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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Isabela Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T14:34:24Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T14:34:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Isabela Souza. Vídeos de animação stop motion: enfoque CTS no ensino de Ciências, 2023, 222 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19997 | - |
dc.description.abstract | Diante da era da informação que vivemos, acrescida de reflexões sobre as práticas docentes, pode-se observar que a forma de consumir as informações mudou, assim como a necessidade de preparação e inserção das tecnologias no âmbito escolar, priorizando desenvolver no novo aluno a postura reflexiva e crítica sobre o mundo em que está inserido. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) com ênfase na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e com o uso da técnica de animação Stop Motion sobre temas sociocientíficos para o ensino do conteúdo de divisão celular, observando a percepção dos estudantes sobre temas como: Aborto, Células-tronco, Alimentos Transgênicos, Câncer, Teste de Paternidade, suas reflexões e aplicações e desdobramentos dentro da sociedade. A pesquisa foi realizada no formato de oficinas pedagógicas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Canário Ribeiro, localizada em Pedro Canário/ES, com alunos do 8o ano do ensino fundamental II. A abordagem metodológica é qualitativa de natureza descritiva, classificada como um estudo de campo. A produção de dados ocorreu por meio de registros orais, desenhos com informações descritivas, diário de campo e as animações produzidas pelos estudantes. Os registros foram transcritos com uma abordagem reflexiva e crítica, por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), do tipo categorial. A organização dos dados ocorreu em quadros e tabelas, nos quais as informações foram agrupadas de acordo com assuntos ou linhas de pensamento similares, para análises junto ao aporte teórico. A estratégia metodológica desenvolvida e aplicada, juntamente com o referencial teórico desta pesquisa serviu de base para a criação de um material didático-pedagógico. Esse material inclui a proposta de uma sequência didática abordando o conteúdo Divisão Celular: Mitose e Meiose, sob o enfoque CTS, baseada nos princípios freireanos. Além disso, o material inclui uma apostila destinada aos estudantes, contendo diretrizes para a produção de animações Stop Motion. . O produto educacional será voltado para professores de Ciências da educação básica, podendo ser adaptado para outros componentes curriculares e para outros níveis de ensino, com o intuito de disponibiliza-lo gratuitamente nas principais bases de dados de todo o país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Divisão Celular | pt_BR |
dc.subject | Animações Stop Motion | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject | Science Education | pt_BR |
dc.subject | Cell Division | pt_BR |
dc.subject | Stop Motion Animations | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Technology and Society (CTS) | pt_BR |
dc.title | Vídeos de animação stop motion: enfoque CTS no ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Stop motion animation videos: CTS focus on science teaching | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Given the information age we live in, plus reflections on teaching practices, it can be observed that the way of consuming information has changed, as well as the need for preparation and insertion of technologies in the school environment, prioritizing developing the new student's attitude reflective and critical about the world in which it operates. The present work aims to evaluate the contributions of a Didactic Sequence (SD) with an emphasis on the Science, Technology and Society (CTS) approach and with the use of the Stop Motion animation technique on socio-scientific themes for teaching cell division content, observing students' perception of topics such as: Abortion, Stem Cells, Transgenic Foods, Cancer, Paternity Testing, their reflections and applications and developments within society. The research was carried out in the format of pedagogical workshops, at the Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Canário Ribeiro, located in Pedro Canário/ES, with students in the 8th year of elementary school II. The methodological approach is qualitative and descriptive in nature, classified as a field study. Data production occurred through oral records, drawings with descriptive information, field diary and animations produced by students. The records were transcribed with a reflective and critical approach, using the content analysis technique (BARDIN, 1977), of the categorical type. The data was organized in charts and tables, in which the information was grouped according to similar subjects or lines of thought, for analysis along with the theoretical contribution. The methodological strategy developed and applied, together with the theoretical framework of this research, served as the basis for the creation of didactic-pedagogical material. This material includes the proposal for a didactic sequence covering the content Cell Division: Mitosis and Meiosis, under the CTS approach, based on Freirean principles. In addition, the material includes a booklet aimed at students, containing guidelines for producing Stop Motion animations. . The educational product will be aimed at science teachers in basic education, and can be adapted for other curricular components and for other levels of education, with the aim of making it available free of charge in the main databases across the country. | en |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Bruno Matos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Zilene Moreira | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-0166-9235 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9827016932616129 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Bruno Matos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Zilene Moreira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0166-9235 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9827016932616129 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2942265386518858 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Vilela, Marcos Vinícius Ferreira | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-8437-7646 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6872321031142967 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3211181449534891 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
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