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dc.contributor.authorVergilio, Joyce dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-11T16:01:00Z-
dc.date.available2025-02-11T16:01:00Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationVERGILIO, Joyce dos Santos. Funções Trigonométricas pelo olhar de licenciandos de matemática com o uso do GeoGebra. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20044-
dc.description.abstractDiante do momento educacional que vivenciamos, durante a pandemia do Covid-19, as Tecnologias Digitais se tornaram ferramentas essenciais para o desenvolvimento dos processos cognitivos de ensino e de aprendizagem. Essa pesquisa de mestrado profissional faz uso das Tecnologias Digitais e de Ambientes Virtuais, que integram o GeoGebra, para desenvolver atividades com o objetivo analisar as interações dos participantes da pesquisa e a interatividade com os ambientes virtuais ao vivenciarem tarefas sobre Funções Trigonométricas com tecnologias digitais em um curso noturno de licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio deJaneiro. Para orientar os caminhos de pesquisa utilizamos como base metodológica o Design BasedResearch(DBR) que visa um diálogo da pesquisa com o campo em que ela é realizada, essencial para uma pesquisa de mestrado profissional. Como instrumentos de coleta de dados recorremos à questionários semiabertos e individual, respostas escritas às tarefas e as anotações do diário de campo. Buscamos identificar como ocorre a aprendizagem de conceitos sobre Funções Trigonométricas. Como produto de pesquisa, composto por tarefas elaboradas para pesquisa, formamos um caderno de tarefasdestinado para ser utilizado na formação inicial e continuada de professores e com alunos do Ensino Médio. Esperamos que essa pesquisa contribua para o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de Funções Trigonométricas de maneira diferente do tradicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFunções Trigonométricaspt_BR
dc.subjectLicenciandos em Matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTrigonometric Functionspt_BR
dc.subjectBachelors in Mathematicspt_BR
dc.titleFunções trigonométricas pelo olhar de licenciandos de matemática com o uso do GeoGebrapt_BR
dc.title.alternativeTrigonometric functions through the eyes of mathematics undergraduat esusing GeoGebraen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn view of the educational moment we are experiencing, during the Covid-19 pandemic, Digital Technologies have become essential tools for the development of cognitive teaching and learning processes. This professional master's research makes use of Digital Technologies and Virtual Environments, which are part of GeoGebra, to develop activities of an investigative/exploratory nature with the objective of generating potentially significant tasks for the study of Trigonometric Functions through the analysis of the ideas of undergraduates of mathematics of an evening course at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. To guide the research paths, we used Design Based Research (DBR) as a methodological basis, which aims at a dialogue between the research and the field in which it is carried out, essential for a professional master's research. As data collection instruments, we resorted to semi-open and individual questionnaires, written responses to tasks and field diary notes. We seek to identify how the learning of concepts about Trigonometric Functions occurs. As a research product, consisting of tasks designed for research, we formed a task book intended to be used in the initial and continued training of teachers and high school students. We hope that this research will contribute to the development of research in the area of teaching and learning Trigonometric Functions in a different way than the traditional one.en
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.referee2Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Gilmara Teixeira Barcelos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5088-6511pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5799087859446298pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841540138682661pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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