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dc.contributor.authorRocha, Josiane Faraco de Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-11T15:19:16Z-
dc.date.available2025-02-11T15:19:16Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationANDRADE, Josiane Faraco de. Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC: percepção dos avaliados, avaliadores e gestores de pessoas. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20042-
dc.description.abstractAvaliar o trabalho e valorizar as pessoas numa organização pública tem como premissa direcionar a realização de suas atividades com qualidade e atendimento ao princípio da eficiência do serviço público. A avaliação de desempenho é um instrumento poderoso de gestão nas instituições quando implementada para avaliar competências, capacidades e oportunidades de desenvolvimento de pessoas. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho, a partir da perspectiva dos técnico-administrativos, avaliadores e gestores de pessoas, do IFAM - Campus Manaus Centro, propondo ações de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de campo e estudo de caso, para verificação da aplicabilidade tanto dos instrumentos, como da metodologia e técnicas empregadas. Para análise dos dados, foi utilizada análise de conteúdo, com o auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados apresentados levam à percepção tanto dos gestores de pessoas e avaliados de que a avaliação de desempenho é um instrumento de grande importância para a cumprimento das metas institucionais, porém a ausência de feedback e de procedimentos claros da gestão do desempenho, além da falta de sistema informatizado, reiterou a necessidade de reavaliar o modelo atual, bem como de seus procedimentos, visando melhorias do processo. Para a investigação final, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de pessoas, além da aplicação de questionário semiaberto com questões mistas a aos servidores técnico-administrativos do IFAM - CMC. Os dados das entrevistas e das questões abertas foram transcritos e analisados com o apoio do software IRAMUTEQ, por meio de técnicas da análise de conteúdo, com a utilização de estatísticas textuais descritivas, análise de similitude e nuvem de palavras. Os principais resultados das entrevistas foram ausência de regulamentação interna da avaliação de desempenho para progressão por mérito profissional, necessidade de readequação dos formulários de avaliação dentro das atribuições de cada cargo e nível, ausência do tratamento de dados resultantes da avaliação de desempenho, relação da avaliação de desempenho somente em razão ao ganho econômico dos servidores, inexistência da Subcomissão Interna de Supervisão, falta de práticas de feedback e não utilização de sistema informatizado. Foi realizada a triangulação de dados com a literatura que resultou em uma proposta de Plano de Ação de melhorias ao processo de Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectavaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectgestão de desempenhopt_BR
dc.subjectgestão de pessoas no setor públicopt_BR
dc.subjectperformance evaluationpt_BR
dc.subjectperformance managementpt_BR
dc.subjectpeople management in the public sectorpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC: percepção dos avaliados, avaliadores e gestores de pessoaspt_BR
dc.title.alternativePerformance evaluation of IFAM/CMC technical-administrative employees: perception of the evaluated people, evaluators and people managersen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherEvaluating the work and valuing people in a public organization has as its premise directing the performance of its activities with quality and compliance with the efficiency principle in the public service. Performance evaluation is a powerful management instrument in institutions when implemented to assess people's skills, abilities and opportunities for development. This study aimed to analyze the performance evaluation process, from the perspective of technical- administrative staff, evaluators and people managers at IFAM - Campus Manaus Centro, proposing some improvement actions. This is a descriptive applied research, with a qualitative approach, using bibliographical and documentary research as methodological procedures, field survey and case study, to verify the applicability of both the instruments, the methodology and techniques employed. For data analysis, content analysis was used, with the aid of the IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). The results presented lead to the perception of both people managers and even the evaluated that performance evaluation is a very important instrument for the fulfillment of institutional goals, however the absence of feedback and clear procedures in the performance management, in addition to the lack of computerized system, it has reiterated the need to re- evaluate the current model, as well as its procedures, with a view for the process improvement. For the final investigation, semi-structured interviews were carried out with people managers, in addition to the application of a semi-open questionnaire with mixed questions to the technical-administrative servers of IFAM - CMC. Data from the interviews and open questions were transcribed and analyzed with the support of the IRAMUTEQ software, using content analysis techniques, using descriptive textual statistics, similarity analysis and word cloud. The interviews main results were the lack of internal regulation in the performance evaluation for the progression based on professional merit, the need to readjust the evaluation forms within each position and level attributions, the absence of data treatment resulting from the performance evaluation, the relationship between the performance evaluation only due to the servers economic gain, lack of Internal Supervision Subcommittee, lack of feedback practices and non-use of computerized system. Data triangulation with the literature was carried out which had resulted in a proposal for an Action Plan for improvements to the Performance Evaluation process of IFAM/CMC technical-administrative servers.en
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-6959pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540pt_BR
dc.contributor.referee4Meiriño, Marcelo Jasmim-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209386477961973pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0993-4382pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103793399606683pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, J.F.; DRUMOND E CASTRO, M. C. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDORES ADMINISTRATIVOS: PERCEPÇÃO DOS AVALIADOS, AVALIADORES E GESTORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Valore, [S.l.], v. 7, p. 88-106, (2022): Caderno Temático - Gestão & Estratégia organizacional - PPGE/UFRRJ. Disponível em: https://valore.homologacao.emnuvens.com.br/valore/article/view/1380 . Acesso em: 12 dez. 2022. https://doi.org/10.22408/reva702022138088-106 ABRUCIO, F. Uma leitura da gestão de pessoas sob a perspectiva do mérito, desempenho e resultados. In: TEIXEIRA, H. J.; BASSOTTI, I. M.; SANTOS, T. S.a. Mérito, desempenho e resultados: ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. São Paulo: FIA/USP, 2014. p. 314. AMARAL, B. G. D.; ENSSLIN, S. R.; VALMORBIDA, S. M. I.; DUTRA, A. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDORES PÚBLICOS: o que a literatura nos ensina?. Caderno de Administração, v. 26, n. 1, p. 147-169, 29 out. 2018. 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