Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Marcelo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:38:09Z-
dc.date.available2025-02-20T16:38:09Z-
dc.date.issued2024-08-31-
dc.identifier.citationROSA, Marcelo dos Santos. A horta escolar e o aprendizado de Geometria aplicado ao cultivo. 2024. 72 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20161-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o uso da construção de uma horta escolar como instrumento de ensino e aprendizado. O objetivo da pesquisa é analisar a contribuição à luz da Matemática Colaborativa, da Contextualização e de uma forma lúdica, novas estratégias de ensino, aprimorando o estudo da Geometria e outros tópicos matemáticos, buscando assim, através da criatividade dos alunos, um melhor aprendizado. Nesse contexto, propusemos a produção de hortas, o estudo das formas geométricas, utilizando materiais de baixo custo como caixas de madeiras, garrafas, blocos estruturais e paletes de madeira, dentre outros itens de fácil acesso. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio em uma escola pública numa comunidade de Santa Cruz. Tal comunidade é carente de saneamento básico e cercada por violência constante. A prática consistiu em conhecer os formatos geométricos de mosaicos do Tangram e a partir desse passo, a reprodução de figuras geométricas estudadas na construção das hortas. Para atingir esse propósito, buscamos analisar a empatia dos discentes da comunidade escolar, aplicar uma metodologia que abordasse os conteúdos geométricos propostos e simultaneamente, a construção de mosaicos e da horta a fim de alcançar os objetivos de forma contextualizada. Produziu-se um recurso educacional utilizando-se de tópicos do desenho geométrico que auxiliasse nos estudos de geometria de forma lúdica, colaborativa e criativa. Utilizamos também ,ferramentas apropriadas, dentre elas, material para desenho geométrico, EVA para a produção de tangrans, instrumentos de medidas, blocos de concreto para a construção de canteiros e equipamentos afins. Com isso, estudaremos a Geometria praticando a criatividade, explorando os saberes, plantando a horta escolar e principalmente, cultivando a afetividade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática Colaborativapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectCollaborative Mathematicspt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.titleA horta escolar e o aprendizado de Geometria aplicado ao cultivopt_BR
dc.title.alternativeThe school garden and the learning of Geometry applied to cultivationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis project approaches the usage of a school vegetable garden construction as an instrument of learning. Its objective is to figure it out , and analyze its contribution in light of Collaborative Mathematics, Contextualization in a playful form, news strategies of learning, improving the Geometry studies as well as other Mathematics topics. Looking for , Through The students’ creativity , a better learning. In such a context, it was proposed the construction of a vegetable garden , of the geometrical forms , using low cost materials , such as wood boxes , bottles, structural blocks and easy access items. This Project was developed by a public high school students in Santa Cruz community. Such a community is lacking in basic sanitation and surrounded by constant violence. The practice consists in knowing the geometrical shapes of Tangram mosaics and from then geometric shapes studied in the vegetable garden. To achieve this goal, it was looked for to analyze the empathy of de school community students , apply a methodology that approached the geometrical topics proposed as simultaneously , the construction of mosaics and vegetable gardens to achieve the objective in a contextualized way. It was produced as an educational product using geometry. subjects which helped the Geometry studies in a playful, collaborative and creative way. It also used proper tools such as geometric shapes EVA to produce Tangrans, measuring tools, concrete blocks to construct flower beds and other equipment. So, Geometry Will be studied by practicing it with , exploring knowledge , planting in the school vegetable garden and principally, cultivating affections.en
dc.contributor.advisor1Félix, Luciano Vianna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362520082281314pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1Felix, Luciano Vianna-
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee3Souza, Vera Lúcia Rangel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2069579756131193pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Marcelo dos Santos Rosa.pdf3.64 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.