Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20115
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zephiro, Katia Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T15:08:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14T15:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | ZEPHIRO, Kátia Antunes. Oguatá porã em busca da arandu eté. Repisando as pegadas das licenciaturas interculturais indígenas: formação de professores e decolonialidade. 2022. 243p. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20115 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo “repisar” ou seja, apresentar a trajetória do Prolind (Programa de apoio à formação superior de professores indígenas) no Brasil, avaliar o programa a partir de suas potencialidades na construção de uma Educação Escolar Indígena Intercultural possibilitando um Giro Decolonial nos processos educacionais colonialistas existentes ao longo do percurso histórico da Educação Escolar Indígena no Brasil e na formação dos professores indígenas; analisar o programa nos seus limites sob a perspectiva do racismo institucional existente no Estado Brasileiro no que tange a propostas para os povos indígenas e na colonialidade do saber presente ao longo da história sobre as epistemologias e pedagogias não ocidentais. A apresentação da trajetória e análises são realizadas a partir da experiência de nove anos da autora na Educação Escolar Indígena, do campo, e diferenciada a partir do referencial teórico e metodológico do grupo Modernidade Colonialidade e Decolonialidade, composto por diversos autores de origem latino-americana e que têm suas produções a partir da perspectiva do Sul e do processo histórico local, como Catherine Walsh, Mignolo, Quijano, Maldonado- Torres, dentre outros. Outros referenciais importantes são Silvio Almeida, para discussão do racismo institucional, e Boaventura de Sousa Santos, na perspectiva de realizarmos reflexões e uma metodologia de trabalho não extrativista e a partir das Epistemologias do Sul. Nesse trabalho, foram analisadas diversas teses e dissertações sobre a temática dessa pesquisa para que pudéssemos, durante a pandemia da Covid-19, trazer as vozes, os olhares indígenas sob o Prolind. Por fim, pretendemos introduzir a discussão sobre a construção de Pedagogias indígenas a partir da Pedagogia do Mais Velho ou Pedagogia do Ancestral e a produção de práticas Decoloniais de educação construídas a partir de referenciais Outros, de Outras Pedagogias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Decolonial | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura Intercultural Indígena | pt_BR |
dc.subject | Prolind (Programa de Apoio às Licenciaturas Interculturais Indígenas) | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Racismo Institucional | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Decolonial Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Intercultural Indigenous Degree | pt_BR |
dc.subject | PROLIND | pt_BR |
dc.subject | Coloniality | pt_BR |
dc.subject | Decoloniality | pt_BR |
dc.subject | Institutional Racism | pt_BR |
dc.subject | Professors Degree | pt_BR |
dc.subject | Indigenous Professors Degree | pt_BR |
dc.title | Oguatá porã em busca da arandu eté. Repisando as pegadas das licenciaturas interculturais indígenas: formação de professores e decolonialidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Oguatá porã in search for arandu eté. Retracing the footsteps of indigenous intercultural teaching degrees: teacher education and decoloniality | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The objective of this research is to reintroduce the history of PROLIND (Supportive program to indigenous professors at higher education) in Brazil, to evaluate the program through its development potentialities of an Indigenous Intercultural Scholar Education, enable a decolonial turn colonial educational process present through the historical path of Indigenous Scholar Education in Brazil and also in the graduating process of Indigenous teachers; to analyze the program on its limits, under the institutional racism perspective present in Brazilian State, in terms of proposals to the native Brazilians and at the colonial knowledge existent along the history about epistemology and non-occidental pedagogies. The presentation of this trajectory and analysis are conducted from a nine years’ experience of the author’s indigenous scholar education, on the field and outstand from a theoretical frame of methodic Modernity Coloniality and Decoloniality group, made from diverse Latin-American authors which productions are from the South to the local historical process, like Catherine Walsh, Mignolo, Quijano, Maldonado-Torres, among others writers. Another important reference is Silvio Almeida, to discuss institutional racism, and also Boaventura de Sousa Santos, in order to propose reflections and a work methodology non-extractivist, from the South Epistemology. A variety of thesis and TCC projects the theme were analyzed in order to bring out the Indigenous point of view and their voices during the COVID-19 pandemic. In conclusion, we intend to introduce the discussion over the Indigenous pedagogy’s development from the “Older Pedagogy or the Ancestor’s Pedagogy, and the production of Decolonial educational practice, developed from others pedagogies references. | en |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934201639828808 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934201639828808 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Luiz Fernandes de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3955-3732 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7006752768658988 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Portilho, Edilene Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0831328833403297 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Celso Sánchez | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3777970267731343 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Campos, Marilia Lopes de | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4058430310291204 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6971634509508654 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Eliene Amorim de. A interculturalidade no currículo da formação de professoras e professores indígenas no programa de educação intercultural da UFPE/CAA - Curso de Licenciatura Intercultural.' 30/01/2017 218 f. Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Biblioteca Depositária: Biblioteca Central. ALMEIDA, Fábio Vaz Ribeiro de. LIMA, Antonio Carlos de Souza. MATOS, Maria Helena Ortolan (orgs.). Povos indígenas: projetos e desenvolvimento II. Brasília: Paralelo 15, Rio de Janeiro: Laced, 2010. ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019. ALVES, Lenice Miranda. As tecnologias de informação e comunicação em licenciatura intercultural indígena: caso da UFG.' 01/09/2015 140 f. Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia Biblioteca Depositária: PUC Goiás. ÂNGELO, Francisca Novatino. A Educação Escolar Indígena e a Diversidade Cultural no Brasil. In: GRUPIONI (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/UNESCO, 2006. ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. BACHA, Maria de Lourdes; SANTOS, Jorgina & SCHAUN, Angela. Considerações teóricas sobre o conceito de Sustentabilidade. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2010. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/31_cons%20teor%20bacha.pdf. BARNES, Eduardo Viera. Do Diversidade ao Prolind: reflexões sobre políticas públicas do MEC para formação superior dos povos indígenas. In: SOUSA, Cássio Noronha Inglez de; ALMEIDA, Fábio Vaz Ribeiro de (Org.); LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org.); Matos, M. H. O. (Org.). Povos Indígenas: projetos e desenvolvimento II. 1. ed., 2010, p. 220. BEGNAMI, J. B. Uma geografia da Pedagogia da Alternância no Brasil: a experiência das Casas Familiares Rurais. Brasília: UNEFAB, 2002. (Documentos Pedagógicos). BENITES, Sandra (Ara Rete). Nhe'e, reko porã: nhemboea oexakare. Fundamento da pessoa guarani, nosso bem-estar futuro (educação tradicional): o olhar distorcido da escola. Monografia de conclusão de curso. UFSC, Florianópolis, 2015. BENITES, Tonico. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: Impactos e interpretações indígenas Tonico Benites. Rio de Janeiro: UFRJ/MN/PPGAS, 2009. Dissertação – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional – PPGAS. BENJAMIM, Walter. Teses sobre o conceito de História. 1940. Disponível em: http://www.proibidao.org/wp-content/uploads/2011/10/Sobre-o-conceito-de-historia_Walter- Benjamin.pdf 227 BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação Escolar Indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias guarani. Caderno Cedes, Campinhas, vol.27, p. 197-213, maio/agosto 2007. Disponível em http:\\www.cedes.unicamp.br. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 out. 1988 BRASIL. Decreto no 24 de 04 de fevereiro de 1991. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 04 fev. 1991. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/113989/decreto-24- 91#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental,Ve r%20t%C3%B3pico%20(2385%20documentos) BRASIL. Decreto no 6.755 de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 jan. 2009. BRASIL. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar / Elaborado pelo comitê de Educação Escolar Indígena. - 2a ed. Brasília: MEC/SEF/DPEF, 1994. 24 p. (Cadernos de Educação Básica. Série Institucional; 2). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001778.pdf" BRASIL. Documento final da I conferência de educação escolar indígena. 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/deliberacoes_coneei.pdf BRASIL. Lei no 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 ago. 2012. BRASIL. Lei no 3.524 de 28 de dezembro de 2000. Dispõe sobre os critérios de seleção e admissão de estudantes da rede pública estadual de ensino em universidades públicas estaduais e dá outras providencias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 dez. 2000. Disponível em: https://gov- rj.jusbrasil.com.br/legislacao/90839/lei-3524-00 BRASIL. Lei no 5.371 de 05 de dezembro de 1967. Autoriza a instituição da "Fundação Nacional do Índio" e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 dez. 1967. BRASIL. Lei no 6.001 de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 dez. 1973. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996. 228 BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Parecer CNE/CEB 14/99. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/leis2.pdf BRASIL. Parecer n. 14 do CNE/MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10204-13-parecer-cne-ceb-14-99- diretrizes-curriculares-nacionais-da-educacao-escolar- indigena/file#:~:text=Define%20como%20prioridade%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o, mesma%20remunera%C3%A7%C3%A3o%20dos%20demais%20professores. BRASIL. PNE. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf BRASIL. Portaria no 52, de 29 de outubro de 2004. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/portarias/2004/portaria-n-52- 2004.pdf/view BRASIL. Resolução 03/CNE/99 de 10 de novembro de 1999. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 nov. 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf BRITO, Ruana Priscila de Sousa. É o que eles estão querendo pesquisar, estão querendo mostrar?: apropriação de práticas de numeramento da Educação Estatística por estudantes indígenas do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG. Tese de Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2019. CAJUEIRO, Rodrigo. Os povos indígenas em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais do Brasil: levantamento provisório de ações afirmativas e licenciaturas interculturais. [On-line] Disponível em: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/educacao_superior _indigena/arquivos/Levantamento%20de%20A%E7%F5es%20Afirmativas.pdf Acesso em 15/08/2019. CALDAS, Fabiola Renata Cavalheiro. Educação em direitos humanos e interculturalidade: o curso de licenciatura intercultural indígena teko arandu da UFGD' 31/05/2016 114 f. Mestrado em Sociologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal da Grande Dourados. CARVALHO, Ieda Marques de. Professor Indígena: Um Educador do Índio ou Um Índio Educador. Campo Grande: UCDB, 1998. CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciencias Sociales, violencia epistémica y el problema de la invención del outro. In: LANDER, Edgard. (Org.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. COLLET, Celia Leticia Gouvea. Interculturalidade e Educação escolar indígena: Um breve histórico. Cadernos de Educação Indígena. Barra do Bugres: UNEMAT, v.2, no1, 2003. 229 D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Interculturalidade e Educação Escolar Indígena: um breve histórico. In: Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Organização Luís Donisete Benzi Grupioni. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Propostas para a formação de professores indígenas no (Sul do) Brasil. Mimeo, 1999. D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Leitura e Escrita em escolas indígenas. Juracilda Veiga (org). Campinas. ALB/ Mercado de Letras: 1997. DE PAULA, Luiz Roberto. VIANNA, Fernando de Luiz Brito. Mapeando Política Públicas para povos Indígenas. Guia de Pesquisa de Ações Federais. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria; Laced/Museu Nacional/UFRJ, 2011. ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de outro modo. 2003. Disponível em www.decoloniality/files/escobar-tabula-rasa.pdf. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008 Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp- content/uploads/2014/05/Frantz_Fanon_Pele_negra_mascaras_brancas.pdf FANON, Franz. Os Condenados da Terra. Editora Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, 1968. Disponível em: https://afrocentricidade.files.wordpress.com/2012/06/os-condenados-da- terra-frantz-fanon.pdf FREIRE, Paulo. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. In: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/paulo-freire-1992-pedagogia-da-esperanca.pdf/view FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Paz & Terra: RJ, 1967. GIMONET, J. C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2004. GONZALEZ, Lélia. Categoria Político cultural de Amefricanidade. Tempo Brasileiro. RJ, n.92/93 (jan/jun), 1988. p.69-82. GROSFOGUEL, Ramón (orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistêmica más alládel capitalismo global. Bogotá: UniversidadJaveriana-Instituto Pensar/Universidad Central/IESCO/SiglodelHombre Editores, 2007a. 230 GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Los Dilemas de Los Estudios Étnicos Estadunidenses: multiculturalismo identitariocolonizacion disciplinaria y epistemologias decoloniales. Universitas Humanísticas, enero/junio, número 063, PontificiaUniversidadJaveriana, Bogotá, Colombia. p. 35-47. 2007b. GRUPIONI, Luís Donizete B. Contextualizando o Campo da Formação de Professores Indígenas no Brasil. In: GRUPIONI (org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/UNESCO, 2006. HARDIG, Sandra. “Is Modern Science an Ethnoscience? Rethinking Epistemological Assumptions”, In: Emmanual C. Eze (org.), Postcolonial African Philosophy: a Critical Reader. Oxford: Blackwell Publishers, 1997, p. 45-70. HOOKS, Bell. Intelectuais Negras. Estudos Feministas. 1995, N3 (2), p.464-478. JAMOUNT, J. VARELLA R. A Pesquisa Militante na América Latina: trajetória, caminhos e possibilidades. Revista Diretiro & Praxis. 2016, Vol. 07, N. 13, p. 414- 464 ISSN: 2179-8966 DOI: 10.12957/dep.2016.21833 LADEIRA, Maria Inês. O caminhar sob a luz: território Mbya à beira do oceano. São Paulo: Unesp, 2007. LAÓ-MONTES, Augustin. Cartografíasdel campo político afrodescendienteen América Latina y elCaribe In: SEPTIEN, Rosa CampoalegreSeptien [et al.]. Más alládeldecenio de lospueblosafrodescendientes. Editado por Rosa CampoalegreSeptien; Karina Andrea Bidaseca. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2017. Libro digital, PDF - (Antologíasdelpensamiento social latinoamericano y caribeño / Pablo Gentili). p.139-166. LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. 2.ed. Santos: Martins Fontes, 1970. LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. 2011. 368 f. Tese (Doutorado em Antropologia), Universidade de Brasília, Brasília, 2011. MACHADO, Ana Maria Neto & GENRO, Maria Elly Herz. Lições do sul: “buen vivir-vivir bien”, uma alternativa ao desenvolvimento, desde o pensamento andino. Otra Economía, vol. 11, n. 20, julio-diciembre 2018 pg. 119-135. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/199155 MAHER, Terezinha Machado. A Formação de Professores Indígenas: Uma Discussão Introdutória. In: DONISETE, Luís. GRUPIONI, Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre lacolonialidaddel ser: contribuciones al desarollo de un concepto. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago. GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistêmica más alládel capitalismo global. Bogotá: 231 UniversidadJaveriana-Instituto Pensar/Universidad Central/IESCO/SiglodelHombre Editores, 2007. MALDONADO-TORRES, Nelson. La topología del ser y la geopolítica del saber. Modernidad, imperio, colonialidad. In: MIGNOLO, Walter; SCHIWY, Freya; MALDONADO-TORRES, Nelson (orgs.). Des-colonialidad del ser y del saber: (videos indígenas y los límites coloniales de la izquierda) en Bolivia. Buenos Aires: Del Signo, 2006. MASOLO, Dimas A. Filosofia e Conhecimento Indígena: uma perspectiva africana. IN: SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Edições Almedina, Coimbra, 1998. MEDEIROS, Laura Maria Brito de. Licenciatura Intercultural Indígena no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE: uma visão do egresso do curso 2009-2012' 26/02/2014 110 f. Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Biblioteca Depositária: Biblioteca Central – UFPE. MELIÁ, Bartolomeu. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo: Ed. Loyola, 1979. MELO, Clarissa Rocha de. Da universidade à casa de rezas guarani e vice-versa: reflexões sobre a presença indígena no ensino superior a partir da experiência dos guarani na licenciatura intercultural indígena do sul da Mata Atlântica/UFSC. Doutorado em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2014. MENESES, Maria de Paula & SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.) Epistemologias do Sul. Edições ALMEDINA. Coimbra, 2009. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/epistemologias_do_sul_boaventura.pdf MIGNOLO, Walter. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira Duke. Revista Brasileira de Ciências Sociais - VOL. 32, junho/2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt&format=pdf MIGNOLO, Walter. Novas Reflexões sobre a “ideia de América Latina”: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, Salvador, v.21, n.53. p. 239-252, maio/ago, 2008. MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 71-103 MIRANDA, Ludiany Barbosa Sena. Ação 20 RJ: Uma análise da implementação e avaliação de resultados na UFV. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Universidade Desenvolvimento e Futuro na Sociedade do Conhecimento. Mar Del Plata; Argentina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181212/101_00098.pd f?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 01/03/2020. MONTE, Nietta L. Escolas da Floresta: entre o passado oral e o presente letrado; diários de classe de professores Kaxinawá. Rio de Janeiro: Multiletra, 1996. 232 MONTE, NiettaLindemberg. Políticas curriculares e povos indígenas no Brasil recente. In: MOREIRA, Antônio Flávio. SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). Currículo Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1995. MOTA NETO, João Colares da. Educação popular e pensamento decolonial latino- americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2015. MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970- 1990). São Paulo: Paulinas, 2012. NASCIMENTO, R. G. Escola como local das culturas: o que dizem os índios sobre escola e currículo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 373-389, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.5000. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5000. OLIVEIRA, Eduardo Davi de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Tese, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. 2005. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Educação e Militância Decolonial. RJ: Editora Novo Selo, 2018. PAIXÃO, Dilmar Xavier da; MERCALI, Gabriele Domeneghini & PAIXÃO, Dinara Xavier. Aplicabilidades do ‘inédito viável’ proposto por Freire no Ensino Remoto Emergencial universitário – ERE. Gavagai, Erechim, v. 8, n. 1, p. 102-120, jan./jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br› index.php › article › view PALADINO, Mariana. ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. RJ: Contra Capa Livraria; Laced/Museu Nacional/IFRJ, 2012. PINTO, Fabiana de Freitas. O exercício da docência na perspectiva intercultural do curso de licenciatura formação de professores indígenas da Universidade Federal do Amazonas' 09/12/2020 236 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, Campinas Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Cesar Lattes PISSOLATO, Elizabeth. A duração da Pessoa. Unesp; SP, 2007. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Entre América Latina e Abya Yala: tensões de territorialidades. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 25-30, jul./dez. 2009. Editora UFPR . In: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/16231/10939 PRADA, Fernando. LOPEZ Enrique. Educación Superior y descentralización epistemológica. In: Anais da I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR INDÍGENA. Construindo novos paradigmas na educação. UNEMAT Editora. Barra do Bugres. MT. 2005. 233 QUIJANO, Aníbal. Colonialidaddel poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs). El giro Decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más alládel capitalismo global. Bogotá: UniversidadJaveriana- Instituto Pensar/Universidad Central – IESCO/ SiglodelHombre Editores, 2007, p. 93-126. RIOS, Flávia & LIMA, Márcia. Lélia Gonzalez: Por um feminismo Latino Americano. Ensaios, intervenções e diálogos. Zahar, 2020. Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino- americano.pdf ROSA, Altair. Rede de governança ambiental na cidade de Curitiba e o papel das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação de mestrado. Gestão Urbana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007" RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula Editorial; SP, 2019. SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império Cognitivo: a afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. pg.23-72. In: MENESES, Maria de Paula & SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) Epistemologias do sul. Edições ALMEDINA. Coimbra, 2009. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/epistemologias_do_sul_boaventura.pdf SANTOS, Boaventura de S; MENESES, Maria P. G de; NUNES, João A. Introdução. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. SANTOS, Boaventura de S; MENESES, Maria P. G de; NUNES, João A. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. SANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de docentes indígenas: interculturalidade e prática docente Mura' 27/08/2018 207 f. Doutorado em Educação, Instituição de Ensino: Universidade Federal do Amazonas, Manaus Biblioteca Depositária: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/6741/2/Tese_Elciclei%20F.%20Santos_PPGE SANTOS, Iranir Andrade dos. As contribuições do curso de licenciatura intercultural indígenas para a práxis pedagógica dos professores indígenas da etnia Karipuna- Oiapoque/AP' 17/06/2019 128 f. Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas Universidade Estadual do Ceará. SANTOS, Nivia Maria Trindade dos. As trajetórias das mulheres intelectuais indígenas no ensino superior: experiências das Kaiowá e Guarani na Licenciatura Intercultural – Teko Arandu/UFGD' 27/08/2018 102 f. Mestrado em Antropologia Instituição de Ensino: Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados Biblioteca Depositária: UFGD. 234 SENPLADES. Plan Nacional para el Buen Vivir 2009-2013. Quito: Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo, 2009. Disponível em: https://educacion.gob.ec/wp- content/uploads/downloads/2013/03/PNBV.pdf SILVA, Joselina & PEREIRA, Amauri Mendes. Olhares sobre a mobiliza o brasileira para a III Confer ncia Mundial Contra o Racismo, a Discrimina o Racial, a Xenofobia e Intoler ncias Correlatas. Editora: Fundação Cultural Palmares/CNIRC-MinC; Nandyala, [Brasília], Belo Horizonte, MG e 2012" SILVA, Tomaz Tadeu da. MOREIRA, Antonio Flavio B. (orgs.). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. SILVA, Tomaz Tadeu da. MOREIRA, Antonio Flavio B. (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. SOUSA, Ana Inês (org). Paulo Freire: vida e obra. Editora Expressão Popular, RJ, 2000. SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atoslimites no habitus professoral. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 37, p. 551- 568, set./dez. 2012. SOUZA, Iane de. A formação de professores Guarani e Kaiowá no território etnoeducacional cone sul: políticas públicas fortalecendo as escolas indígenas. Dourados, MS: UFGD, 2018 TEIXEIRA, Rubens de França & PACHECO, Maria Eliza Corrêa. Pesquisa social e a valorização da abordagem qualitativa no curso de administração: a quebra dos paradigmas científicos. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 55-68, janeiro/março 2005. In: https://core.ac.uk/download/pdf/268313426.pdf URQUIZA, A. H. A.; BANDUCCI, JR. A.; Culturas e Relações Interétnicas: algumas aproximações conceituais. In: URQUIZA, A. H. A. Culturas e Histórias dos Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2013. VIANNA, Fernando Luiz. FERREIRA, Eva Maria. LANDA, Beatriz dos Santos. URQUIZA, Antônio H. Aquilera. Indígenas no Ensino Superior. As experiências do Programa Rede de Saberes em Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: E.Papers, 2014. WALSH, Catherine. Interculturalidad critica/pedagogia decolonial. In: Anais do Seminário Internacional Diversidad, Interculturalidad y Construccion de Ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007. WALSH, Catherine. Introducion – (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, Catherine. Pensamiento Crítico y matriz (de) colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005, p.13-35. ZEPHIRO, Katia Antunes. Processo de Construção do Currículo para/da Educação Escolar Indígena no Rio de Janeiro: Limites e aproximações de uma prática Decolonial. Dissertação de Mestrado, UFRRJ/PPGEDUC, Seropédica, 2017. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022 - Kátia Antunes Zephiro.Pdf | 4.44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.