Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Natália Pains Nunes de-
dc.date.accessioned2025-02-14T23:34:05Z-
dc.date.available2025-02-14T23:34:05Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Natália Pains Nunes. Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios e implicações na segurança alimentar e nutricional dos escolares do Colégio Técnico da Universidade Rural - CTUR. 2024. 200 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20125-
dc.description.abstractEste estudo, realizado no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) em Seropédica, Baixada Fluminense, visou promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional dos alunos, analisando políticas alimentares, práticas de consumo, percepções dos responsáveis e ações de educação nutricional. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem mista, derivado de projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRRJ (Protocolos nº 705 e 797/2016). Foram utilizados dois questionários autoaplicáveis via Google F orms: um para os alunos e outro para os responsáveis, avaliando a caracterização socioeconômica, hábitos alimentares e percepções sobre a situação alimentar dos estudantes na escola. Os critérios de inclusão foram estar matriculado no CTUR e ser responsável por estudante matriculado, com consentimento pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa alcançou 203 estudantes e 72 responsáveis. Foram coletados dados sobre os valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) transferidos para a UFRRJ entre 2013 e 2024, e sobre a execução financeira nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Portal da Transparência. Entrevistas semiestruturadas com gestores elucidaram a gestão dos recursos voltados a alimentação escolar. Apesar de o Colégio Técnico da Universidade Rural receber valores do PNAE desde 2013, desafios de conhecimento e infraestruturais impedem seu uso para oferta alimentar no ambiente escolar. A alimentação subsidiada pela Universidade Rural no Restaurante Universitário não é acessível para a maioria dos alunos devido a desafios logísticos. 51, 7% dos alunos não frequentavam o restaurante, e 77% tinham dificuldade em se alimentar no colégio. 93% dos responsáveis consideram injusta a falta de alimentação escolar, pois nem todos podem financiar refeições nutritivas. A ausência de alimentação saudável comprometeu o papel da escola como rede de proteção, transformando-a em um território de vulnerabilidade à insegurança alimentar, especialmente para meninas, maiores de 18 anos e estudantes de baixa renda. A disciplina Alimentos e Bebidas 1, oferecida no quarto módulo do curso Técnico em Hospedagem, promoveu a Educação Alimentar e Nutricional. O "Projeto de Ações de Educação Alimentar e Nutricional", em parceria com a Fundação Be The Earth, mitigou a insegurança alimentar dos estudantes e fortaleceu a agricultura familiar, adquirindo alimentos agroecológicos, que enriqueceram nutricionalmente as preparações elaboradas em aula. As lacunas nas ações de alimentação e nutrição identificados confirmaram que muitos alunos estão em insegurança alimentar e nutricional no Colégio Técnico da Rural. A situação exige uma solução urgente, um plano de ação baseado na govemança participativa, que promova a integração das ações e otimize os recursos disponíveis, para garantir o direito à alimentação adequada e sustentável, essencial para a promoção da saúde, educação e bem-estar dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSchool feedingpt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Alimentação Escolar: desafios e implicações na segurança alimentar e nutricional dos escolares do Colégio Técnico da Universidade Rural - CTURpt_BR
dc.title.alternativeNational School Feeding Program: challenge and implications for the food and nutritional security of students at the Techinical College of the Rural Universityen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study, carried out at the Technical College of the Rural University (CTUR) in Seropédica, Baixada Fluminense, aimed to promote the sovereignty and food and nutritional security of students by analyzing food policies, consumption practices, perceptions of those responsible and nutritional education actions. This is a cross-sectional, descriptive study with a mixed approach, derived from research projects approved by the UFRRJ Human Research Ethics Committee (Protocols No. 705 and 797/2016). Two self-administered questionnaires were used via Google Forms: one for the students and the other for their guardians, assessing socioeconomic characterization, eating habits and perceptions of the school's food situation. The inclusion criteria were being enrolled at CTUR and being responsible for an enrolled student, with consent by signing the Informed Consent F orm. The survey reached 203 students and 72 guardians. Data was collected on the amounts of the National School Feeding Program (PNAE) transferred to the UFRRJ between 2013 and 2024, and on financial execution on the websites of the National Education Development Fund (FNDE) and the Transparency Portal. Semi-structured interviews with managers shed light on the management of food resources. Although the Technical College of the Rural University has been receiving PNAE funds since 2013, infrastructural challenges prevent it from being used to provide food in the school environment. The food subsidized by the Rural University at the University Restaurant is not accessible to most students due to logistical challenges. 51.7% of students did not go to the restaurant, and 77% found it difficult to eat at school. 93% of guardians consider the lack of school meals to be unfair, as not everyone can afford nutritious meals. The lack of healthy food has compromised the school's role as a safety net, tuming it into a vulnerable area for food insecurity, especially for girls over 18 and low-income students. The subject F ood and Beverage 1 (F&Bl), offered in the fourth module ofthe Technical Course in Accommodation, promoted Food and Nutrition Education. The "Food and Nutrition Education Actions Project", in partnership with the Be The Earth F oundation, mitigated students' food insecurity and strengthened family farming by purchasing agroecological food. The gaps in food and nutrition actions identified confirmed that many students are food and nutrition insecure at the Rural Technical College. The situation requires an urgent solution, an action plan based on participatory govemance, which promotes the integration of actions and optimizes available resources, to guarantee the right to adequate and sustainable food, which is essential for promoting students' health, education and well-being.en
dc.contributor.advisor1Tabai, Katia Cilene-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6096-5574pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973361421417139pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Elaine Cristina de Souza-
dc.contributor.advisor-co2Castro, Fernanda Travassos de-
dc.contributor.referee1Tabai, Katia Cilene-
dc.contributor.referee2Neves, Hugo Hermsdorff das-
dc.contributor.referee3Pereira, Alessandra da Silva-
dc.creator.LattesNão informadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Natália Pains Nunes de Carvalho.pdf5.82 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.