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dc.contributor.authorIgor Andrade da, Costa-
dc.date.accessioned2025-02-05T17:13:25Z-
dc.date.available2025-02-05T17:13:25Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Igor Andrade da. Cursos superiores de tecnologia como materialidade do ensino superior enxuto e flexível para o trabalho precarizado no Brasil. 2023. 253 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19980-
dc.description.abstractO Curso Superior de Tecnologia (CST) é um grau acadêmico de Ensino Superior com duração de 1600 a 2400 horas. Regulamentada pela LDB 9.394/1996 e pelo Decreto Federal no 5.154/2004.De acordo com o discurso governamental, a tônica dos CST é viabilizar a formação de profissionais em condições de laborabilidade, polivalentes e capazes de apresentar soluções à problemas cotidianos da produção. A materialidade dos CST revela que 83,62% dos estudantes dos CST ou 8 em cada 10 se encontram nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e que 68% desta oferta é de cursos do Eixo Gestão e Negócios. Deste modo, um olhar mais atento aponta que tais cursos podem ser mais um meio de conformação do que de formação e qualificação da força de trabalho para as condições da atuais de produção, marcadas por forte introdução da microeletrônica, informática e robótica. O objeto de nossa pesquisa é a oferta dos CST nas IES privadas líderes de mercado. O referencial empírico da pesquisa é a Universidade Estácio de Sá, mantenedora da YDUQS Participações S.A. O objetivo é explicar as implicações do fato de os CST terem se tornado mercadoria acessível para determinados segmentos da classe trabalhadora mobilizada pela ideologia do empreendedorismo, da empregabilidade e da sustentabilidade. Trata-se de pesquisa pautada no materialismo histórico e dialético. Como instrumento de coleta de dados utilizamos pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento nos Microdados do Censo da Educação Superior e nos Microdados do ENADE. Nossa hipótese é que este modelo de ensino materializa a universidade enxuta e flexível do proletariado de serviços na era digital da acumulação capitalista. Um projeto político-pedagógico que tem uma dupla finalidade: a de formar trabalhadores de novo tipo para atender a demanda empresarial por profissionais com qualificações intermediárias que transitam entre o trabalho simples e o trabalho complexo e a de conformar trabalhadores excluídos da promessa integradora do capital e fadados ao desemprego e a precariedade do trabalho e da vida social. Como resultados apontamos que os CST são um curso direcionado aos segmentos mais precarizados da classe trabalhadora, onde a maior parte dos estudantes são adultos trabalhadores, que trabalham pelo menos 40h e que enxergam no ensino superior meio de valorização da sua força de trabalho para superar a condição de vulnerabilidade social. Concluímos que os cursos delimitados estão voltados a conformação para a vida precária de parcela de parcela significativa da classe trabalhadora para o trabalho na empresa enxuta, flexível e liofilizada do capitalismo na era digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
dc.subjectTendências da Política Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEducação Tecnológicapt_BR
dc.subjectCurso Superior de Tecnologiapt_BR
dc.subjectWork and Educationpt_BR
dc.subjectTrends in Educational Policypt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectTechnological Educationpt_BR
dc.subjectHigher Technology Coursept_BR
dc.subjectTrabajo y Educaciónpt_BR
dc.subjectTendencias de la Política Educativapt_BR
dc.subjectEducación Superiorpt_BR
dc.subjectEducación Profesionalpt_BR
dc.subjectEducación Tecnológicapt_BR
dc.subjectCurso Superior de Tecnologíapt_BR
dc.titleCursos superiores de tecnologia como materialidade do ensino superior enxuto e flexível para o trabalho precarizado no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHigher technology courses as materiality of lean and flexible higher education for precarious work in Brazilen
dc.title.alternativeCursos de tecnología superior como materialidad de la educación superior ágil y flexible para el trabajo precario en Brasiles
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe Higher Technology Course (HTC) is an academic higher education degree lasting 1600 to 2400 hours. Regulated by LDB 9.394/1996 and Federal Decree no 5.154/2004.According to the governmental discourse, the keynote of the CST is to enable the training of professionals in conditions of workability, versatile and capable of presenting solutions to everyday production problems. The materiality of CST reveals that 83.62% of CST students, or 8 out of 10, are in private Higher Education Institutions (HEIs) and that 68% of this offer is in Management and Business Axis courses. Thus, a closer look points out that such courses can be more a means of conforming than training and qualifying the workforce for current production conditions, marked by the strong introduction of microelectronics, informatics, and robotics. The object of our research is the provision of HTC in leading private HEIs. The empirical reference of the research is Estácio de Sá University, which maintains YDUQS Participações S.A. The objective is to explain the implications of the fact that HTC have become an accessible commodity for certain segments of the working class mobilized by the ideology of entrepreneurship, employability, and sustainability. This is a research based on historical and dialectical materialism. As a data collection instrument, we used bibliographical research, document analysis, surveys in the Microdata of the Higher Education Census and in the Microdata of ENADE. Our hypothesis is that this teaching model materializes the lean and flexible university of the service proletariat in the digital age of capitalist accumulation. A political-pedagogical project that has a double purpose: that of training a new type of workers to meet the business demand for professionals with intermediate qualifications who transit between simple and complex work, and that of conforming workers who are excluded from the integrative promise of capital and doomed to unemployment and precarious work and social life. As a result, we point out that the HTC is a course aimed at the most precarious segments of the working class, where most of the students are working adults, who work at least 40 hours and who see higher education as a means of valuing their workforce to overcome the condition of social vulnerability. We conclude that the delimited courses are aimed at conforming to the precarious life of a significant portion of the working class to work in the lean, flexible, and freeze-dried company of capitalism in the digital age.en
dc.description.abstractOtherEl Curso de Tecnología Superior (CST) es un título académico de educación superior con una duración de 1600 a 2400 horas. Reglamentada por la LDB 9.394/1996 y el Decreto Federal no 5.154/2004. Según el discurso gubernamental, la tónica de la CST es viabilizar la formación de profesionales en condiciones de trabajabilidad, versátiles y capaces de presentar soluciones a los problemas productivos cotidianos. La materialidad del CST revela que el 83,62% de los estudiantes del CST, es decir, 8 de cada 10, se encuentran en Instituciones de Educación Superior (IES) privadas y que el 68% de esta oferta es en cursos de Gestión y Eje Empresarial. Así, una mirada más cercana apunta que tales cursos pueden ser más un medio de conformar que de capacitar y calificar la mano de obra para las condiciones productivas actuales, marcadas por la fuerte introducción de la microelectrónica, la informática y la robótica. El objeto de nuestra investigación es la provisión de CST en las principales IES privadas. El referente empírico de la investigación es la Universidad Estácio de Sá, que mantiene YDUQS Participações S.A. El objetivo es explicar las implicaciones del hecho de que los CST se hayan convertido en una mercancía accesible para ciertos segmentos de la clase trabajadora movilizados por la ideología del emprendimiento, la empleabilidad y la sostenibilidad. Esta es una investigación basada en el materialismo histórico y dialéctico. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la investigación bibliográfica, el análisis de documentos, las encuestas en los Microdatos del Censo de Educación Superior y en los Microdatos de ENADE. Nuestra hipótesis es que este modelo de enseñanza materializa la universidad magra y flexible del proletariado de servicio en la era digital de la acumulación capitalista. Un proyecto político-pedagógico que tiene un doble propósito: el de formar nuevos tipos de trabajadores para atender la demanda empresarial de profesionales de calificación intermedia que transitan entre el trabajo simple y el complejo, y el de conformar trabajadores excluidos de la promesa integradora del capital. y condenados al desempleo ya la precariedad laboral y social. Como resultado, señalamos que el CST es un curso dirigido a los segmentos más precarios de la clase trabajadora, donde la mayoría de los estudiantes son adultos trabajadores, que trabajan por lo menos 40 horas y que ven en la educación superior un medio para valorar su mano de obra para superar la condición de vulnerabilidad social. Concluimos que los cursos delimitados están orientados a amoldarse a la precaria vida de una parte importante de la clase trabajadora para trabajar en la magra, flexible y liofilizada empresa del capitalismo en la era digital.es
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo Azevedo da Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee2Seki, Allan Kenji-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5308-9112pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307741588036634pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Giselle Souza da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437886258717238pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Hugo Leonardo Fonseca da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7284-8893pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824330405146391pt_BR
dc.contributor.referee5Evangelista, Olinda-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0652113284096519pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140715718817539pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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