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dc.contributor.authorMoreira, Rosymere Cersosimo-
dc.date.accessioned2025-02-06T23:01:42Z-
dc.date.available2025-02-06T23:01:42Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.citationMOREIRA, Rosymere Cersosimo. Detectando problemas de discalculia em estudantes usando jogos digitais. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20008-
dc.description.abstractMilhares de crianças se tornam jovens com problemas de aprendizagem que só são percebidos, na maioria das vezes, tardiamente. A detecção precoce desses problemas nas primeiras séries do ensino fundamental 1, com a possibilidade de medição e avaliação de seu grau e intensidade, permite o desenvolvimento e aplicação de técnicas mitigadoras e ou corretivas, além do acom-panhamento evolutivo dos resultados propostos. Dessa forma é possível minimizar ou extinguir os prejuízos e levar a uma construção de conhecimento que anteriormente não seria contem-plada. Esse trabalho discorre sobre o uso das tecnologias na área de ciência da computação como estratégia de apoio ao auxílio à detecção de um desses transtornos/dificuldades em estu-dantes do ensino fundamental: A Discalculia, e apresenta técnicas aplicadas à busca de dados para servirem de parâmetro à pesquisa que fundamenta este trabalho acadêmico, bem como a elaboração de um banco de dados público onde os resultados obtidos estarão disposição de outros pesquisadores. Esta proposta leva em consideração alguns princípios da psicopedagogia e o uso das técnicas da ciência da computação para gerar hipóteses a serem observadas e avali-adas posteriormente por profissionais habilitados nas áreas da Psicologia, Psicopedagogia, Neu-rologia e outras áreas afins.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subjectHumanidades Digitaispt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectLearning disorderspt_BR
dc.subjectDigital Humanitiespt_BR
dc.subjectComputer Sciencept_BR
dc.subjectDyscalculiapt_BR
dc.titleDetectando problemas de discalculia em estudantes usando jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeDetecting dyscalculia problems in students using digital gamesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThousands of children become young people with learning problems that are only noticed, most of the time, late. The early detection of these problems in the first grades of elementary school, with the possibility of measuring and evaluating their degree and intensity, allows the develop-ment and application of mitigating and/or corrective techniques, in addition to the evolutionary monitoring of the proposed results. In this way, it is possible to minimize or eliminate losses and lead to the construction of knowledge that would not previously have been contemplated. This work discusses the use of technologies in the area of computer science as a strategy to support the detection of one of these disorders/difficulties in elementary school students: Dy-scalculia, and presents techniques applied to the search for data to serve as a parameter for research that underlies this academic work, as well as the creation of a public database where the results obtained will be available to other researchers. This proposal takes into account some principles of psychopedagogy and the use of computer science techniques to generate hypoth-eses to be observed and evaluated later by qualified professionals in the areas of Psychology, Psychopedagogy, Neurology and other related areas.en
dc.contributor.advisor1Cruz, Sergio Manuel Serra da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0792-8157pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618571401128973pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Sérgio Manuel Serra da-
dc.contributor.referee2Lyra, Adria Ramos de-
dc.contributor.referee3Vieira, Ana Cláudia de Macêdo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468324966351962pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado em Humanidades Digitais

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