Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19995
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAmaral, Tainná Michaeli do-
dc.date.accessioned2025-02-05T22:47:01Z-
dc.date.available2025-02-05T22:47:01Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationAMARAL, Tainna Michaeli do. Caminhos da sociologia na escola: explorando sentidos do ensino de sociologia por alguns pensadores brasileiros. 2024. 99 f . Dissertação (Mestrado em Ciências Socias) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19995-
dc.description.abstractA sociologia escolar é uma temática de significativo impacto dentro da educação brasileira, sua permanência no sistema básico de ensino brasileiro é fruto de bastante debate, principalmente nos espaços profissionais e sindicais da sociologia. O presente trabalho busca apresentar alguns posicionamentos de pensadores brasileiros que participaram da discussão do tema entre as décadas de 1950 e 1980, visando compreender os diferentes sentidos da sociologia escolar oferecidos por esses pensadores. Esses sentidos foram investigados por meio da análise das obras de determinados pensadores historicamente relevantes para essa temática em conjunto com trabalhos de estudiosos contemporâneos dedicados ao tema do ensino de sociologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, debruçada sobre as elaborações e reflexões desses pensadores. Os sentidos da sociologia escolar foram analisados no contexto do debate teórico do campo das ideias e intelectuais, utilizando as conceituações paradigmáticas de alguns autores clássicos nesse tema. Assim, foi possível chegar a apontamentos sobre a relação dos sentidos da sociologia escolar criados por esses pensadores com suas filiações a certas correntes do pensamento social e político brasileiro. Em conclusão, verificaram-se os sentidos formulados por esses pensadores, entendendo que eles não só relacionam-se fortemente com seus ideais de modernização e cidadania, mas também que sugerem papéis específicos para esses sentidos, tais como desenvolver a sociologia como ciência, emancipar o indivíduo e incentivar a participação política na sociedade com um viés crítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectSociologia escolarpt_BR
dc.subjectensino de sociologiapt_BR
dc.subjectpensamento social brasileiropt_BR
dc.subjectintelectuaispt_BR
dc.subjectSchool sociologypt_BR
dc.subjectteaching of sociologypt_BR
dc.subjectBrazilian social thoughtpt_BR
dc.subjectintellectualspt_BR
dc.titleCaminhos da sociologia na escola: explorando sentidos do ensino de sociologia por alguns pensadores brasileirospt_BR
dc.title.alternativePaths of sociology in schools: exploring the meanings of teaching sociology by some Brazilian thinkersen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherSchool sociology is a topic of significant impact within Brazilian education, and its permanence in the Brazilian basic education system has been a subject of much debate, especially in professional and union spaces of sociology. This work aims to present some positions of Brazilian thinkers who participated in the discussion of the theme between the 1950s and 1980s, seeking to understand the different meanings of school sociology offered by these thinkers. These meanings were investigated through the analysis of the works of historically relevant thinkers on this topic, along with contemporary scholars dedicated to the teaching of sociology. The methodology used was bibliographical research, focused on the elaborations and reflections of these thinkers. The meanings of school sociology were analyzed in the context of the theoretical debate in the field of ideas and intellectuals, using the paradigmatic conceptualizations of some classic authors on this topic. Thus, it was possible to arrive at observations about the relationship between the meanings of school sociology created by these thinkers and their affiliations with certain currents of Brazilian social-political thought. In conclusion, the meanings formulated by these thinkers were verified, understanding that they are not only strongly related to their ideals of modernization and citizenship but also suggest specific roles for these meanings, such as developing sociology as a science, emancipating the individual, and encouraging political participation in society with a critical bias.en
dc.contributor.advisor1Perruso, Marco Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639998450131320pt_BR
dc.contributor.referee1Perruso, Marco Antonio-
dc.contributor.referee2Pinto, Nalayne Mendonca-
dc.contributor.referee3Costa, Simone Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4422225324851145pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Tainná Michaeli do Amaral.Pdf853.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.