Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20124
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorHilgert, Nadia Andrea-
dc.date.accessioned2025-02-14T23:15:55Z-
dc.date.available2025-02-14T23:15:55Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.citationHILGERT, Nadia Andrea. Quem pode ser beneficiário da reforma agrária? Uma análise da atuação do Tribunal de Contas da União. 2024. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20124-
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo analisar a atuação do Tribunal de Contas da União sobre a reforma agrária, especialmente por meio do Acórdão 775/2016-TCU-Plenário, que paralisou a política conduzida pelo INCRA em 2016 num momento histórico marcado pelo impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff e pelo fortalecimento dos setores contrários à realização da política redistributiva. Conforme o TCU, à época, existiriam quase 600 mil assentados que não atendiam aos critérios exigidos na legislação, o que justificaria a suspensão das ações da política. Para o entendimento das condições que possibilitaram a emergência do Acórdão naquele contexto, inicialmente, foi realizado um levantamento sobre a construção das definições em leis e normas administrativas sobre o beneficiário da reforma agrária, assim como uma análise das características da atuação do Tribunal de Contas da União. O estudo do Acórdão mostrou várias disputas no campo jurídico pelo sentido das leis entre INCRA e TCU, além de outros atores institucionais. Entre os desdobramentos do Acórdão está a maior presença do TCU na definição das ações conduzidas pelo INCRA e a sua influência sobre as redações das leis e normas da reforma agrária a partir de 2016 especialmente no que diz respeito à definição de quem pode ser beneficiário da política. Por fim, a tese evidencia que a complexificação da legislação de seleção de beneficiários elaborada a partir de 2016 pode impactar a possibilidade de realização da política de redistribuição fundiária que passa por longo processo de desmonte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBeneficiáriopt_BR
dc.subjectReforma Agráriapt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.subjectBeneficiarypt_BR
dc.subjectLand reformpt_BR
dc.subjectFederal Court of Accountspt_BR
dc.titleQuem pode ser beneficiário da reforma agrária? Uma análise da atuação do Tribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.title.alternativeWho can be a beneficiary of land reform? An analysis of the role of the Federal Court of Accountsen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis aims to analyze the role of the Federal Court of Accounts (TCU) in land reform, particularly through Decision 775/2016-TCU-Plenary, which halted the policy conducted by the National Institute for Colonization and Agrarian Reform (INCRA) in 2016, which occurred during a historical moment marked by the impeachment of President Dilma Rousseff and the strengthening of sectors opposed to redistributive policies. According to the TCU at that time, there were nearly 600,000 settled workers who did not meet the criteria stipulated by law, justifying the suspension of policy actions. To understand the conditions that led to the emergence of this Decision in that context, an initial survey was conducted on the construction of definitions in laws and administrative regulations regarding the beneficiaries of land reform, as well as an analysis of the characteristics of the Federal Court of Accounts' actions. The study of the Decision revealed various legal disputes over the interpretation of laws between INCRA and the TCU, as well as other institutional actors. One of the repercussions of the Decision is the increased involvement of the TCU in defining the actions conducted by INCRA and its influence on the drafting of land reform laws and regulations since 2016, particularly concerning the definition of eligible beneficiaries. Finally, the thesis demonstrates that the increasing complexity of legislation for beneficiary selection developed since 2016 may impact the feasibility of implementing land redistribution policies, which are undergoing a lengthy process of dismantling.en
dc.contributor.advisor1Bruno, Regina Angela Landim-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6675-8082pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929904545619303pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Regina Angela Landim-
dc.contributor.referee2Medeiros, Leonilde Servolo de-
dc.contributor.referee3Menezes, Thereza Cristina Cardoso-
dc.contributor.referee4Quintans, Mariana Trotta Dallalana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8554629939479194pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Nadia Andrea Hilgert.pdf2.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.