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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLopes, Marcio de Morais-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:18:37Z-
dc.date.available2025-02-20T15:18:37Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.citationLOPES, Márcio de Morais. O desafio de construir uma sociedade ambientalmente consciente. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20158-
dc.description.abstractO aprendizado contribuiu para a evolução da humanidade, mas o progresso aconteceu com a exploração desenfreada da natureza, o que acarretou problemas ambientais. Estudos sobre questões ambientais contribuem para a compreensão das relações homem-natureza e este estudo teve como objetivo identificar a percepção ambiental dos moradores de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada através de um questionário distribuído pela internet e redes sociais, com base nos resultados percebe-se que o entendimento sobre meio ambiente dos respondentes tem um viés utilitarista, uma fornecedora de recursos. Os respondentes também entendem que a pauta verde é importante, mas esse entendimento não se reflete em suas rotinas de conservação em seu cotidiano. Para reverter esse quadro e superar o desafio de construir uma sociedade consciente ambientalmente acreditamos que é preciso investir em educação e ações de conscientização, já que é um processo reconhecido para a formação dos indivíduos. Logo, a educação em seu viés ambiental deve desenvolver a consciência crítica dos indivíduos sobre os problemas ambientais, transmitir conhecimentos para amenizar a crise ecológica e estimular a formação de uma cidadania que contribua para a conservação do meio ambiente, um conjunto de medidas importantes para a humanidade chegar a um desenvolvimento que seja sustentável e estabelecer uma relação harmônica com a natureza.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectCidadania ambientalpt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectEnvironmental citizenshippt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.titleO desafio de construir uma sociedade ambientalmente conscientept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherLearning contributed to the evolution of humanity, but progress happened with the unbridled exploitation of nature, which caused environmental problems. Studies on environmental issues contribute to the understanding of man-nature relationships and this study aimed to identify the environmental perception of residents of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro. The research was carried out through a questionnaire distributed over the internet and social networks, based on the results it is clear that the respondents' understanding of the environment has a utilitarian bias, a provider of resources. Respondents also understand that the green agenda is important, but this understanding is not reflected in their conservation routines in their daily lives. To reverse this situation and overcome the challenge of building an environmentally conscious society, we believe that it is necessary to invest in education and awareness-raising actions, as it is a recognized process for the formation of individuals. Therefore, education in its environmental bias must develop the critical awareness of individuals about environmental problems, transmit knowledge to alleviate the ecological crisis and encourage the formation of a citizenship that contributes to the conservation of the environment, a set of important measures for the humanity to achieve sustainable development and establish a harmonious relationship with nature.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Marcelo Duncan Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832406794447361pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Marcelo Duncan Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832406794447361pt_BR
dc.contributor.referee2Amâncio, Robson-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2920-2664pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333282646291761pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sabrina Soares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167530541945645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334367579352362pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
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dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
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