Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19996
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Tadeu Lima de-
dc.date.accessioned2025-02-05T23:03:27Z-
dc.date.available2025-02-05T23:03:27Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Tadeu Lima de. Projeto “Onde está a geografia do que a gente come?" Alimentação e Agroecologia no Novo Ensino Médio. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19996-
dc.description.abstractA Agroecologia é uma temática importante no debate da atual conjuntura de crise socioambiental, ganhando espaço na escola e acabando por se inserir na sociedade. Neste contexto, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecermos a origem e modos de produção dos alimentos que consumimos e, sendo a alimentação uma tarefa diária e obrigatória. Como objetivo geral, o trabalho visa destacar a importância da Agroecologia - em oposição à agricultura convencional - e também a necessidade de incorporar tal abordagem no contexto escolar do contexto urbano. As principais bases teóricas estão ancoradas, principalmente, na coletânea de textos intitulada “Dicionário de Agroecologia e Educação”, publicado em 2021 numa parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a Editora Expressão Popular e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e na obra “Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor”, organizada por Heloísa Dupas Penteado e Elsa Garrido, publicada em 2010, dentre outros. A metodologia, de cunho qualitativo, se alinha à proposta da pesquisa-ensino, onde o saber docente se articula a outros saberes e conhecimentos com vistas a articular teoria e prática em sala de aula. Foram realizados os seguintes caminhos metodológicos: elaboração, realização e análise das respostas de questionário online destinado a professores de geografia; ampliação do referencial teórico a partir da leitura de obras de referência na área estudada e a análise de coleções e títulos utilizados nas aulas de geografia para o segmento do ensino médio. Dentre os resultados pode-se destacar a percepção de que o tema está presente no material didático, mesmo que com a necessidade de uma abordagem mais crítica e engajada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.titleProjeto “Onde está a geografia do que a gente come?” Alimentação e Agroecologia no Novo Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeProject “Where is the geography of what we eat?" Agroecology and Food in the ‘new high school’en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAgroecology is an important theme in the debate of the current socio-environmental crisis, gaining space in schools and ending up being inserted in society. In this context, the present research is justified by the need to know the origin and modes of production of the food we consume, and that food is a daily and mandatory task. As a general objective, the work aims to highlight the importance of Agroecology - as opposed to conventional agriculture - and also the need to incorporate such an approach in the school context of the urban context. The main theoretical bases are anchored in the collection of texts entitled "Dictionary of Agroecology and Education", published in 2021 in a partnership between the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health, Editora Expressão Popular and the Movement of Landless Rural Workers (MST) and in the work "Research-teaching: school communication in teacher training", organized by Heloísa Dupas Penteado and Elsa Garrido, published in 2010, among others. The methodology, of a qualitative nature, is aligned with the proposal of research-teaching, where the teaching knowledge is articulated with other knowledge and knowledge with a view to articulating theory and practice in the classroom. The following methodological paths were carried out: elaboration, realization and analysis of the answers to an online questionnaire aimed at geography teachers; expansion of the theoretical framework from the reading of reference works in the studied area and the analysis of collections and titles used in geography classes for the high school segment. Among the results, it is possible to highlight the perception that the theme is present in the didactic material, even with the need for a more critical and engaged approach.en
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee2Arruzzo, Roberta Carvalho-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ana Carolina Brasil de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7604595552685281pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Tadeu Lima de Souza.Pdf9.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.