. HUBEÑÁK, Florencio F. El “De procuranda indorum salute” como guía para la evangelización. In: Evangelización y teología en América (siglo XVI). Navarra, v.2, p. 1419 - 1433, 1990. HUERTAS, Lorenzo. Las Pacarinas y los orígenes de los Incas. Tradición segunda epoca. Santiago de Surco. n. 15, p. 43-49, nov. 2016. IGLESIAS, Jose Luiz Pereira. La imagen de las Indias en el pensamiento eclesiástico indiano: valoración historiográfica y perspectivas de futuro. In: Extremadura en la evangelización Del Nuevo Mundo: Actas y estúdios. Extremadura: Colección Encuentros, 1988. LA JOUSSELANDIÈRE. Victor Santos Vigneron de. Doutrina e rito: José de Acosta e os instrumentos catequético-sacramentais de compreensão da alteridade. In: Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão, XIX., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH/SP, 2008. ______. A dupla marginalidade de José de Acosta: religião e soberania no Vice-reino do Peru (séc. XVI). Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 101-125, jan./jun. 2011. ______. Converter civilizar comunicar. Considerações sobre religião, direito e linguagem no Peru colonial. 2012. 280 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. LARA, Gerardo Cisneros. ¿Ignorancia invencible? Superstición e idolatría ante el Provisorato de Indios y Chinos del Arzobispado de México en el siglo XVIII. México, D. F.: UNAM, Instituto de Investigaciones Históricas, 2014. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1992. LISI, Francesco L. El tercer concilio limense y la aculturación de los indígenas sudamericanos. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1990. LOPETEGUI, León. El padre José de Acosta y las misiones. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto Gonzalo Fernández de Oviedo, 1942. LÓPEZ LAMERAIN, Maria Constanza. El Concilio de Trento y Sudamérica: aplicaciones y adaptaciones en el III Concilio Limense. Anuario de Historia de la Iglesia en Chile, Valparaíso, v. 29, p. 15-32, 2011. ______. El III Concilio de Lima y la conformación de una normativa evangelizadora para la provincia eclesiástica del Perú. Intus-Legere Historia, Santiago, v.5, n.2, p.51-68, oct. 2011. 147 LUZ, Guilherme Amaral. Os passos da propagação da fé: o lugar da experiência em escritos jesuíticos sobre a América quinhentista. Topoi, Revista de História da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 106 - 127, jan./jul. 2003. MALDAVSKY, Aliocha. Vocaciones inciertas. Misión y misioneros en la provincia jesuita del Perú en los siglos XVI y XVII. Sevilla: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2012. MALDAVSKY, Aliocha. Conectando territorios y sociedades. La movilidad de los misioneros jesuitas en el mundo ibé-rico (siglos XVI-XVIII). Historica, Paris, v. 38, n. 2, p. 71-109, jan.,2018. MARQUES, Lúcio Álvaro. José de Acosta e a fundamentação da Lei Natural. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, v. 32, p. 79 - 94, jan. 2016. MARROQUÍN ARREDONDO, Jaime. La historia natural de José de Acosta y la física del globo de Alexander von Humboldt. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Paris, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.4000/nuevomundo.77934>. MARTÍN RUBIO, María Carmen. Costumbres de los Indios del Perú. Un Temprano antecedente de la Extirpación de Idolatrías en el Virreinato Peruano. Boletín del Instituto Riva Agüero. Lima, v.24, n. 1, p. 295-308, 1997. _____. La cosmovisión religiosa andina y el rito de la Capacocha. Investigaciones Sociales. Lima, v. 13, n. 23, p. 187-201, out. 2009. MARTINS, Fredson Pedro. Uma Igreja, dois mundos: análise das diretrizes conciliares apresentadas em Trento e em Lima (séc. XVI). Revista Eletrônica da Anphlac, São Paulo, v. 2, n. 26, p. 142-172, Jan./Jul., 2019. MIGÑOLO, Walter D. Cartas, crónicas y relaciones del descubrimiento y de la conquista. In : MADRIGAL, Iñigo (ed). Historia de la literatura hispanoamericana (Época colonial). Madrid: Cátedra, 1982, p. 57-116. MUMFORD, Jeremy. The Taki Onqoy and the Andean Nation: sources and interpretations. Latin American Research Review, v. 33, n. 1, p. 150-165, 1998. MUSTAPHA, Monique. L’après-lascasisme au Pérou chez les pères de la Compagnie de Jésus: Acosta. Ibero-Amerikanisches Archiv, Berlin, v.3, n. 11, p. 267-281, 1985. NETO, Edgard Ferreira, História e Etnia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; Vainfas, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de janeiro: Elsevier, 1997 OLIVEIRA, Susane Rodrigues de. As crônicas espanholas do século XVI e a produção de narrativas históricas acerca da América e seus habitantes. Em tempo de Histórias. Brasília: v. 5, n. 5, p. 7 - 28, 2001. 148 ______. Por uma história do possível: o feminino e o sagrado nos discursos dos cronistas e na historiografia sobre o Império Inca. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós - graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. ______. Semelhantes enganos: a América e os Incas no discurso de Jose de Acosta. In: MUNIZ, Diva do Couto Gontijo; SENA, Ernesto Cerveira de. (Org.). Nação, Civilização e História: Leituras Sertanejas. Goiânia: PUC Goiás, 2011, p. 173 - 189. OLVERA, Silvia Limón. Sacrificio y poder entre los incas. Dimensión Antropológica. Cidade do México, v. 70, n. 24, p. 7-32, mai./ago. 2017. PAGDEN, Anthony. La caída del hombre natural: el indio americano y los orígenes de la etnología comparativa. Madrid: Alianza Editorial, 1988. PEASE, Franklin.Los Incas. Lima: Fondo Editorial de La Pontificia Universidad Católica del Perú, 2009. PESAVENTO, Sandra. Em busca de uma outra história : imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n.29, 1995. PETROCCHI, Marco Curatola; SZEMINSKI, Jam. Presentación In: ______ (Eds.). El Inca y la huaca: La religión del poder y el poder de la religión en el mundo andino antiguo. Lima: Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Catolica Del Perú: 2016, 11 - 20. ______. La voz de la huaca Acerca de la naturaleza oracular y el trasfondo aural de la religión andina antigua. In: ______ (Eds.). El Inca y la huaca: La religión del poder y el poder de la religión en el mundo andino antiguo. Lima: Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Catolica Del Perú: 2016, p.256 - 316. PICH, Roberto Hofmeister. Sobre a filosofia da história de José de Acosta. Mediaevalia – Textos e estudos, Porto, v. 32, p. 223-244. 2013. PINO DÍAZ, Fermín del. Vida y obra de José de Acosta, misionero jesuita y cronista indiano. Bérose - Encyclopédie internationale des histoires de l'anthropologie, Paris, 2019. Disponível em : <https://www.berose.fr/article1749.html?lang=fr> Acesso em: Set. 2022. PIZARRO, Ana. Palabra, literatura y cultura en las formaciones discursivas coloniales. In: PIZARRO, Ana (Org.) América Latina: Palavra, literatura e cultura. Campinas: UNICAMP, 1993. v. 1. PORTUGAL, Ana Raquel. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas. São Paulo: Editora UNESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. ______. Representações cronísticas dos sacrifícios humanos em tempos incaicos. Huellas de la Historia, Buenos Aires, v. 4, n. 36, p. 1 - 6, 2012. POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade: Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Ed. UNESP, 1998. 149 PROSPERI, Adriano. O Missionário. In: Villari, Rosario. O Homem Barroco. Lisboa: Presença, 1996. PROSPERI, Adriano. Tribunais da consciência: inquisidores, confessores, missionários. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. RAGON, Pierre. ‘Démonolâtrie’ et démonologie dans les recherches sur la civilisation mexicaine au XVIe siècle. Revue d’histoire moderne et contemporaine, v. 35, n. 2, p.163-181, 1988 REDDEN, Andrew. Diabolism in Colonial Peru: 1560-1750. Londres: Pickering & Chatto, 2008. ______. Vipers under the altar cloths: satanic and angelic forms in seventeenth-century New Granada. In: CERVANTES, Fernando; REDDEN, Andrew. (orgs.). Angels, Demons and the New World. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p. 146-170. ROCHA, Márcio Pimentel. O demônio renitente: demonologia e colonização no vice-reinado do Peru, séculos XVI e XVII. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós - graduação em História, UNESP, Franca, 2010. ROSTWOROWSKI, Maria. Peregrinaciones y proceciones rituales en los Andes. Journal de la Société des Américanistes, Paris, v. 89, n. 2, p. 97-123. 2003. SÁNCHEZ, Sebastián. La condición jurídica de los indígenas. La reducción a la vida política en José de Acosta. 1° Jornadas de Historia del Derecho 2021: Período Préhispano, Buenos Aires, 2021. Disponível em <https://repositorio.uca.edu.ar/bitstream/123456789/12430/1/condicion-juridica-indige na.pdf> Acesso em: Set. 2022. SEQUEIROS, Leandro. “El padre José de Acosta (1540-1600) Misionero, Naturalista y Antropólogo en la América Hispana”. Proyección, XLVII, Granada, p. 63-74, 2000. SHAH, Priya. Language, Discipline, and Power: The Extirpation of Idolatry in Colonial Peru and Indigenous Resistance. Voces Novae, Orange, v. 5, n. 5, p. 100-124, abr. 2018. SIDEKUN, Antônio. Cultura e Alteridade. In: TREVISAN, Amarildo. L. e TOMAZETTI, Elizete. M. (orgs.) Cultura e Alteridade: Confluências. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 2006. SOLODKOW, David. Una etnografía en tensión: “Barbarie” y Evangelización en la Obra de José de Acosta. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, Paris, 2010. Disponível em: <https://journals.openedition.org/nuevomundo/59113?lang=pt> Acesso em: Set. 2022. SOUZA, Laura de Mello. Inferno Atlântico: demonologia e colonização–Séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993. THOMAS, Jérome. L’évangélisation des indiens selon le jésuite Acosta dans le De procuranda indorum salute (1588). Cahiers d’études du religieux. Recherches 150 interdisciplinaires, Montpellier, 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/cerri/942> Acesso em: Set. 2022. TORRE VILLAR, Ernesto de la. Textos imprescindibles (1917-2009). Cidade do México: UNAM, Instituto de Investigaciones Históricas, 2019. VARGAS UGARTE, Rubén. Concilios Limenses (1551-1772). Tomo I. Lima: Tipografia peruana, 1951. ZORRILLA, Víctor. Economía, riqueza y ética en Bartolomé de las Casas y José de Acosta. Revista Empresa y Humanismo, Navarra. v. 9, n. 1, p. 135-148, out./nov. 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Heleno Araujo da Silva.Pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.