Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20106
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Karina Paulino da-
dc.date.accessioned2025-02-13T19:20:49Z-
dc.date.available2025-02-13T19:20:49Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Karina Paulino da. Reflexões sobre o ensino de matemática para jovens e adultos surdos: uma proposta de videodocumentário e suas análises. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20106-
dc.description.abstractNesta pesquisa buscou-se dar continuidade a uma pesquisa iniciada como monografia na graduação em licenciatura em Matemática, que visa analisar as produções acadêmicas encontradas sobre Educação de jovens e adultos surdos no Brasil produzidas no período entre 2000 e 2020, encontradas através de um mapeamento feito pelos principais sites de buscas acadêmicas, como o Google Acadêmico, repositório da CAPES e periódicos de eventos sobre Educação Matemática, para assim avaliar se os resultados encontrados nestas produções são compatíveis com o que os alunos e professores da Educação de surdos vivenciam em sala de aula. Para comparar tais resultados, produziu-se um videodocumentário com trechos de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores que atuam na Educação Básica junto de alunos surdos. A pesquisa justifica-se a partir da necessidade de dar visibilidade para a Educação de surdos da EJA, além de poder viabilizar o estudo sobre Educação Especial de professores já formados ou em formação sobre a EJA e o ensino de Matemática para surdos. Desta forma, a presente pesquisa se estruturou em quatro capítulos que vão redesenhando o cenário em questão, onde no primeiro capítulo traz abordagens sobre a Educação de Jovens e Adultos em questões de aspectos históricos e perspectivas, para além, faz relação, passando pelas questões curriculares, entre a Educação Matemática e a EJA de contexto geral, no segundo capítulo são abordados os aspectos sobre a surdez e o ensino de Matemática para surdos, além disso, são mostrados aspectos curiosos sobre a Educação de surdos no Brasil, que embora já tenham sido muito mostrados em outras pesquisas, se fazem necessários nos dias de hoje para a validação e visibilidade da história da Educação de Surdos no Brasil, no terceiro capítulo é possível encontrar o mapeamento feito para que os primeiros resultados fossem encontrados e as questões das entrevistas fossem elaboradas para a montagem do videodocumentário, no capítulo quatro foi explicada a metodologia utilizada para a elaboração do produto final deste trabalho, mostrando os passos para que pudesse ser realizado o videodocumentário e as estruturas utilizadas, além de trazer os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa. Espera-se, após a conclusão, poder contribuir com as discussões em aulas de estágios do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro voltadas para esta importante questão. Por fim, foi possível perceber que a realidade encontrada nos dias atuais em salas de aula onde há jovens e adultos surdos, são relatadas em pesquisas compostas por autores que buscam a melhoria na Educação de Surdos, onde professores que se deparam com dificuldades em relação a surdez, buscam formação continuada pois não tiveram acesso ou informações suficientes sobre a comunidade surda em suas graduações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectalunos surdospt_BR
dc.subjectsurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectdeaf studentspt_BR
dc.subjectdeafnesspt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino de matemática para jovens e adultos surdos: uma proposta de videodocumentário e suas análisespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn this research, we sought to continue research started as a monograph in the undergraduate degree in Mathematics, which aims to analyze the academic productions found on Education of young people and deaf adults in Brazil produced in the period between 2000 and 2020, found through a mapping made by the main academic search sites, such as Google Scholar, CAPES repository and journals of events on Mathematics Education, in order to assess whether the results found in these productions are compatible with what students and teachers of Education for the Deaf experience in the classroom. To compare these results, a video documentary was produced with excerpts from semi-structured interviews carried out with teachers who work in Basic Education with deaf students. The research is justified by the need to give visibility to EJA education for the deaf, in addition to being able to enable the study of Special Education for teachers already trained or in training on EJA and the teaching of Mathematics for the deaf. In this way, the present research was structured in four chapters that redesign the scenario in question, where in the first chapter it brings approaches on Youth and Adult Education in issues of historical aspects and perspectives, in addition, it makes a relationship, passing through curricular issues, between Mathematics Education and EJA in a general context, in the second chapter aspects about deafness and the teaching of Mathematics for the deaf are approached, in addition, curious aspects about the Education of the deaf in Brazil are shown, which, although they have already been shown in other researches, are necessary nowadays for the validation and visibility of the history of Education for the Deaf in Brazil, in the third chapter it is possible to find the mapping done so that the first results were found and the questions of the interviews were elaborated for the assembly of the video documentary, in chapter four the methodology used for the elaboration of the final product of this work was explained, showing the steps so that the video documentary and the structures used could be realized, in addition to bringing the results obtained throughout the research process. At the end of this file, it is possible to find all the interviews carried out and the main images that were taken from each video. It is expected, upon completion, to be able to contribute to discussions in internship classes of the Mathematics degree course at the Federal Rural University of Rio de Janeiro focused on this important issue. Finally, it was possible to perceive that the reality found nowadays in classrooms where there are deaf young people and adults, are reported in research composed by authors who seek to improve Deaf Education, where teachers who face difficulties in relation to deafness, seek continuing education because they did not have access or enough information about the deaf community in their graduations.en
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Márcio de Albuquerque-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6751-7926pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Fábio Alexandre-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0337-6807pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339328194070311pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7811-6762pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0970319638551687pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesFREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da CAPES: O que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2. Espírito Santo, 2021. MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Bauru: USC, 2004. MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211. Porto Alegre, RS, 2003. MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Porto Alegre, RS, 2006. PENAFRIA, M. O filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico. Fotografia, vídeo e cinema. In: FIDALGO, A.; SERRA, P. Estética e Tecnologias da Imagem. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2005. p. 185-195. RAMOS, F. P. O que é Documentário? In: CATANI, A. Estudos de Cinema SOCINE 2000. Porto Alegre: Editora Sulina, 2001. p. 192-207. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, Plano Pedagógico do Curso de Matemática. Seropédica, RJ, 2014. Disponível: <ppc_matematica.pdf (ufrrj.br)>.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Karina Paulino da Silva.pdf975.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.