Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monte, Karina Aparecida Avelino | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T18:04:57Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T18:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-02 | - |
dc.identifier.citation | MONTE, Karina Aparecida Avelino. K’iche e Kaqchikel: a escrita dos documentos maias no século XVI na região das terras altas da Guatemala. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20105 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar, através dos discursos históricos produzidos pelas elites indígenas maias, o que pode ter as motivado a reescrever sobre seu passado durante o período colonial. Para refletir sobre tal objetivo, iremos utilizar dois documentos maias produzidos durante o período colonial: o Título de Totonicapan e o Memorial de Sololá, o primeiro escrito pela linhagem dos k’iche, e o segundo pela linhagem kaqchikel. Pensando nisso, e na transformação na qual se dava o discurso indígena, pois ele estava muito atrelado ao poder, nossa hipótese inicial é a de que esses documentos foram instrumentos não só para reafirmar a existência desses nativos, mas também uma forma de conservar características de suas identidades étnicas, bem como da linhagem governante no poder. Além disso, acreditamos que esses documentos serviram como instrumento de legitimação da posse de terra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Maia | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Grupo étnico | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Mayan | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Ethnical Group | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.title | K’iche e Kaqchikel: a escrita dos documentos maias no século XVI na região das terras altas da Guatemala | pt_BR |
dc.title.alternative | K'iche and Kaqchikel: the writing of mayan documents in the 16th century in the highland’s region of Guatemala | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This thesis aims to analyze through historical speeches made by the Maia indigenous elite what may have motivated them to rewrite their past during the colonial period. Reflecting at this we will use two Maia documents produced during the colonial period: the Totonicapan title and Sololá Memorial, the first one written by the k’iche lineage and the second by the kaqchikel lineage. Thinking about that and at the transformation in the indigenous discourse, given that he was attached to the power. Our initial hypothesis is that these documents were not only wore used to reassert the existence of these natives but also as a way to preserve their ethical identity as well the government lineage in power. Besides, we believe that they also served as a tool to probate land ownership. | en |
dc.contributor.advisor1 | Kalil, Luis Guilherme Assis | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4332-6735 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638477460089622 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5117038052113007 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.relation.references | BRICKER, Victoria Reifler. El Cristo indígena, el rey nativo. El sustrato histórico de la mitología del ritual de los mayas. México: Fondo de Cultura Económica, 1993. BROTHERSTON, Gordon. La América indígena en su literatura: los libros del Cuarto Mundo. México: Fondo de Cultura Económica, 1997. CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Editora Contexto, 2012. CARBONE, Carla de Jesus. Chicomoztoc, o Lugar das Sete Cavernas, nas histórias nahuas do início do período colonial (1540-1630). 2013. 247f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2013. CARCACHE, Horacio Cabezas. Gobernantes de Guatemala: siglo XVI. Guatemala: s.e., 2016. COSTA, João Paulo de Oliveira. Diáspora missionária. In: AZEVEDO, C. (ord.) História religiosa de Portugal, v.2. DELUMEAU, Jean. Os agentes de Satã: idólatras e muçulmanos. In: História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. Tradução Maria Lucia Machado; tradução de notas Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 386-413. ERIKSEN, Thomas Mylland; NIELSEN, Finn Sivert. História da Antropologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. ENGELS, Odilo. Compreensão do conceito de Idade Média. In: KOSELLECK, Reinhart; MEIER, Christian; GÜNTHER, Horst; ENGELS, Odilo. O conceito de História. São Paulo: Editora Autêntica, 2013, p. 66-75. FARIA, Patrícia Souza de. A conquista das almas do Oriente: franciscanos, catolicismo e poder colonial português em Goa (1540- 1740). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. FLORESCANO, Henrique. La conquista y la transformación de la memória indígena. In: Los conquistados: 1492 y la población indígena de las Américas (org.). Edited by Bonilla, Heraclio. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992, p. 67-102. FLORESCANO, Enrique. Los Orígenes del poder em Mesoamérica. México: Fondo de Cultura Económica, 2009. FLORESCANO, Enrique. Quetzalcóatl y los mitos fundadores de Mesoamérica. México: Taurus Historia, 2012. GARZA, Mercedes de la. Literatura Maia. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1980 89 GARZA, Mercedes de la. La expresión literaria de los mayas antiguos. In: Historia de la literatura mexicana 1. Las literaturas amerindias de México y la literatura en español en el siglo XVI, coord. de Beatriz Garza Cuarón y Georges Baudot, México, D. F., Universidad Nacional Autónoma de México / Siglo XXI Editores, 1996. GARZA, Mercedes de la. El legado escrito de los mayas. México: FCE, 2012. GRUZINSKI, Serge. Os Mundos Misturados da Monarquia Católica e outras Connected Histories. Topoi, Rio de Janeiro, mar. 2001, pp. 175-195. GRUZINSKI, Serge. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e a ocidentalização do México espanhol. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. HARTOG, François. O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. KIRCHHOFF, Paul. Mesoamérica: sus limites geográficos, composición étnica y caracteres culturales. In Suplemento da Revista Tlatoani, no 3, México, 1960. LEÓN-PORTILLA, Miguel. A Mesoamérica Antes de 1519. In: BETHELL, Leslie. História da América Latina: América Latina Colonial.Vol. I. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 25-61. LINARES, Federico Navarrete. Los libros quemados y los nuevos libros: paradojas de la autenticidad en la tradición mesoamericana. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE HISTORIA DEL ARTE, 21., 1997, Oaxaca. Anais... México, UNAM - Instituto de Investigaciones Estéticas, 1998. LINARES, Federico Navarrete. Los orígenes de los pueblos indígenas del Valle de México: los altépetl y sus historias. México: UNAM - Instituto de Investigaciones Históricas, 2011. LINARES, Federico Navarrete. Mito, historia y legitimidad política: las migraciones de los pueblos del Valle de México. 2000. 533f. Tese (Doutorado em Estudos Mesoamericanos) - Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, México, 2000. LINARES, Federico Navarrete. Las fuentes indígenas: más allá de la dicotomía entre historia y mito. Estudios de Cultura Náhuatl, México, v. 30, p.231-256, 1999. LINARES, Federico Navarrete. Las relaciones interétnicas en México. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004. LÓPEZ AUSTIN, Alfredo e LÓPEZ LUJÁN, Leonardo. El pasado indígena. México: Fondo de Cultura Económica, 2001. 90 LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Etnicidade e Identidade étnica. In: Cultura gaúcha e separatismo no Rio Grande do Sul (online). São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 30-36. MARCOCCI, Giuseppe. A consciência de um império: Portugal e o seu mundo (séculos XV-XVII). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, p. 429-440. MIGNOLO, Walter D. Cartas, crónicas y relaciones del descubrimiento y la conquista. In: Historia de la literatura hispanoamericana, vol. 1, 1982, p. 57-116. MONTORO, Gláucia Cristiani. Dos Livros Adivinhatórios aos Códices Coloniais: uma leitura de representações pictográficas mesoamericanas. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 2001. MONTORO, Gláucia Cristiani. Memórias fragmentadas: novos aportes à história de confecção e formação do Códice Telleriano Remensis. Estudo codicológico. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2008. MONTORO, Gláucia C. O Dilúvio Universal e a América: relações entre as cosmovisões indígena e cristã no Códice Telleriano Remensis. Revista Tempo, vol. 19 , n. 35, p.143-160, Jul. – Dez. 2013. MONTORO, Gláucia Cristiani. O conceito indígena através dos códices coloniais. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 6., 2004, Maringá. Anais eletrônicos... Maringá: ANPHLAC, 2004, p. 5. Disponível em: < anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/glaucia_cristiani_montoro.pdf >. Acesso em: 16 jun. 2013. MUÑOZ.Manuel Ferrer. Brasseur de Bourbourg ante las realidades indígenas de México. In: La imagen del México decimonónico de los visitantes extranjeros: ¿un Estado-nación o un mosaico plurinacional?. coord. de Manuel Ferrer Muñoz. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2002, p. 261-286. NAVARRO, Alexandre Guida. A civilização maia: contextualização historiográfica e arqueológica. In: História. São Paulo, no 27, vol. I, p. 347-377, 2008. PAZ, María del Carmen Muñoz. (Coord); PRADO, Diana Barrios; CONDE, Josefina Contreras. (Auxiliares de Investigación). Historia Institucional de Guatemala: La Real Audiencia, 1543-1821. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala: Dirección General de investigación – Centro de Estudios Urbanos y Regionales, 2006. 91 POMPA, Maria Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e “Tapuia” no Brasil colonial. 2001. 453f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. PONCE DE LEÓN, Josefa Iglesias; CIUDAD RUIZ, Andrés. Las tierras altas de la zona maya en el Posclásico. In: LUJÁN, Leonardo López; MANZANILLA, Linda. Historia Antigua de México, volume III: El horizonte Posclásico. México: INAH, 2001. QUEZADA, Sergio Eduardo Carrera. Las composiciones de tierras en los pueblos de indios en dos jurisdicciones coloniales de la Huasteca, 1692-172. In: Estudios de Historia Novohispana 52, México, p. 29-50, 2015. RABASA, José. Ecografías de la voz en la historiografía nahua. Historia y Grafia. México: Departamento de História, Universidad Iberoamericana, p. 105-151, 2005. SALOMON, Frank. Crónica de lo imposible: notas sobre tres historiadores indígenas peruanos. Revista Chungará, no. 12, 1984, p. 81-98, SANTOS, Eduardo Natalino dos. Deuses do México Indígena: Estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas. São Paulo: Palas Athena, 2002. SANTOS, Eduardo Natalino dos. Os códices mexicas: soluções figurativas a serviço da escrita pictoglífica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo, vol. 14, p. 241-258, 2004. SANTOS, Eduardo Natalino dos. Tempo, espaço e passado na Mesoamérica: o calendário, a cosmografia e a cosmogonia nos códices e textos nahuas. São Paulo: Alameda, 2009. SANTOS, Eduardo Natalino dos. Histórias e cosmologias indígenas no Popol vuh, livro maia-quiché. In: Revista USP. São Paulo, no 125, p.109-124, abril/maio/junho 2020. SANTAMARINA NOVILLO, Carlos. El sistema de dominación azteca: el império tepaneca. 2005. 642f. Tese (Doutorado de Antropología de América) – Facultad de Geografía e Historia, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2005. SOUZA, Thiago Bastos de. A “Escrita Franciscana” dos Novos Mundos: crônicas e historiografia no século XVI (Nova Granada). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. SUBRAHMANYAN, Sanjay. Connected Histories: notes towards a reconfiguration of early modern Eurasia. Modern Asian Studies, Cambridge, U.K, v.31, n.3: Special 92 Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800, p. 753-762, jul. 1997. THOMPSON, J. Eric S. Grandeza y decadencia de los mayas. México: FCE, 1964. VAN OSS, Adriaan C. Catholic Colonialism: A Parish History of Guatemala, 1524- 1821. Cambridge, Cambridge University Press, 1986. VICO, Fray Domingo. Theologia Indorum. Guatemala: Instituto de Linguistica e interculturalidad, Universidad Rafael Landívar, 2011. XAVIER, Ângela B. David contra Golias na Goa seiscentista e setecentista. Escrita identitária e colonização interna. Ler História, no 49, 2005, pp. 104-143. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Karina Aparecida Avelino Monte.Pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.