Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Júlio Cesar da-
dc.date.accessioned2025-02-13T17:44:09Z-
dc.date.available2025-02-13T17:44:09Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Júlio César da. Fatores críticos de sucesso que afetam a permanência e a evasão em um curso de graduação em administração, modalidade EAD, no município de Valença-RJ. 2023. 259 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20104-
dc.description.abstractA revolução tecnológica observada nos últimos anos tem modificado e renovado o processo de ensino e aprendizagem, a exemplo da Educação a Distância (EaD), que cresce de forma significativa e contribui para ampliar o acesso à educação superior. No entanto, mesmo diante da expansão e dos benefícios proporcionados por esta modalidade, garantir a retenção acadêmica e evitar a evasão discente é um problema recorrente na EaD, o que exige dos gestores ações voltadas para mapear e conhecer os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados à educação a distância. Diante deste fato, a pesquisa aplicada tem como objetivo primário identificar os FCS que afetam a permanência e a evasão no curso de graduação em Administração, modalidade EaD, ofertado pelo Centro Universitário de Valença – UNIFAA. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, descritivo-exploratório, de abordagem quali- quantitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa ex-post-facto. A população do estudo foi composta por acadêmicos matriculados e evadidos do referido curso e a amostra, do tipo não probabilística, definida pelo critério de acessibilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de fichas eletrônicas, questionários, formulários e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica de Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, verificou-se, entre os alunos matriculados, que os FCS que facilitam e dificultam a permanência no curso investigado referem-se à instituição e aos alunos, distribuídos em cinco dimensões: (1) suporte à aprendizagem, (2) condições para estudar, (3) autodisciplina, (4) rigor e qualidade do curso e (5) habilidade tecnológica, saúde e incentivo. Quanto aos estudantes evadidos, as categorias de FCS que contribuíram para a evasão foram problemas pessoais, problemas financeiros, pandemia da COVID-19, AVA institucional, falta de disciplina pessoal, não adaptação ao modelo EaD, dificuldades tecnológicas, modelo pedagógico adotado, atendimento ao aluno, gestão do tempo, dificuldade de aprendizagem, modelo de provas, baixo engajamento, aprovação em instituição federal, mudança de cidade, distância do polo, compromissos familiares e de trabalho e acesso à internet. Como contribuição teórica e prática, o estudo possibilitou verificar e ampliar o estado da arte acerca do ensino a distância e dos fenômenos relacionados à persistência e à evasão nesta modalidade educacional, validar o framework radar dos fatores determinantes da evasão na EaD apresentado por Lima e Castro (2021), identificar novos fatores que não foram contemplados pelo questionário apresentado por Lott (2017) para avaliar os fenômenos de permanência e evasão em cursos a distância e propor um plano de ação institucional que auxiliará a organização a desenvolver estratégias que reforcem a permanência dos estudantes e minimizem as taxas de evasão discente, o que impactará de forma positiva o orçamento financeiro da instituição, bem como a sociedade, em especial, no município de Valença-RJ, com a ampliação do número de indivíduos graduados no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEvasão no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEstratégias de Retenção Educacionalpt_BR
dc.subjectEvasão Educacionalpt_BR
dc.subjectFatores Críticos de Sucessopt_BR
dc.subjectHigher Education Dropoutpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectEducational Retention Strategiespt_BR
dc.subjectEducational Evasionpt_BR
dc.subjectCritical Success Factorspt_BR
dc.titleFatores críticos de sucesso que afetam a permanência e a evasão em um curso de graduação em administração, modalidade EAD, no município de Valença-RJpt_BR
dc.title.alternativeCritical success factors that affect the permanence and dropout in an undergraduate course in administration, EAD modality, in the municipality of Valença-RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe technological revolution observed in the last few years has changed and renewed the teaching and learning process, such as Distance Education (DE), which is growing significantly and contributing to expand the access to higher education. However, ensuring academic retention and avoiding student dropout is a recurring problem in DE, which requires managers to take actions aimed at mapping and knowing the Critical Success Factors (CSF) related to distance education. Given this fact, the applied research aims to identify the CSF that affect the permanence and dropout in the undergraduate course in Administration, EaD modality, offered by the University Center of Valença – UNIFAA. This is a study of applied nature, descriptive- exploratory, of quali-quantitative approach, with procedures of bibliographic research, field survey, case study and ex-post facto research. The study was composed of students enrolled in and dropping out of the course, and the sample was of the non-probabilistic type, defined by the criterion of accessibility. Data collection was carried out using electronic forms, questionnaires, forms, and semi-structured interviews. After collection, the data were analyzed using descriptive statistics and the Content Analysis technique. From the results, it was verified, among the enrolled students that the CSF that facilitate and hinder the permanence in the investigated course refer to the institution and students, distributed in five dimensions: (1) learning support (2) conditions to study, (3) self-discipline, (4) rigor and quality of the course, and (5) technological ability, health, and incentive. As for the students who dropped out, the CSFs that contributed to dropout were personal problems, financial problems, the COVID-19 pandemic, institutional VLE, lack of personal discipline, not adapting to the EaD model, technological difficulties, the pedagogical model adopted, student services, time management, learning difficulty, the exam model, low engagement, approval in a federal college, moving to another city, distance from the center, family and work commitments, and internet access. As a theoretical and practical contribution, the study made it possible to verify and expand the state of the art about distance learning and the phenomena related to persistence and dropout in this educational modality, validate the radar framework of the determinants of dropout in DE presented by Lima and Castro (2021), identify new factors that were not covered by the questionnaire presented by Lott (2017) to evaluate the phenomena of permanence and evasion in distance learning courses and propose an institutional action plan that will help the organization to develop strategies to strengthen the permanence of students and minimize student evasion rates, which will positively impact the financial budget of the institution, as well as society, at especially in the municipality of Valença-RJ, with the expansion of the number of individuals graduates in higher education.en
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Cova, Marcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos Filho, Americo da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540pt_BR
dc.contributor.referee4Meiriño, Marcelo Jasmin-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209386477961973pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6132-1452pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798378456913301pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesALVES, V. A. M. et al. Aplicação da Metodologia 5W3H em uma empresa do setor agrícola localizada em Pelotas-RS. Revista Prociências, v. 5, n. 2, dez. 2022. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/4047. Acesso em: 17 mar. 2023. BASTOS, M. Matriz GUT: do conceito à aplicação prática. Portal Administração, 2014. Disponível em: https://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e- aplicacao.html. Acesso em: 17 mar. 2023. BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, v. 37, n. 2, p. 32-42, ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/7qkmKSkzS5xmqhM3FjMnk5t/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2023. CAPES. GT de Produção Técnica. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/10062019_Pr odução-Técnica.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023. NAKAGAWA, M. Ferramenta: definição de metas para PMEs. São Paulo: Editora Globo, 2017. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Definicao_de_Metas.PDF. Acesso em: 17 mar. 2023. 258 RABELLO, G. Como utilizar a Matriz GUT ou Matriz de Priorização de Processos? Siteware, 2022. Disponível em: https://www.siteware.com.br/metodologias/matriz-gut/. Acesso em: 16 mar. 2023. RODRIGUES, G. Definindo metas e objetivos para equipes de campo. Auvo Blog, São Paulo, 29 novembro 2018. Disponível em: https://www.blog.auvo.com/post/metas-e- objetivos-para-equipes-de-campo. Acesso em: 17 mar. 2023. SILVA, G. G. M. P. Implantando a manufatura enxuta: um método estruturado. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93389. Acesso em: 17 mar. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Júlio Cesar da Silva.Pdf4.74 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.