Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gagno, Karine Gomes dos Anjos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T19:47:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T19:47:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.citation | GAGNO, Karine Gomes dos Anjos. Mulheres na ciência: um processo de equiparação histórica por meio de atividade lúdica em física nuclear. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20107 | - |
dc.description.abstract | Reconhecer e abordar o papel das mulheres na Ciência, ao longo da história, é de extrema importância, contudo suas contribuições têm sido apagadas, subestimadas e por vezes ignoradas, prejudicando assim a representatividade feminina dentro de espaços como a Universidade e Laboratório, especialmente no que tange às Ciências Exatas em especial na Física Nuclear. Visando mudar essa realidade e incentivar mais meninas a ingressarem na Física e áreas correlatas, este trabalho tem por objetivo compreender esse processo de invisibilidade científica feminina nos conteúdos de Física Nuclear do Ensino Médio, através de uma ampla análise das obras presentes no Plano Nacional do Livro Didático no triênio 2018-2020, usando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin à luz da perspectiva feminista, buscando identificar, compreender e avaliar como as contribuições das cientistas nucleares estão sendo retratadas nesses livros. Como produto educacional dos resultados da pesquisa desenvolvida, é apresentado um jogo de tabuleiro sobre Física Nuclear, que será aplicado posteriormente, tendo como escopo promover o reconhecimento das contribuições femininas, não pautado na memorização de perguntas, com a finalidade de “desinvisibilizar” cientistas mulheres nas salas de aula do ensino médio e assim incentivar centenas de meninas a trilharem o caminho da universidade, buscando o sonho de serem cientistas e contribuindo com a representatividade feminina dentro e fora dos muros da universidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Física Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Equidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Nuclear Physics | pt_BR |
dc.subject | Gender Equity | pt_BR |
dc.subject | Physics Teaching | pt_BR |
dc.title | Mulheres na ciência: um processo de equiparação histórica por meio de atividade lúdica em física nuclear | pt_BR |
dc.title.alternative | Women in science: a process of historical equivalence through playful activity in nuclear physics | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Recognizing and addressing the role of women in Science throughout history is extremely important, however historically these contributions have been erased, underestimated and even ignored, thus impairing female representation within spaces such as the University and Laboratory, especially with regard to Exact Sciences specifically in Nuclear Physics. In order to change this reality and encourage more girls to enter Physics and related areas, this work aims to understand this process of female scientific invisibility in the contents of Nuclear Physics in High School, through a broad analysis of the works present in the National Textbook Plan in the 2018-2020 triennium, using Laurence Bardin's content analysis methodology in the light of the feminist perspective, seeking to identify, understand and evaluate how the contributions of nuclear scientists are being portrayed in these books. As an educational product of the results of the research developed, a board game on Nuclear Physics is presented, which will be applied later, with the scope of promoting the recognition of female contributions, not based on the memorization of questions, with the purpose of "deinvisibilizing" female scientists in high school classrooms and thus encouraging hundreds of girls to walk the path of the university, seeking the dream of being scientists and contributing to female representation inside and outside the walls of the university. | en |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Viviane Morcelle de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8648-635X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9299869787775731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Viviane Morcelle de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8648-635X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9299869787775731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Maria Carmen | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8969338037817422 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Rogelma Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2095-4149 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4155929903647877 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Zilene Moreira | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-0166-9235 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9827016932616129 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3807710981513036 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.relation.references | ____. Inspiring Girls quer Nobel para Mileva Marić.. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/dia-internacional-da-mulher-31/. Acesso em: 23 ago. 2021 ____. NOBEL PRIZE. Disponível em: https://www.nobelprize.org/womenwhochangedscience/stories/irene-joliot-curie. Acesso em: 04 jul. 2023 ____. NOBEL PRIZE. Disponível em: The Nobel Prize | Women who changed science | Maria Goeppert Mayer. Acesso em: 15 jun. 2023 _____. BBC. Rosalind Franklin centenary: 'She would have been totally amazed', 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-england-cambridgeshire-53514812. Acesso: 20 jun. 2023. ABC, Academia Brasileira de Ciências. Elisa Esther Maia Frota-Pessoa. Disponível em: Elisa Esther Maia Frota-Pessoa – ABC. Acesso em: 15 jun. 2023. AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Sociedade e estado, v. 15, n. 2, p. 303-330, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922000000200006&script=sci_arttext ALVES, Blyeny Hatalita Pereira; TÓFALO, Diuly P. ; FILHO, Carlos H. da S. ; ROST, Érica Rost; MARQUES, Nayara F. Marques.UM EPISÓDIO NA HISTÓRIA: MARIE CURIE NO BRASIL. Semana de Educação, Ciência e Tecnologia - SECITEC – 2018 AYCOCK, Lauren M.; HAZARI, Zahra; BREWE, Eric; CLANCY, Kathryn B. H.; HODAPP, Theodore; GOERTZEN, Renee Michelle. Sexual harassment reported by undergraduate female physicists. Published by PHYSICAL REVIEW PHYSICS EDUCATION RESEARCH 15, 010121 (2019) 56 BAPTISTA, Bruna Cruz. PNLD 2020 – Avanços e (ou) Permanências no Livro Didático de História Quanto às Questões de Gênero e à Presença das Mulheres na História. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem-estar. Vol V, núm. 2, jul-dez, 2021, pág. 410 - 430. BARBOSA, Maria C.; LIMA, Betina S. Mulheres na Física do Brasil: Por que tão poucas? E por que tão devagar? In: YANNOULAS, Silvia Cristina (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. 2013. BARRACHI, Sônia Bernadete Martins. Feminismo e Educação: um desafio do passado ou uma questão repensada. Revista Nucleus, v.2, n.1, 2004. BARRET-DUCROCQ, Françoise. Le mouvement féministe anglais d'hier à aujourd'hui (em francês), 2000. BARRETO, Benigno; XAVIER, Cláudio. Física aula por aula. FTD, 3a edição – 2016. BENEDITO, Fabiana de Oliveira. Igualdade Gênero: Intrusas: uma reflexão sobre mulheres e meninas na ciência. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v71n2/v71n2a03.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022. BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. Ciências Fácil ou Difícil?. São Paulo: Biruta, 2012. BONJORNO; CASEMIRO; CLINTON & EDUARDO PRADO. Física, volume 3. FTD, 3a edição – 2016. BRANCO, Alberto Richielly M. Castelo; MOUTINHO, Pedro E. Conceição. O Lúdico no Ensino de Física: O Uso de Gincana Envolvendo Experimentos Físicos como Método de Ensino. Caderno de física da UEFS 13 (02): 2601.1-8, 2015 CARRON; GUIMARÃES & PIQUEIRA. Física. Editora: Física, 2a edição – 2016. 57 CARTAXO, Sandra Maria Carlos. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. Campinas, 2012. CARVALHO, Marilia Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete. MULHERES E CIÊNCIA: DESAFIOS E CONQUISTAS. Aceita na Revista Internacional Interdisciplinar, Interthesis, Florianópolis, v.8, n.2, p. 20-35, jul./dez. 2011. CASTRO, D. F.; TREDEZINI, A. L. de. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Centro Universitário de Patos de Minas. Revista Perquirere 166181, jul. 2014. CHIU, Mei-Hung; WANG, Nadia Y. MARIE CURIE AND SCIENCE EDUCATION. Celebrating the 100th Anniversary of Madame Marie Sklodowska Curie’s Nobel Prize in Chemistry. 9–39, 2011 CORDEIRO, Isabela Cristina, Ramila Rafaela Silva Sales, e José Humberto R. dos Anjos. "FEMINISMO: PARA ENTENDER MAIS E CONDENAR MENOS." Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 2016. CORRÊA, Eloah Oliveira. Mulheres, Raça e Classe: as pioneiras da Física no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia, 2022. CORTES, Mariane R. Marie Mayer, 2020. Disponível em: Marie Mayer (mulheresnaciencia.com.br). Acesso em: 15 jun. 2023 CRISTINO, Cláudio Susana. O uso da ludicidade no ensino de física. Proposta de Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências – Física no Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto, 2016. 58 DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos avançados, v. 17, n.49, 2003. ESCOBAR, Ana. Suffragette vs. Sufragista (em espanhol). Publicado em 14 out. 2016. Acesso em: 05 abr. 2022. FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Revista Mídias na Educação. CINTED-UFRGS, 2007. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/85177681/Leitura_1.pdf. Acesso em: jan. 2013 FAUSTO-STERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu, v.17/18, p.9-79, 2001/2002. FEREGUETTI, Larissa. Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Irène Joliot-Curie. Engenharia 360. Disponível em: <https://engenharia360.com/mulheres-ciencia-irene-joliot-curie/>. Acesso em: 19 mai. 2023. FILHO, Aurelio Gonçalves; TOSCANO, Carlos. Física: interação e tecnologia. Leya, 2a edição – 2016. FREIRE, Paulo. (1998). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GAGNO, Karine Gomes dos Anjos; MORCELLE, Viviane. MULHERES DA FÍSICA NUCLEAR: UM PROCESSO DE “DESINVIBILIZAÇÃO” ATRAVÉS DO LÚDICO. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2021 GAGNO, Karine Gomes dos Anjos; MORCELLE, Viviane. O uso de uma abordagem lúdica da Relatividade Restrita como proposta didática para o Ensino Médio. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Licenciatura em Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Física. 2019 59 GAGNON, Pauline. The Forgotten Life of Mileva Maric Einstein. 2020. Disponível em: arXiv:2002.08888v1 Gender in the Global Research Landscape: Analysis of research performance through a gender lens across 20 years, 12 geographies, and 27 subject areas. This report was prepared by Elsevier. Elsevier’s Research Intelligence portfolio of products and services serves research institutions, government agencies, funders, and companies. For more information, visit elsevier.com/research-intelligence GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GUALTER; HELOU & NEWTON. Física. Saraiva Educação. 3a edição, 2016. GUIMARÃES, Maria. Elisa Frota-Pessôa, uma das primeiras físicas do país, morre aos 97 anos. [S.L]: Revista Pesquisa, 31 dez. 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/elisa-frota-pessoa-uma-das-primeiras-fisicas-do-pais-morre -aos-97-anos/. Acesso em: 15 jun. 2023. GURGEL, Telma. "Feminismo e luta de classe: história, movimento e desafios teórico-políticos do feminismo na contemporaneidade." Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 (2010): 1-9. HARAWAY, Donna Jeanne. Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. London: FAB, 1991. HOLSTI, OLE R. Content Analysis for the Social Sciences and Humanities. Addison-Wesley Publishing Company, 1969. 60 HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade / bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. KAZUHITO & FUKE. Física para o ensino médio. Saraiva Educação. 3a edição – 2016. KELLER, Evelyn Fox. Qual foi o impacto do feminismo na ciência? Cadernos Pagu, n. 27, p.13-34, jul-dez. 2006. KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em aberto, v. 11, n. 55, 1992. LACERDA, Paloma Cristina de Carvalho. O lúdico no ensino de física: eletrostática via quadrinhos. Produto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Universidade Federal de Ouro Preto, 2018. LIMA, Isabelle Priscila Carneiro de. Lise Meitner e a Fissão Nuclear: caminhos para uma narrativa feminista. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, 2019. LIMA, Paulo Figueiredo. Jogos: Uma Ponte Para a Matemática. II Encontro Paulista de Educação Matemática, 1991. LINHARES, Maria Lucia de Camargo. Elisa Frota-Pessoa: a textualização de suas (auto) representações e questões de gênero nas ciências / Maria Lucia de Camargo Linhares; orientador, Henrique César da Silva, 2018. MATSAKIS, Demetrios; COSTER, Anthea; LASTER, Brenda; SIME, Ruth Lewin. A renaming proposal: “The Auger–Meitner effect”. Physics today, 2019. 61 MCCANN, H., CARROLL, G., DUGUID, B., GEHRED, K., KIRILLOVA, L., KRAMER, A., E RODRIGUES, A.(trad.). (2019). O livro do feminismo. 1a ed. Brasil, Rio de Janeiro: Globo livros. MEITNER, LISE. Zeitschrift für Physik, volume 9, pages 131–144 (1922). MENEZES, Débora P. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34 (2017) 341. MENEZES, Débora P.; BRITO, Carolina; ANTENEODO Célia. Mulheres na Física: Efeito Tesoura – da olimpíada brasileira de física à vida profissional. Scientific American Brazil (2017), 77-80. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cbrito/publicacoesGenero/artigoTesoura_SAm_Brito.pdf MICHAELIS, Dicionário. Editora Melhoramentos LDTDA, São Paulo (2021). MORCELLE, V., FERREIRA, R. M. S. e SANTOS A. C. F. Ciência e reparação: 100 anos das contribuições de Lise Meitner para o Efeito Auger. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2022-0103. MORCELLE, Viviane; FREITAS, Gabrielle; LUDWIG, Zélia Maria da Costa. From School to University: An Overview on STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) Gender in Brazil. Vol. 1 No. 1 (2019): Quarks: Brazilian Electronic Journal of Physics, Chemistry and Materials Science. MORCELLE, Viviane; NEVES, Thainá; MATA, Érico; SOUZA, Amanda; FREITAS, Gabrielle; FERREIRA, Vanessa; GAGNO, Karine; COUTINHO, Juliana; MORCELLE, Liliane; BARBOSA, Cecília; SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos. Meninas do Radium: An experience report of the digital media role for scientific dissemination and gender inclusion during the pandemic of COVID-19. Published by XIV CIAED, 2021, Guatemala - Costa Rica. 62 NAHRA, Cinara; COSTA, Fernanda Alves da. Desigualdade Salarial de Gênero e o Abismo Salarial entre os Gêneros. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 27, n. 52, jan.-abr. 2020, Natal. NOBEL PRIZE. Nobel Prize awarded women. 2019. Disponível em: <Maria Goeppert Mayer – Palestra Nobel - NobelPrize.org>. Acesso em: 20 jul. 2023. OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. OLIVEIRA, Wilson Sousa. A imagem da mulher nos livros didáticos e relações de gênero. Rev. Fórum Identidades GEPIADDE. Itabaiana. Ano 5, V. 9.jan-jun de 2011. PEREIRA, Aline Mikaela. A representação da mulher no livro didático de História. 2013, 49 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de ensino), Diretoria de pesquisa e pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, história e poder. REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA V. 18, No 36: 15-23 JUN. 2010 POGIBIN, Alexander; PIETROCOLA, Maurício; ANDRADE, Renata de & ROMERO, Talita Raquel. Física em contextos. Editora do Brasil, 1a edição – 2016. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Link:Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em: 08 mar. 2022. PUGLIESE, Gabriel. O Nobel e alguns “contos de fada”. Revista Com Ciência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2014. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=109&id=1306 63 RAYNER-CANHAM, M. F; RAYNER-CANHAM, G. W. A Devotion to Their Science: Pioneer Women of Radioactivity (McGill-Queen's University Press, 1997). Disponível em: http://large.stanford.edu/courses/2019/ph241/baiocco1/ ROSA, Katemari; SILVA, Maria Ruthe Gomes da. Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física. GÊNERO | Niterói | v.16 | n.1 | p. 83 - 104 | 2.sem. 2015 ROVERE, Maxime. Arqueofeminismo – Mulheres filósofas e filósofos feministas – Séculos XVII-XVIII. 1a Edição, São Paulo; n-1 Edições, 2019. ISBN 978-85-66943-77-1 SACHS, R. G. Maria Goeppert Mayer. In: NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES. Biographical Memoirs: Volume 50. Washington: National Academies Press, 1979. p. 310- 328. SANTANNA, Alexandre; NASCIMENTO, Paulo Roberto. A história do lúdico na educação. Florianópolis, Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2011v6n2p19/21784. Acesso em: 21 set. 2022. SANT'ANNA, Blaidi; MARTINI, Glorinha; REIS, Hugo Carneiro & SPINELLI. Walter. Conexões com a física. Moderna, 3a edição – 2016. SANTOS, G. M. "A Tale Of Oblivion: Ida Noddack And The 'Universal Abundance' Of Matter," Notes Rec. 68, 373 (2014). SCHIENBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? / Londa Schiebinger; tradução de Raul Fiker. - Bauru, SP: EDUSC, 2001. SENADO Notícia. Sancionada Lei Mariana Ferrer, que protege vítimas de crimes sexuais em julgamentos. Disponível em: 64 https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/11/23/sancionada-lei-mariana-ferrer-qu e-protege-vitimas-de-crimes-sexuais-em-julgamentos. Acesso em: 27 jun. 2022 SIETMANN, Richard. False attribution: Phys. Bull. 39 (1988) 316–317. SILVA, Marcos. “Tudo que você consegue ser - TRISTE BNCC/HISTÓRIA (A versão final)”. Ensino em Re-Vista, v. 25, n. 4, p. 1004-1015, 20 dez. 2018. SOUZA, Maria do Rosário. A importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Campinas – SP, 2000, Disponível em: <http://www.saudevidaonline.com.br/artigo68.htm>. Acesso em: 05 dez. 2022. STANTON, Elizabeth Cady, ANTHONY, Susan B., GAGE, Matilda Joslyn, and HARPER, Ida Husted, eds. History of Woman Suffrage. Rochester, New York: Charles Mann, 1889. STANTON, Elizabeth Candy; ANTHONY, Susan B.; et al. History of Woman Suffrage, 1889, v. 2, cit., p. 382. STRACHEY, Ray. The Cause: A Short History of the Women's Movement in Great Britain, p. 302, 1928; TENNENBAUM, Jonathan. Energia Nuclear: Uma tecnologia feminina. Rio de Janeiro: MSIa, 2000. TORRES, Carlos Magno A.; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antonio de Toledo; PENTEADO, Paulo Cesar Martins. Física – Ciência e tecnologia. Moderna, 4a edição – 2016. VÁLIO, Adriana Benetti Marques; FUKUI, Ana; NANI, Ana Paula Souza; FERDINIAN, Bassam; MOLINA, Madson De Melo; OLIVEIRA, Gladstone Alvarenga de & VENÊ. SER PROTAGONISTA – Física. SM, 3a edição – 2016. 65 VEIGA, Luciana; DIAS, Ana Carolina L.; CRUZ, Frederico A. O. Criatividade, ambiente lúdico e ensino de física: uma reflexão em busca do estímulo para o aprendizado. II Congresso Nacional de Educação, 2015. VELHO, Léa. Prefácio. In: SANTOS, Lucy Woellner; ICHIKAWA, Elisa Yoshie; CARGANO, Doralice de Fátima (Orgs.). Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o feminino na construção do conhecimento. Londrina: IAPAR, 2006. P. xiii-xviii. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.