Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMuniz, Marcio Rodrigo Araujo-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:43:27Z-
dc.date.available2025-02-20T15:43:27Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationMUNIZ, Márcio Rodrigo Araujo. A história não tem que ser chata: repensando a prática docente e o currículo para a relevância do ensino de história. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20159-
dc.description.abstractCom o objetivo de promover avanços no ensino-aprendizagem dos saberes históricos, este trabalho busca no diálogo com os discentes a construção de matéria- prima para a análise do impacto de escolhas pedagógico-curriculares no desempenho docente e aproveitamento dos conteúdos oferecidos de forma satisfatória, tanto para quem aprende quanto para quem ensina. Tendo como vislumbre a valorização da disciplina História, propõe-se uma metodologia que enfatiza o protagonismo do estudante, mediante compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento, tendo na figura do professor um orientador no processo de aquisição de saberes. O trabalho se divide na apresentação da análise dos resultados de pesquisa de opinião junto a parte do corpo discente do C.E. João Cardoso - Nilópolis - RJ e, a partir dela, compreensões da influência das práticas pedagógicas empreendidas pelos professores na opinião dos alunos, além do papel que o currículo de História desempenha nesse processo. Por fim, é apresentado o modelo de aprendizagem baseada em problemas como alternativa para incentivar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e apropriação dos conteúdos históricos de forma contextualizada e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Dialogadopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectaprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectdialogued teachingpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectcurriculumpt_BR
dc.subjectpedagogical practicespt_BR
dc.subjectproblem based learningpt_BR
dc.subjectdialogue enseignementpt_BR
dc.subjectapprentissagept_BR
dc.subjectprogramme d'étudespt_BR
dc.subjectpratiques pédagogiquespt_BR
dc.subjectl'apprentissage par problèmespt_BR
dc.titleA história não tem que ser chata: repensando a prática docente e o currículo para a relevância do ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeHistory doesn't have to be boring: rethinking teaching practice and the curriculum for the relevance of teaching historyen
dc.title.alternativeL'histoire n'a pas à être ennuyeuse : repenser la pratique de l'enseignement et le programme pour la pertinence de l'enseignement de l'histoirefr
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherWith the objective of promoting advances in the teaching and learning of historical knowledge, this work seeks in the dialogue with the students the construction of raw material for the analysis of the impact of pedagogical-curricular choices on the teaching performance and satisfactory use of the contents offered, both for those who learn and for those who teach. With a view to valuing the discipline of History, a methodology is proposed that emphasizes the role of the students, through understanding their role as builders of their own knowledge, with the figure of the teacher as a guide in the process of acquiring knowledge. The work is divided into the presentation of the analysis of the results of an opinion poll with part of the students of the C.E. João Cardoso - Nilópolis - RJ and, from it, understandings of the influence of the pedagogical practices undertaken by the teachers in the students' opinion, in addition to the role that the History curriculum plays in this process. Finally, the problem-based learning model is presented as an alternative to encourage students' autonomy in the construction of knowledge and appropriation of historical contents in a contextualized and meaningful way.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Pedro Jorge Lo Duca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2895568919156965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9336753180870646pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013. ÁVILA, Izabel Cristina Galiaço; SOUZA, Ana Cristina Marques de. Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, no 16, 5 de maio de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/16/desafios-da- docenia-enfrentamentos-do-fazer-pedagogico-na-formacao-dos-professores-na- contemporaneidade AZEVEDO, Patrícia Bastos de. História ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6o ano do Ensino Fundamental. Revista História Hoje, v. 4, no 8, p. 57-80 – 2015. BICUDO, Virgínia Leone; MAIO, Marcos Chor (Org.). Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. São Paulo: Sociologia e Política, 2010. BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores. Tempo, v.11 n.21 Niterói jun. 2006, pp.17-32. https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200003 CASTELLS, Manuel. A obsolescência da educação. YouTube, 07 de abr. de 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=eb0cNrE3I5g>. Acesso em 09 de abr. de 2023. ________________. Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens. YouTube, 12 de jan. de 2015. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=J4UUM2E_yFo>. Acesso em 09 de abr. de 2023. DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24,n. 3, p. 67-80, set./dez. 2013. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. ____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020. 109 GUINOTE, Pedro Paulo. Educação e liberdade de escolha. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2014. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório nacional: pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem: Talis 2018: primeira parte. Brasília: Inep, 2019. JÚNIOR, H. C. R. & VALÉRIO, M. E. (Org.). Ensino de História e Currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí : Paco Editorial, 2017. LOPES, R. M., FILHO, M. V. S. & ALVES, N. G. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. 198 p. : ebook. NASSIF, Lilian Erichsen. O conceito de interesse na Psicologia Funcional de Edouard Claparède: da chave biológica à interpretação interacionista da vida mental. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. OLIVEIRA, Cynthia B. E.; MARINHO-ARAÚJO, Claisy M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v.27, n.1, p.99-108, jan- mar, 2010. ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; PEREIRA, Guilherme. Pesquisas quantitativas em educação: algumas considerações. Periferia : Educação, Cultura & Comunicação, Rio de Janeiro, v.8, n.1, p.66-79, jan-jun, 2016. PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019. PEREIRA, N. M.; RODRIGUES, M. C. M. (2018). BNCC e o passado prático: Temporalidades e produção de identidades no ensino de história. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(107). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3494 ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKTIUK, Sonia M. Leite (Org). Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 2001. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SILVA, Marilda da. Complexidade da formação professores: saberes teóricos e saberes práticos [livro eletrônico]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 605 Kb ; ePUB TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educação. São Paulo: Integrare Editoria, 2006. 110 TORRES, H. G., FRANÇA, D., TEIXEIRA, J., CAMELO, R., FUSARO, E. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. Estudos e pesquisas educacionais. FVC-SP/CEBRAP. Jun / 2013. 214p. http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/02/148612 VILLALBA; PRADO; COUTINHO; REIS, Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Revista Eletrônica - Múltiplo Saber (INESUL), v.21, n.1, jul- set, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Marcio Rodrigo Araujo Muniz.Pdf3.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.