Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20013
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dc.contributor.authorSouza, Izadora Martins da Silva de-
dc.date.accessioned2025-02-07T15:34:30Z-
dc.date.available2025-02-07T15:34:30Z-
dc.date.issued2023-04-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Izadora Martins da Silva de. Inclusão, participação e acessibilidade digital para a pessoa com deficiência. 2023. 199 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20013-
dc.description.abstractA presente tese tem como temática a acessibilidade digital para a participação da pessoa com deficiência na perspectiva da inclusão de um ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo geral é analisar a participação e a acessibilidade para a pessoa com deficiência nos cursos de inclusão digital do projeto intitulado +Casas da Inovação no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Os procedimentos de pesquisa têm a abordagem qualitativa, com o método análise de conteúdo e com o uso do software ATLAS.ti. para a organização e categorização dos dados. A produção de dados foi a partir de entrevistas semiestruturadas com a equipe e com dois participantes com deficiência, pela observação não-participante, pelo levantamento de documentos e pela análise do ambiente virtual de aprendizagem Moodle que hospedava os cursos do projeto. A pesquisa foi realizada no primeiro ano da pandemia da covid-19, a partir dos cursos no formato on-line oferecidos. Com isso, foi possível estabelecer dois momentos: o primeiro foi analisar as concepções da equipe do projeto “Casas da Inovação” sobre a acessibilidade e a inclusão digital; o segundo foi descrever as estratégias de acessibilidade digital utilizadas na “Casa da Inovação” para a participação da pessoa com deficiência no formato on-line. A pesquisa se insere em dois projetos: 1) Tecnologia de Informação e Comunicação e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha, tendo como instituição proponente a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e 2) Implantação do Projeto +Casas da Inovação organizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pela prefeitura municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, evidenciaram que, apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, a acessibilidade digital ainda é um tema que demanda maiores debates e investimentos no desenvolvimento de estratégias de inclusão digital. Também ficou evidenciado na pesquisa como a pessoa com deficiência possui baixas perspectivas como usuário e criador diante das barreiras tecnológicas. Tal constatação evidencia a importância da tecnologia digital para a participação ampla da pessoa com deficiência, considerando os aspectos técnicos e os devidos suportes/apoios humanos. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o estudo apresenta possibilidades e perspectivas que contribuem para a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência, tendo em vista que a acessibilidade é um direito humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectDisabled personpt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.titleInclusão, participação e acessibilidade digital para a pessoa com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeDigital inclusion, participation, and accessibility for people with disabilitiesen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe theme of this thesis is digital accessibility for the participation of people with disabilities from the perspective of including a virtual learning environment. The general objective is to analyze the participation and accessibility for people with disabilities in the digital inclusion courses of the project entitled +Casas da Inovação in the municipality of Nova Iguaçu, in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. The research procedures have a qualitative approach, with the content analysis method and with the use of the ATLAS.ti. software for the organization and categorization of data. Data production was based on semi-structured interviews with the team and two participants with disabilities, non-participant observation, document collection, and analysis of the Moodle virtual learning environment that hosted the project's courses. The survey was carried out in the first year of the covid-19 pandemic based on the online courses offered. With this, it was possible to establish two moments: the first was to analyze the conceptions of the “Casa da Inovação” project team on accessibility and digital inclusion; the second was to describe the digital accessibility strategies used in the “Casa da Inovação” for the participation of people with disabilities in the online format. The research is part of two projects: 1) Information and Communication Technology and innovation in schooling processes in inclusive education: different contexts in Brazil and Spain, having the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul as its proponent institution; and 2) Implementation of the +Casas da Inovação Project organized by the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro and by the Municipality of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The results, among other issues, showed that despite considerable advances in public policies, digital accessibility is still a topic that demands further debate and investments in the development of digital inclusion strategies. It was also evident in the research how the person with a disability has low perspectives as a user and creator in the face of technological barriers. This finding highlights the importance of digital technology for the broad participation of people with disabilities, considering the technical aspects and the appropriate human support. Finally, despite the challenges, we understand that the study presents possibilities and perspectives that contribute to the educational and social inclusion of people with disabilities, considering that accessibility is a human right.en
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee3Redig, Annie Gomes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3610-5333pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240510332567772pt_BR
dc.contributor.referee4Melo, Douglas Christian Ferrari de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2761-0477pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115960878343816pt_BR
dc.contributor.referee5Guimarães, Décio Nascimento-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894160496434294pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2760-4659pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095891171367155pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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