Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVentorin, Maria da Penha Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-02-14T00:24:58Z-
dc.date.available2025-02-14T00:24:58Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationVENTORIN, Maria da Penha Rodrigues. Projeto de vida e juventude rural. 2024. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20109-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar o impacto do Projeto de Vida na formação de jovens do meio rural, com foco nas suas perspectivas sobre o futuro e nas dificuldades enfrentadas para permanecer no campo. Para seu desenvolvimento foram realizados três grupos focais, o primeiro com 8 estudantes da 2ª série do Ensino Médio da E.E.E.F.M “Professora Ana Maria Carletti Quiuqui”, situada no município de Águia Branca–Espírito Santo, e vivem no Assentamento 16 de Abril, o segundo com 4 familiares dos estudantes, e o terceiro com 3 professores da escola. Para o grupo de alunos, a pergunta disparadora foi: De que modo você entende que o Componente Curricular Projeto de Vida tem contribuído na sua formação como sujeito que integra a sociedade? Para o grupo de familiares, a pergunta disparadora foi: Qual o espaço que os jovens estudantes estão ocupando no assentamento, demonstrando sentimento de pertença? Para o grupo de professores, a pergunta foi: Na prática pedagógica que concerne ao fazer em sala de aula, quais as contribuições de ser professor dos componentes integradores e do Projeto de Vida? As perguntas disparadoras visavam compreender os impactos do projeto de vida para os estudantes e seus familiares, e mapear os desafios de lecionar Projeto de Vida para jovens estudantes da área rural. Os dados foram analisados utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin, organizados em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A análise identificou que o Projeto de Vida desempenha um papel importante na reflexão dos jovens sobre suas escolhas pessoais e profissionais, ajudando-os a estabelecer metas mais claras. No entanto, apontou desafios econômicos e sociais no campo que motivam muitos jovens a migrar para as cidades em busca de uma vida melhor. A pesquisa também revelou que a participação ativa de professores, pais e da comunidade é essencial para o sucesso do Projeto de Vida. O apoio de parcerias com universidades e a oferta de cursos técnicos no assentamento foram destacados como medidas importantes para aumentar as chances de permanência dos jovens no campo. Além disso, os relatos indicaram que os jovens buscam equilíbrio entre suas aspirações pessoais e as condições reais de seu meio, refletindo um dilema entre ficar no campo ou ir para a cidade. A pesquisa destacou a importância do protagonismo juvenil e da integração entre as dimensões técnica, emocional e cultural para o sucesso desse modelo educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectJuventude Ruralpt_BR
dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectRural Youthpt_BR
dc.subjectLife Projectpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.titleProjeto de vida e juventude ruralpt_BR
dc.title.alternativeLife project and rural youthen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study aimed to investigate the impact of the Life Project on the training of young people from rural areas, focusing on their perspectives on the future and the difficulties faced in remaining in the countryside. For its development, three focus groups were carried out, the first with 8 students from the 2nd year of high school at E.E.E.F.M. “Professora Ana Maria Carletti Quiuqui”, located in the municipality of Águia Branca – Espírito Santo and who live in the 16 de Abril Settlement, the second with 4 family members of the students, and the third with 3 teachers from the school. For the group of students, the triggering question was: How do you understand that the Life Project Curricular Component has contributed to your formation as a subject who integrates society? For the group of family members, the triggering question was: What space are young students occupying in the settlement, demonstrating a sense of belonging? For the group of teachers, the question was: In the pedagogical practice that concerns doing in the classroom, what are the contributions of being a teacher of the integrative components and the Life Project? The triggering questions aimed to understand the impacts of the life project on students and their families and to map the challenges of teaching Life Project to young students from rural areas. The data were analyzed using Bardin's content analysis method, organized into three stages: pre-analysis, exploration of the material, and treatment of results. The analysis identified that the Life Project plays an important role in young people's reflection on their personal and professional choices, helping them to establish clearer goals. However, he pointed out economic and social challenges in the countryside that motivate many young people to migrate to cities in search of a better life. The research also revealed that the active participation of teachers, parents, and the community is essential for the success of the Life Project. The support of partnerships with universities and the offering of technical courses in the settlement were highlighted as important measures to increase the chances of young people remaining in the countryside. Furthermore, the reports indicated that young people seek balance between their personal aspirations and the real conditions of their environment, reflecting a dilemma between staying in the countryside or going to the city. The research highlighted the importance of youth protagonism and the integration between technical, emotional, and cultural dimensions for the success of this educational model.en
dc.contributor.advisor1Rocinholi, Luciene de Fatima-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721pt_BR
dc.contributor.referee1Rocinholi, Luciene de Fátima-
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Claudia de Azevedo-
dc.contributor.referee3Souza, Marco Antônio Ferreira de-
dc.contributor.referee4Guedes, Carla Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415248775523150pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Maria da Penha Rodrigues Ventorin.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.